A primeira aventura na Indonésia foi em Bandung, cidade cultural rodeada por montanhas férteis na ilha de Java. O passeio off road pela floresta Jayagiri constava no roteiro e eu estava adorando a ideia de começar o Trip of Wonders* no meio do mato. O que eu não imaginava era o quão intensa seria esta dose de adrenalina e o fato de haver um vulcão ativo no percurso.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Indonésia      

AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos

Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório

Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Aventura na Indonésia: off road

Comboio de Land Rovers vintages
Comboio de Land Rovers vintages

Logo na saída, um trânsito caótico entre motos e bicicletas rumo à floresta ao norte de Bandung deixou a desejar pelo ambiente demasiado urbano. Melhorou ao ver as plantações de chá no formato de terraços e ganhou ar de mistério na parada para um café orgânico em meio aos pinheiros cobertos pela névoa.

Cenário nebuloso na serra da ilha de Java
Cenário nebuloso na serra da ilha de Java
Passando ao lado dos terraços de chá
Passando ao lado dos terraços de chá

Um produtor regional montou um food truck personalizado na trilha. Os copos de vidro estavam dispostos com o pó do café em opções com ou sem açúcar e ele servia a água conforme a nossa escolha. O cheiro estava ótimo, mas a minha cara foi horrível no primeiro gole. Era café moído sem coador! O gosto era bom, mas os pedaços de grão não dissolviam e era como tomar um suco cheio de sementes amargas.

Lady Coffee, o café orgânico no meio da trilha
Lady Coffee, o café orgânico no meio da trilha

Tudo estava tranquilo, nos divertíamos tirando fotos da paisagem, dos veículos ou interagindo com os locais (motoristas ou trabalhadores rurais) quando o guia avisou:

“Guardem as câmeras, se segurem firme e jamais coloquem as mãos para fora do carro porque a brincadeira vai começar agora!

Aventura de verdade

Seguimos em comboio por uma trilha por vezes tão estreita, que o carro parecia entalar entre as paredes de terra. Quando não mergulhávamos literalmente em enormes poças d’água. Teve carro quebrado e consertado na hora, teve banho de lama, além de muitos gritos e gargalhadas para aliviar a tensão. Só não teve meu registro dos momentos mais críticos porque eu preferi não arriscar estragar a máquina fotográfica, mas Annette enviou uma tensa para ilustrar.

Registro da Annette White, do Bucketlist Journey
Registro da Annette White, do Bucketlist Journey
Quando a roda tranca e joga todo o barro pra dentro do carro
Quando a roda tranca e joga todo o barro pra dentro do carro

Foram mais de três horas enfrentando mosquitos e sacudindo na Land Rover surrada e imunda. Alguns não acharam tão legal e uma hora depois já queriam voltar para o hotel. Mas outros, como eu, se sentiram em casa, fariam tudo de novo e recomendam o passeio.

Dava para ver Bandung do alto em determinada parada
Dava para ver Bandung do alto em determinada parada
O grupo Trip of Wonders quase completo clicado por Ravindra Boelle
O grupo Trip of Wonders quase completo clicado por Ravindra Boelle

Tome Nota aventura na Indonésia

A floresta de Jayagiri fica 30 km ao norte de Bandung e a empresa responsável pelo passeio é a Bandung Off Road.

Chegar até a cratera do vulcão Tangkuban Perahu (2.084 metros de altura e última erupção em 2013) seria outro passeio. Subimos apenas um pedaço suficiente para ver a cidade de Bandung e ouvir a história sobre o nome da montanha. Tangkuban Perahu significa barco de cabeça pra baixo porque é assim o formato de quem olha da cidade.

Hotel em Bandung: nossa hospedagem foi cinco estrelas no Sheraton Hotel Bandung com refeições maravilhosas e muito conforto. Inclusive apresentação artística da cultura javanesa.

Minha suíte no Sheraton Hotel
Minha suíte no Sheraton Hotel

*Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

Fotos de Roberta Martins, Nilson Junior, Annette White e Ravindra Boelle Ravindra Boelle.

Acompanhe os próximos artigos sobre a viagem de 14 dias por 4 destinos especiais na Indonésia:

Yogyakarta

Arquipélago Raja Ampat

Nascer do sol em Borobodur

Ilhas Gili

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » INDONÉSIA » BANDUNG » Off road em vulcão ativo! A primeira grande aventura na Indonésia
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo