Deixo as dicas de como solicitar o visto australiano de turista online sem receio de errar. Lembrando que é exigido para todos os não residentes na Nova Zelândia ou Austrália, ou seja, mesmo para quem tem passaporte europeu ou americano. Vale inclusive para quem for estudar por até 12 semanas.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Em 2020 solicitei visto para a Austrália pela quarta vez e foi bem mais simples do que a primeira, quando contratei despachante porque era obrigatório enviar os documentos para a embaixada em Brasília. Nos últimos anos solicitei online e pode ficar pronto no mesmo dia. Desta vez demorou 5 dias e o prazo máximo é 5 semanas, mas em 2016 foram minutos de espera e o visto de 1 ano estava no meu e-mail.
+ Onde tira o visto americano mais rápido
Como tirar visto australiano turismo
Brasileiros devem solicitar o 600 – Tourist Stream por AU$ 145, o qual permite entrar várias vezes no período de 12 meses, com estádia máxima de 3 meses cada. Quem possuí determinados passaportes pode solicitar o 601 – Electronic Travel Authority por AU$ 20, para ficar até 3 meses. Mas o brasileiro não está na lista.
Documentos obrigatórios e recomendados
O primeiro passo é ter todos os documentos que possa precisar por perto:
- Passaporte válido pelo período da estadia (obrigatório), saiba como fazer um;
- Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período de férias ou contrato social da empresa;
- Comprovante de matrícula da escola ou universidade;
- Carta convite de um familiar ou amigo na Austrália (na forma de Statutory Declaration);
- Comprovantes de renda do último ano ou três meses como: contracheques; declaração de imposto de renda; extratos bancários; recibos de compras de moeda estrangeira; extratos de cartão de crédito. O turista não precisa comprovar uma renda alta, e sim ter o suficiente para o período da viagem, mas prefiro enviar esses dados completos para evitar possíveis problemas.
- Certificado de vacina Covid.
Como preencher o formulário do visto australiano online
O segundo passo é acessar o site da imigração australiana, clicar em Apply e criar uma conta atento aos detalhes:
- Se não sabe inglês, peça ajuda para quem sabe e vá preenchendo conforme solicitado.
- Não se assuste com a quantidade de perguntas, são muitas, mas pode ir salvando e revisando nos dias seguintes.
- A maioria é marcar as opções, apenas os motivos da viagem e como vai pagar por ela devem ser escritos por extenso em inglês.
- Membros da mesma família devem aplicar juntos no mesmo formulário.
- Somente depois de enviado o formulário de solicitação (item 1), surge a opção para pagar. O pagamento pode ser online por diversos meios.
- Após a confirmação de pagamento, o sistema solicita anexar os documentos comprovando o que foi declarado no formulário (item 1).
- Toda comunicação é feita por e-mail, verifique a pasta spam e responda o mais rápido possível se algo extra for solicitado.
Como comprovar renda
Por fim, o visto australiano pode ser negado ou reduzido por vários motivos, entre eles se o governo achar que você quer ir para trabalhar ou não tem dinheiro suficiente para se manter durante a viagem. A dica é enviar o máximo de comprovantes dos seus vínculos de trabalho e família no Brasil, além do orçamento disponível. Por exemplo, nas primeiras vezes eu não tinha como provar renda e enviei comprovantes financeiros do meu pai indicando (uma declaração com firma reconhecida) que ele pagaria pela viagem. Nessa última enviei os dados de microempresário individual – MEI e extratos mostrando quanto dinheiro disponho e quanto gastei nos últimos meses. Em todas as vezes, sempre deu certo na primeira tentativa.
E você, teve alguma dificuldade ou dúvida? Deixe nos comentários.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças