ARGENTINA

Paladar porteño


Voltando ao tema sobre aguçar os sentidos, chegou a vez do paladar. Divido com vocês meus eternos e últimos achados gastronômicos para você saber onde comer em Buenos Aires.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

Onde comer em Buenos Aires

Esse texto existe desde 2011 e vou atualizando a cada nova viagem, saiba que algumas das recomendações aqui são ainda mais antigas tendo sido revisitadas na viagem de 2023. Antes começo com a novidade para quem viaja neste ano.

Refeições grátis no programa Tesoros Argentinos

Quem viaja até 15 de dezembro de 2023 para a Argentina pode aproveitar o programa do governo chamado Tesoros Argentinos para economizar ainda mais na hora de fazer as refeições. São mais de 1500 opções em todo o país e a maioria se concentra em Buenos Aires.

Como? Antes de partir, preencha o formulário com as suas informações da viagem. Quanto mais longa for a sua estadia, mais benefícios terá, o mínimo são 3 noites e deve ser maior de 18 anos. Cumprindo todos os requisitos, será registrado na plataforma, onde poderá ver os pontos da sua gift card e as experiências disponíveis. Uma vez na Argentina, seu vale-presente será validado automaticamente. Resgate seus pontos na plataforma para aproveitar os tesouros. Apenas preste atenção na descrição e exigências dos serviços para evitar problemas.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Onde comer parrilla em Buenos Aires

Assador cuida a carne na parrilla com fogo em brasa. Onde comer em Buenos Aires
As carnes são assadas em grelhas na brasa

Entre as coisas que mais gosto de fazer na Argentina é ir a uma parrilla. Bife de ojo, assado de tira ou entrecot acompanhado de chimichurri não podem faltar, talvez umas achuras (miúdos de rês ou ovelha) ou mojones rojos rellenos con queso parrillero (provolone com pimentão vermelho) de entrada. São várias opções, mas estes estão entre os melhores:

Bife de ojo no Santos Manjares, um dos lugares onde comer em Buenos Aires
Bife de ojo no Santos Manjares

Santos Manjares

Por estar em uma rua secundária e ser uma ambiente pequeno de dois pisos, o restaurante de carne argentina pode passar despercebido, mas vale muito a visita pela qualidade da carne e preço. A decoração é simples com anúncios antigos, cartazes de cortes de carnes e fachada com quadros negros exibindo as promoções.

Prato servido com queijo, bacon e pimentão vermelho
Queijo provolone com bacon e pimentão vermelho

Endereço: Paraguay, 938, Microcentro.

Don Julio

Continua sendo um dos melhores restaurantes de Buenos Aires há mais de duas décadas. Em 2023 aparece como o melhor restaurante de carnes do mundo no ranking do World’s 101 Best Steak Restaurants, em 2020 foi premiado como o melhor restaurante da América Latina pelo Latin America 50 Best Restaurants. Em ambiente decorado por garrafas de vinho e bilhetes deixados por clientes que sempre retornam, a pedida é um dos excelentes cortes de carne argentina e vinho de uma carta variada e bem selecionada. Se já era concorrido antes desses prêmios, imagina agora! Faça uma reserva ou fique horas na fila, se for baixa temporada, na alta é perda de tempo.

Don Julio participa do programa Tesoros Argentinos.

Endereço: Guatemala, 4699, Palermo Viejo.

Bodegón La Pipeta

Um clássico de 60 anos no subsolo do Edifício Argentino, prédio declarado patrimônio da cidade de Buenos Aires, oferece comida típica argentina com mesas na rua e no térreo. Os preços são muito em conta pela fartura, aconselho pedir o prato principal para compartir com alguma entrada para beliscar.

Prato servido com copo de cerveja preta em mesa de restaurante, um dos lugares onde comer em Buenos Aires
Assado de tira com purê de batatas

Bodegón La Pipeta participa do programa Tesoros Argentinos.

Endereço: San Martín, 498, Centro.

Dica para não errar no pedido

Se não come carne mal passada, prefira peixes. Não existe bem-passado por lá, no máximo quase ao ponto. Se pedir mal passada o bicho vem mugindo!

Onde comer em Buenos Aires: brunch e cafeteria

As facturas argentinas (os pães doces e salgados para o café da manhã ou lanche) são meu ponto fraco, esqueça a dieta e deguste sem culpa media lunas, tortas e pães, tudo abusando do doce de leite.

Jogo de louça branco e rosa servindo café da manhã. Dica de onde comer em Buenos Aires
Café da manhã simples na Panera Rosa

Panera Rosa

Inspirada pela atual moda pink, a casa rosa e vintage foi o convite para o café da manhã. Medias lunas deliciosas e cardápio variado de doces.

Endereço: Jorge Luis Borges, 1689, Palermo Soho, mas há várias unidades espalhadas pela cidade.

Fachada de madeira em arquitetura moderna. Dica de onde comer em Buenos Aires
Fachada Moshu Tree House

Moshu Tree House

A casa com arquitetura diferenciada chamou minha atenção, então o movimento de pessoas e o bom astral me fizeram ler comentários no Google, pronto, no dia seguinte iria tomar um brunch ali. São várias opções deliciosas e requintadas, porém o atendimento é demorado e está sempre lotado. Vá sem pressa.

