Quem viaja por via terrestre entre a Argentina e o Brasil provavelmente passará por Paso de Los Libres. É o principal posto de fronteira entre ambos países e é por ele que passam todas as companhias de ônibus que fazem os longuíssimos trajetos entre Buenos Aires, Córdoba, Santiago do Chile e as capitais brasileiras do sul e do sudeste. A divisa fica em uma região pouco habitada e bem longe de grandes centros. De Santa Fé até Paso de Los Libres são nove horas de viagem. A próxima grande capital é Porto Alegre, distante outras dez horas de viagem. Na estrada, quase nem há restaurantes ou paradas do lado argentino.

Atenção! Turistas ainda não podem entrar na Argentina.  

Leia todos os artigos sobre o país

Saiba onde nos hospedamos

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

A fronteira Paso de los Libres

Por Augustin Caceres ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Automóvil Club Argentino
Automóvil Club Argentino

Para quem tem curiosidade em saber como é o trâmite, é tudo bem simples, graças ao Mercosul. Antigamente, faziam-se longos controles. Os passageiros tinham que descer com a documentação e todas suas malas, as quais eram revistadas. Perdiam-se horas de viagem, mas hoje é tudo feito pelo motorista da viação.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Agora, quando se embarca no Brasil ou na Argentina, a própria viação já recolhe todos os documentos e, quando chega a fronteira, eles apresentam tudo ao departamento de imigração que é feito de um lado só. Se você esta na Argentina, tem um escritório da imigração brasileira onde já faz a saída do país e a entrada no Brasil de uma vez. Antes tinha que parar de um lado para sair e depois parar, de novo, do outro lado para entrar. O processo demora uma hora aproximadamente, mas pode ocorrer de chegar a diversas horas, principalmente na época de muito movimento como fim de ano e durante as férias de janeiro. O calor é intenso no verão. Nesta região dos Pampas, é comum alcançar os 40 graus no verão e o pior é a umidade que te deixa todo pegajoso.

Estação Paso de los Libres
Estação Paso de los Libres

Chile de Carro

+ Caso prefira ir de carro, dicas do Chile e da Argentina

Câmbio na fronteira

Posto de fronteira em Paso de Los Libres
Posto de fronteira em Paso de Los Libres

O ônibus, curiosamente, pára antes da divisa em um estacionamento para dar oportunidade aos doleiros de vender Real aos argentinos mais barato do que a casa de câmbio da cidade. Embora nem sempre seja confiável. De qualquer forma, o Real continua caro para os argentinos, mas certamente esses são os lugares mais baratos para fazer câmbio assim como acontece nas cidades gêmeas com o Uruguai.  O Brasil está bem caro para os argentinos, tanto que a fronteira está bem tranquila e só há uma empresa de ônibus fazendo o serviço (Flechabus) mesmo em plena alta temporada.

Tentei tirar algumas fotos, mas fui abordado por um militar que me mandou deletar algumas. Não tem placa nenhuma informando, mas é proibido fotografar por ali apesar de estarmos em Paso de Los Libres (Passagem dos Livres).

Você está em INICIAL » ARGENTINA » PASO DE LOS LIBRES » Paso de Los Libres x Uruguaiana: fronteira com Argentina
Author Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries. Siga no Linkedin

6 Comentários

  1. Rosa Westphalen Responder

    Fui para a Argentina de ônibus, à parada na imigração demorou mais de uma hora , essa parada ,às 3 horas da madrugada, que apesar de ser dezembro estava frio, é bastante sofrida visto que sentamos todos no muro de pedra onde há uma rampa em frente ao escritório da imigração , que é o único local que havia para descansar. Sem encosto , na pedra fria , no relento… haja saúde! Tive de pena de vários casais que estavam com crianças pequenas dormindo ao colo.
    Poderiam providenciar comodidade básica para que a espera pelos documentos não fosse essa tortura.

    • Roberta Martins Responder

      Obrigada por compartilhar seu depoimento aqui Rosa, pena que está ruim, mas avisando as pessoas pode chamar atenção e melhorar com o tempo.

  2. BOA TARDE! ALGUÉM SABE ME DIZER O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA EM URUGUAIANA?

  3. Agustin Tomas Caceres Responder

    oi Anibal! obrigado pelos elogios.
    oi Jeferson, ve com a roberta de voce postar teus posts por aqui, nao? faz um blog dentro do outro blog.

    Greetings from the USA

  4. Moro em Uruguaiana, fronteira com a Argentina e quando eles querem são bem chatos, por isso prefiro viajar para o Uruguai, os uruguaios são mais cordiais e camaradas. Tenho um blog amador, de viagens de férias, para dar informações a alguns amigos que gostam do Uruguai como eu, nada comparado com o profissionalismo da Roberta, mas quem quiser acessar, pode ser útil, o endereço é: http://www.jefersonadelar.blogspot.com.br

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto