AQUÁTICAS

Parapente e outros esportes de aventura em Interlaken

Chocolate, Alpes, queijo e neve devem vir a sua mente quando pensa em férias na Suíça, certo? Além desses, eu visualizava paragliding, ou parapente, por estar presente em quase todas as fotos e vídeos do país. Obviamente, não poderia perder a oportunidade de iniciar nesse esporte em um dos cenários mais incríveis da Europa: Interlaken.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Todos os artigos sobre a Suíça

Quanto custa um seguro viagem para Suíça? Faça orçamento aqui

Perca menos na conversão para francos usando Wise

Saiba onde nos hospedamos

Acesso rápido: O que é parapente | Como foi o voo | Onde comprar esse passeio | Outros esportes com aventura | O que levar | Dicas |

O que é Parapente

Parapente é uma modalidade de voo livre semelhante ao paraquedas pela estrutura do equipamento, a diferença e saltar com a lona aberta (o paraglider) impulsionando com as pernas de algum ponto alto, porém, não tão alto para pegar uma corrente de vento segura e planar por alguns minutos.

Como foi o voo duplo de parapente

Foi uma das melhores experiências da viagem a Suíça pelo dia ensolarado (foi raro em Interlaken) e a sensação de liberdade e calmaria ao planar. Não senti medo em nenhum momento e certamente vou repetir o máximo de vezes que eu puder. Para te incentivar a fazer o mesmo, conto como foi todo o passeio.

Primeiro fomos de van até o alto de uma montanha em Beatenberg onde os instrutores organizaram todas as partidas de uma forma tão rápida que pouco tempo sobrou para as fotos. Quando vi estava correndo pelo campo.

Parapente no chão e pessoas prontas para voar
A vista em Beatenberg e o campo onde devemos correr

As instruções de segurança foram recebidas na van, quando escolhemos o instrutor entre os presentes e me tocou o Mario Heller. Ele tinha uma mochila gigante e pediu um tempo para montar o paraglider. Minutos depois estava me colocando o equipamento, ofereceu luvas porque estava faltando na minha vestimenta e disse para eu correr sem parar até os meus pés estarem no ar, essa seria a minha única preocupação naquele momento. Se eu parasse bruscamente ou corresse muito devagar, teríamos que repetir várias vezes e seria exaustivo, alertou Mario. Então quando ele deu o ok, eu saí pilhada e deu tudo certo na primeira tentativa.

O voo dura no máximo 20 minutos e pode variar conforme a velocidade do vento e as manobras. O meu voo foi de uns 15 minutos percorrendo cerca de 5 km entre os lagos Brienz e Thun e o pico Jungrau (4158 metros de altura), passando sobre o rio Aar e o centro histórico. Dá até para abanar para as pessoas nas janelas que sorriem de volta e, se for hora do almoço, passa ao lado do restaurante Top o´Met, o mais alto de Interlaken (onde almocei em outro dia e vi as pessoas voando).

É como ter a visão e sensação de liberdade dos pássaros e as fotos saem muito melhor do que pilotar um drone sem voar, concorda?

Vistas panorâmicas de Interlaken e dá para entender o nome da cidade: "Entre os Lagos" (em português).
Voando sobre Interlaken

Por fim, descemos na praça central de Interlaken onde há merda de vaca e barro, se não quiser sujar o sapato, não espere o transporte e vá a até Paragliding Interlaken, eles emprestam botas com toda a numeração possível, inclusive o meu 34. Felizmente, o pouso foi muito tranquilo e sem sujeira.

Homem e mulher voam de parapente
Instrutor Mario e eu tranquila sobrevoando florestas e vilarejos na Suíça

O instrutor de parapente e essas imagens maravilhosas

Ao final, o instrutor te oferece as fotos do voo (pago a parte) e Mario fez esses registros maravilhosos, além de ser cuidadoso e explicativo sobre o que iria acontecer durante a atividade. Ele pediu meu celular e em minutos passou todas as imagens da Go Pro para o meu aparelho.

Quando estávamos perto do pouso, Mario perguntou se eu queria emoção em algumas manobras radicais, eu disse sim e na primeira pirueta pedi para parar porque senti que meu café da manhã iria sair pela boca. Meu conselho, coma pouco antes de voar.

Além de curtir o momento e sorrir para as fotos, eu tinha duas funções voando de parapente: correr muito até não sentir mais o chão na partida e correr firme ao pisar os pés no chão na descida. O resto é com ele.