Endereço: Guatemala, 4570, Palermo Soho.

Tábua de madeira com café da manhã servido. Dicas de onde comer em Buenos Aires
Ovos, salmão e abacate no final da manhã

Gran Café Tortoni

Um clássico desde 1858 com shows de tango ao vivo e decoração francesa. Vale mais pelo prédio e detalhes antigos que a refeição, no entanto, um café com media luna é bom em qualquer lugar na Argentina.

Mulher de cabelo comprido e óculos na cabeça olha para a câmera com xícara de café na mão.
Durante a minha primeira visita ao Café Tortoni há alguns anos

Endereço: avenida de Mayo, 825, Montserrat.

Dica para economizar!

Caixa de alfajor
Caixa de alfajor

Comer na Argentina está muito barato e nem precisa esforço para economizar, mas na hora de levar um lanchinho na bolsa ou comer na hospedagem, vale compras nos comércios pequenos especialistas em empanadas e media lunas para levar, custa muito menos que nas confeitarias e pode ser até melhor. Gostei muito da Brozziano Empanadas e têm em vários endereços.

Preste atenção aos alfajores sem cobertura de chocolate vendidos a granel nas panaderias. São divinos e menos enjoativos. A marca Cachafaz também é ótima e mais econômica que a famosa Havanna.

^ Voltar início ^

Onde comer em Buenos Aires: culinária internacional com toque local

The New Brighton

Garrafa de vinho em ambiente escuro
Descobri e aprovei o vinho Malbec da família – Bodega Martins

Uma deliciosa descoberta em frente ao hotel onde estávamos hospedados. Primeiro chamou atenção pela beleza e estilo britânico tradicional, depois pelo atendimento impecável e adega completa e, finalmente, pelos pratos bem servidos e saborosos. A casa era uma antiga loja de gravatas inglesas (século XIX) que reabriu como restaurante mantendo os detalhes da decoração original e o mesmo estilo tradicional. Almoçamos em família em um sábado com movimento fraco, mas durante a semana parecia lugar de executivos, vários entravam e saiam de terno, inclusive à noite. Foi o dia de experimentar frutos do mar.

Endereço: Sarmiento, 645, Centro. 

Broccolino

Uma tradicional cantina italiana com vários ambientes e variedade de massas e molhos, incluindo receitas com frutos do mar. Ótimo para repor as energias depois das tantas caminhadas.

Endereço: Esmeralda, 776, Centro.

+ Cidades na Argentina:

Dança típica na frente do Centro Cívico

+ Bariloche

+ Córdoba
+ El Calafate
+ Mendoza

+ Puerto Iguazu
+ Puerto Madryn
+ Rosario
+ Ushuaia

Onde beber e comer em Buenos Aires:

Hamburguesas, pizzas e sanduíches costumam ser ótimos na Argentina e ficam melhor ainda com cerveja preta. Experimentei nesses lugares:

Glück Cervecería

Ambiente animado na calçada ou na área coberta, cheio de gente jovem. Estava com as meninas que acabara de conhecer no hostel e ali sentamos em uma mesa com outros desconhecidos, em poucos minutos era como se fossemos velhos amigos. Gostei da cerveja artesanal.

Sanduíche com batatas rústicas e cerveja preta servidos em mesa de madeira. Dica de onde comer em Buenos Aires
Sanduíche de carne com cebolas caramelizadas e batatas rústicas

Endereço: Nicaragua, 4610, Palermo Soho, mas há várias unidades espalhadas pela cidade.

Tonno Soho

Bar de esquina bem movimentado com cardápio variado, mas não aceita cartão. Levei a sobra para o café da manhã do dia seguinte e foi ótimo.

Pizza servida em mesa de madeira, copo e lata de cerveja preta. Dicas de onde comer em Buenos Aires
Pizza na pedra

Endereço: Charcas, 4400, Palermo Soho.

Garrafas de vinho tinto
Alma Mora

Dica de vinho bom e barato

Um vinho que gosto bastante, é barato e é facilmente encontrado em Buenos (nunca vi no Brasil) é da Finca Las Moras, de Mendoza. O malbec Alma Mora.

Tours gastronômicos

^ Voltar início ^

Tome Nota

Uma só pessoa deve acertar a conta final, eles odeiam e brigam se clientes querem dividir ou pagar em formas diferentes. Te tratam mal mesmo.

Atualmente a melhor forma de pagamento é pesos argentinos em efetivo, se o estabelecimento aceitar cartões, recomendo levar cartão Wise com dólar (leia este artigo com mais detalhes sobre conta internacional).

Provavelmente virá o cubierto na nota, é um valor cobrado por pessoa pelo serviço da mesa. Mas não é a gorjeta do garçom, está ele vai perguntar se pode incluir a propina ou você deixa uns 10% a mais.

Por fim, e mais doce, não deixe de tomar o sorvete Freddo quando pensar nos lugares para comer em Buenos Aires, adoro o sabor Malbec.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Leia dicas de Buenos Aires nos posts:

5 noites em Palermo

Os Palermos de Buenos Aires

Você está em INICIAL » ARGENTINA » BUENOS AIRES » Paladar porteño
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comment

Write A Comment