Conhecido como o Farol das Américas pela constante atividade vulcânica, El Salvador tem mais de 700 vulcões espalhados pelo país. Muitos tem cenário perfeito para a prática de aventuras radicais, enquanto outros oferecem uma boa estrutura para receber turistas de todas as idades e preparo físíco. Fiz a trilha moderada até a cratera de um deles e conto como foi meu dia no Parque El Boquerón, próximo e com vista para a capital San Salvador.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o El Salvador
AGILIZE SUA VIAGEM
Leve Internet desde o Brasil, saiba qual a melhor alternativa
Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos
Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Parque El Boquerón
O parque abriga o curioso vulcão San Salvador com seus 1,5 quilômetros de diâmetro e 1890 metros de altura. O raro dele é existir o que chamam de El Boqueroncito, uma outra cratera dentro da gigante. Na verdade é um cone formado por escorias medindo apenas 120 metros de diâmetro. Também é grande, mas parece ainda menor visto do alto.
Trilha para ver El Boqueroncito
Ver El Boqueroncito de um dos quatro mirantes do parque é o objetivo principal da trilha de 1,2 quilômetros até o topo do vulcão. A caminhada é fácil para quem tem fôlego porque todo o caminho é subindo escadas. Tem corrimões para se apoiar, bancos para descansar e muito para observar.
A diversidade de aves e plantas é rica não só neste trajeto, o parque oferece diferentes trilhas com níveis variados para quem tem tempo de ficar horas por ali. Nosso passeio no Parque El Boquerón durou cerca de duas horas incluindo a trilha principal, a visita ao museu e parada em mais dois mirantes para observar a capital e outros vulcões.
O Centro de Interpretação é o museu na entrada do parque. Ele traz informações sobre a história das erupções do San Salvador, sendo a mais recente em 1917. Ali perto fica um dos mirantes mais bonitos com vista para o vulcão Chichontepec. Nos outros mirantes é possível visualizar outros vulcões como Izalco e Santa Ana, o lago Ilopango e ter noção do tamanho da capital.
O complexo vulcânico do San Salvador
A área total do vulcão San Salvador vai muito além do Parque El Boquerón e da própria capital. São 24 pontos catalogados entre escorias, crateras, lagos e os caminhos percorridos pela lava na erupção de 1917. Para entender melhor todo este complexo, fomos até El Playon ver de perto o mar de lava e as montanhas ao fundo. O local fica na estrada perto de Joya de Cerén.
Tome nota Parque El Boquerón
Leve casaco corta vento. Apesar do calor intenso de El Salvador, faz frio nas regiões mais altas e boa parte da trilha é feita na sombra.
Parque El Boquerón fica cerca de 30 minutos de carro da capital San Salvador e abre diariamente das 8h às 17h. A estrada de acesso é pela Ruta El Boquerón.
A informação sobre os 700 vulcões não é oficial, mas tem sido considerada por muitos. Foi dita pelo guia explicando que, tirando as cadeias de montanhas, toda colina ou morro avistado é um vulcão. Alguns estão em formação, outros nem aparecem porque já viraram cidades como Concepcíon de Ataco. Oficialmente, El Salvador abriga 177 vulcões, sendo 26 ativos.
Hotel em San Salvador: Sal & Luz é o hotel boutique onde passei meus dias com muito estilo na capital. São apenas sete suítes, cada uma com decoração mais linda que a outra. Veja mais opções neste artigo.
Outras atividades com vulcões:
+ Borobudur, o maior templo budista do mundo + Off road em vulcão ativo em Bandung + Licancabur em 3 cenários no Atacama |
A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas