Pousada Cantelli

Pousada Cantelli: durma numa casa de pedra do século XIX


Para quem visita o pequeno município de Pinto de Bandeira não pode deixar passar a oportunidade de percorrer os Caminhos de Pedra. Neste roteiro “bucólico” a menos de 10 km, já no território de Bento Gonçalves, o visitante poderá conhecer um pouco mais dos costumes deixados pelos imigrantes italianos estabelecidos na região a partir de 1875. O roteiro passa por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antônio e Santo Antoninho) que possuem o maior acervo de casas antigas, conservando a sua cultura e história. O trajeto, parte de estrada de terra e outra com asfalto tem cerca de 15 km de extensão e são mais de 30 pontos de visitação, merecendo destaque a Pousada Cantelli.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Estado em alerta com bandeiras vermelhas e laranjas para Covid-19. Vermelha significa estabelecimentos não essenciais fechados. Enquanto laranja permite serviços atendendo com metade da capacidade para evitar aglomerações.

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

Pousada Cantelli

Por Luciano Nagel ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Pousada Cantelli
Pousada Cantelli integra os Caminhos de Pedra, roteiro histórico em Bento Gonçalves

A pousada é uma linda casa de pedra construída em 1878 para moradia da família de Sebastiano De Marchi, imigrantes provenientes da região de Veneto na Itália, em busca de melhores condições de vida. Fiquei hospedado nesta rústica residência e recomendo muito, principalmente para o viajante que busca sossego, conforto e bom atendimento. Dentro desta casa de dois andares há 4 cômodos, sendo no andar térreo localizam-se duas lindas suítes. A primeira possui 17m² e a segunda abrange uma área de 25m², onde nesta foram preservadas algumas características originais, tal como a parede de madeira, a qual se encontra a imagem de Nossa Senhora. Através dos registros, foi identificado sua localização sob a cabeceira da cama do casal de imigrantes daquela época.

Suíte Pousada Cantelli
Apartamento Suíte ”Stanza Della Felicità” situado no segundo andar da casa de pedra
No corredor da suíte, pia e secador de cabelo para o hóspede
No corredor da suíte, pia e secador de cabelo para o hóspede
A suíte ''Stanza Della Felicità'' hospeda até  4 pessoas
A suíte ”Stanza Della Felicità” hospeda até 4 pessoas
Todas os dormitórios possuem TV a cabo
Todas os dormitórios possuem TV a cabo

Os proprietários de pousada Vanessa e Renê Cantelli me ofereceram a hospedagem do segundo andar, onde antigamente o espaço era utilizado pela família De Marchi como depósito de alimentos (grãos) para os animais da centenária propriedade. O acesso ao dormitório superior é por um “alçapão”. A confortável suíte de 40m² possui ainda uma sala de estar com cama, sofá, frigobar, escrivaninha, TV 32” com sistema a cabo e acomoda até quatro pessoas. Todas as instalações têm Wi-fi com ótimo sinal. Das janelas dos cômodos é possível ver toda a propriedade e animais de espécie nativa como preás e quero-quero no gramado com seus filhotinhos.

quero dicas do Brasil

Café da manhã da Pousada Cantelli

Iniciar o dia com uma boa refeição, saudável, nutritiva e variada é essencial e o café da manhã oferecido pela Pousada Cantelli aposta neste conceito. O local onde é servido a refeição matinal fica ao lado da casa, em um prédio moderno, boa parte envidraçado o que propõe um belo visual durante o amanhecer. No salão, há duas grandes mesas. Uma composta por diversas frutas e sucos naturais, além de jarras com café preto e leite quente. Na outra mesa, uma grande variedade de bolos caseiros de uva, laranja, aipim, cenoura com cobertura de chocolate, cucas, pães, queijos, presuntos e porções de salgados. Tudo uma delícia e preparado com muito carinho e capricho para os hóspedes. O ambiente é grande, climatizado e os funcionários estão sempre atentos aos pedidos dos hóspedes.

Café da manhã na Pousada Cantelli
Uma das mesas do salão é composta com frutas, sucos, cereais e café com leite
Em cada mesa, uma mensagem positiva para iniciar o dia
Em cada mesa, uma mensagem positiva para iniciar o dia
Brownie de chocolate
Brownie de chocolate
Bolo formigueiro
Bolo formigueiro

Dois bangalôs modernos

A propriedade também oferece aos hóspedes dois bangalôs, localizados próximo à Casa de Pedra. Cada hospedagem, de 50m² comporta até 3 pessoas e possuem lareira, frigobar, ar-condicionado, duchas com sistema de aquecimento a gás, sendo que um dos bangalôs dispõem até de uma linda banheira de hidromassagem. As construções são modernas, com uma proposta diferente, porque segundo a Prefeitura local, não é permitido construir réplicas da Casa de Pedra, uma vez que a mesma é considerada Patrimônio Cultural Local entre outras “justificativas” históricas. Mesmo assim, os bangalôs são realmente lindos e apresentam um ambiente harmonioso e exclusivo.

Outros hotéis na Serra Gaúcha

Como chegar e fazer a reserva na Pousada Cantelli

Visite o site da Pousada Cantelli ou links abaixo.
Telefone: (54) 3455-6266 / (54) 99607-0760
RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Como chegar: partindo de Porto Alegre são 122 km pela ERS-122. O tempo estimado de viagem de carro é de 2h. Já de Pinto Bandeira são 13 km pela Estrada para Bento Gonçalves. Quem não tem carro, pode alugar no nosso parceiro RentCars.

INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » BENTO GONÇALVES » Pousada Cantelli: durma numa casa de pedra do século XIX
quero dicas do Brasil
10
10
Luciano Nagel

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, freelancer correspondente do jornal O Estado de São Paulo (Estadão), portal de notícias UOL e Deutsche Welle (DW), emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios e apaixonado por viagens e culturas.

Deixe uma resposta