AUSTRÁLIA

Preparativos para um mochilão

Fiz um mochilão de trinta dias passando por dezenove localidades em quatro estados da Austrália. Comprei a passagem para Sydney e tinha cinco meses para planejar tudo. Comecei vendo o que gostaria de conhecer, mas são tantas opções que foi uma escolha difícil. Como meu irmão mora em Perth, 5 mil quilômetros de Sydney, defini como parada obrigatória nos últimos dias e fui pesquisando o que visitaria no caminho.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Abra uma conta internacional em dólar australiano

Preparativos para um mochilão pela Austrália de leste a oeste
Austrália de leste a oeste

Para organizar algo nesse estilo, sugiro definir o perfil da viagem, o objetivo em cada lugar, o transporte e pesquisar informações sobre cultura, clima, gastos, o que tem para fazer ou o que achar interessante. Mas deixe o seu roteiro aberto, imprevistos bons ou ruins podem ocorrer e saber aproveitar depende de como você encara isso. Conhecer previamente como o país funciona pode evitar problemas ou ajudar a resolvê-los de forma mais rápida.

Preparativos para um mochilão pela Austrália

Fora as cidades do leste, as informações em português são escassas na internet, portanto, aproveite tudo o que estou postando no Territórios. Sobre o Outback até tem, mas as opções de passeios são caríssimas e desanimam quem quer aproveitar tudo e economizar. Depois de muita pesquisa, encontrei uma boa opção para o Northern Territtory e nenhuma para a Western Austrália. Foi o único pacote que comprei com antecedência, o resto foi na hora. Contudo, em Cairns eu também deveria ter reservado o primeiro passeio, pois chegamos pela manhã e lá tudo começa bem cedo. Às 9h só tinha uma opção que não era a mais econômica. Quem sabe dirigir na esquerda não precisa se preocupar com pacotes e economiza muito alugando um carro. Pesquise preços e faça a reserva na Rental Cars.

Trilha no calor do deserto

Outro detalhe vital é a Bagagem. Austrália é ensolarada e convida a viver ao ar livre, mas também faz frio, dá para pegar praia em alguns lugares, esquiar e fazer trilha em outros, além de curtir a vida social e cultural das cidades. Circular por vários destinos implica em levar coisas práticas.

Mochila nos passeios urbanos

Pense em roupas para uma semana, não importa quanto tempo a viagem vai durar, enjoou, compre roupas novas e doe as velhas. Lavanderia uma vez por semana é melhor que o peso. Leve o básico e escolha frascos pequenos para os produtos de higiene. Divida em kits para facilitar na hora de carregar e utilizar. Eu prefiro usar mochila, tenho uma de 50 litros e outra pequena para o dia-a-dia. Documentos, reservas e o meu roteiro personalizado levei tudo impresso e com cópias digitais no e-mail.

O que levar

Depende do perfil da sua viagem, mas não pode faltar na viagem para a Austrália:
– Adaptador de tomada – lá  é 240V, se não tiver um universal, compre assim que chegar.
– Celular desbloqueado (saiba como ficar conectado)
– Corta vento impermeável (roupas para o Outback)
– Calçados confortáveis
– Visto
Passaporte
Carteira de vacina da febre amarela
Cartões de crédito e pré-pago
– Canivete

Tudo pronto, despachei 12 kg e levei mais alguns na mão. Comecei a viagem virando a noite no Aeroporto de Buenos Aires. Encontrei free wifi em um restaurante do segundo andar com medias lunas maravilhosas, café e chimarrão. Não quis dormir por causa do Jet Lag, em Sydney são 13 horas a mais. É literalmente trocar o dia pela noite.

Deu certo! Dormi no voo, cheguei no final de tarde cansada e fui para a cama cedo, no Brasil seria como deitar 9 horas da manhã. No dia seguinte acordei 8 horas e consegui aproveitar bem o dia.

Preparativos para um mochilão: atualizando o site no aeroporto de Buenos Aires
Atualizando o site no aeroporto de Buenos Aires
receba dicas da Austrália por e-mail

Tome Nota: Preparativos para um mochilão na Austrália

Visto: fiz com a Information Planet na primeira vez e custou R$ 433,00 em 2011. Bem chatinho de fazer, tem que comprovar renda, escrever carta, preencher um longo formulário, entre outras coisas.
O leitor Cadu deu a dica de seguir o roteiro do site da Embaixada da Austrália no Brasil para gastar menos. De tempos em tempos ocorrem mudanças nos valores e formas de tirar o visto, na última solicitação, em 2020, fiz o visto eletrônico pagando cerca de 100 dólares australianos. O melhor é confirmar as opções atuais no site da Embaixada antes de procurar uma agência.

Transporte aéreo interno: compre as passagens com antecedência e consiga boas promoções.

Transporte terrestre e marítimo urbano: verifique os passes em cada cidade.

Onde ir na Austrália: comece pelo Índice de posts desta e outras viagens no país.

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Guia de viagem sobre a Oceania

Roberta Martins

7 Comments

• Destino é Austrália? se for Perth, onde fui agora em novembro, a média fica em 50 dólares por dia no modo econômico. Se alugar um carro, ficar em hostel e fazer a própria comida. Se contratar passeios e ficar em hotel fica umas 4 x mais

1. Excelentes dicas para quem pensa em viajar, ainda mais chegando perto do fim de ano.

Parabéns.

2. Dica para as pessoas que ainda não têm visto: não precisa gastar tudo isso com visto. Se for somente turismo, siga o roteiro do site da embaixada australiana, emita um cheque jurídico no valor de R$ 193,00 (procure seu banco para isso) e mande via Sedex. O meu saiu em 4 dias úteis.

Abs !
    Cadu.
    cadu@uol.com.br

3. Gabriel Sehn Silva Reply

Nossa, que caminho longo! Também estou planejando um mochilao, mas pela Europa em Fevereiro. Continentes diferentes, mas dá pra aproveitar umas dicas. Valeu!