Como fazer o parapente

A atividade foi feita com a Paragliding Interlaken localizada na rua Höheweg 125, no centro de Interlaken.

Pode reservar e fazer o pagamento no site Civitatis ainda no Brasil para evitar IOF e garantir a data (principalmente se for alta temporada). O tour pelo site inclui transporte ida e volta desde o hotel ou ponto a ser combinado (leia as informações sobre retirada). Ali pede para escolher entre inverno e verão, mas parece não ter diferença, todos os voos partem diariamente às 9h30 da manhã. Se surgir imprevisto, pode cancelar sem custo até 24h antes, eles fazem o reembolso ou agendam outra data.

O que levar: roupas adequadas conforme o clima, mas jaqueta corta-vento, luva e sapatos firmes são recomendados. Se não tiver, tudo certo. Como falei acima, eles fornecem botas, luvas e até jaquetas para se proteger do vento, além de todo o equipamento necessário para voar de parapente.

Outros esportes de aventuras

Interlaken é conhecida como a capital da aventura na Suíça e as atividades são diversas em qualquer clima. Além do parapente, fiz todas essas durante 5 dias.

Queda livre com swing (pêndulo) e trilha no Glacier Canyon

O momento de maior adrenalina da viagem foi o pêndulo de 90 metros, com 120 km de velocidade, no interior do Glacier Canyon. O local fica dez minutos distantes de Interlaken pela rodovia Grimselpass, a qual atravessa uma parte dos Alpes Suíços.

Glacier Cânion
Início do Glacier Cânion e local do swing

Por uma trilha de dificuldade média (pela chuva e subida) alcançamos a base do pulo e veio o primeiro frio na barriga, é muito alto e estreito! Ali o guia nos passa as instruções de segurança e tenta tirar a tensão do grupo. Ele chamou por altura e felizmente fui uma das primeiras. Como sempre, gritei até não poder mais porque a melhor parte é jogar toda aquela emoção para fora. A pior parte é o primeiro pulo, apenas não olhe para baixo e peça um empurrão do instrutor.

São segundos de queda livre e então fica balanço gostoso de um lado para outro sem perigo de bater nas paredes do cânion, de cima parece estreito, mas tem muito espaço e somos grãozinhos na foto. Quando diminui o ritmo, outro instrutor puxa uma corda onde é fácil segurar e puxar até a escada.

Para extravasar a sensação eletrizante que fica comigo o dia todo, só gastando energia e no próprio cânion tem passarelas de ferro para acompanhar o curso do rio até uma rede sobre as águas, onde pode até pular com segurança, é bem firme, mesmo assim, dá medo para quem tem pés pequenos como eu, os mais corajosos foram até o fundo e voltaram correndo.

Como fazer

O tour foi com a Outdoor Switzerland AG e nos buscaram de van no hotel. O passeio deles também é vendido na Civitatis

O que levar: vestimenta impermeável e tênis de trilha.

Canoying estava previsto no roteiro, contudo, a neve no alto das montanhas e quantidade de chuva fez o nível do rio subir além do seguro para a prática do esporte. Trocamos pelo swing que exige bem menos esforço, mas a adrenalina vai nas alturas. Já fez? Essa foi a minha segunda vez, a primeira foi na África do Sul.

Trilha na neve e patinete em Grindewald First

São várias formas de descer a montanha Grindewald First, com neve e chuva, descartamos as tirolesas, mas persistimos na trilha com parada na ponte suspensa mais alta do First Cliff Walk. A neve foi diminuindo e a caminhada ficou agradável passando por muitas vacas com seus sinos típicos e aquela paisagem alpina, linda mesmo com tempo nublado.

Mulher veste casaco vermelho e calça preta em passarela de ferro no alto das montanhas com topos nevados
First Cliff Walk

Então a chuva apertou, o frio aumentou e decidimos pegar o Trottibike na estação Bort. Já sabia que quadriciclo na chuva era muito melhor, pelo menos no verão, confirmei como patinete no frio também é bom demais. Dessa forma, descemos até o centro de Grindelwald em alta velocidade. O caminho é asfaltado cheio de curvas e pedestres, é preciso muita atenção para evitar acidentes, ainda mais na pista molhada. Deu tudo certo! Chegamos inteiros e devolvemos o veículo perto da estação de trem de Grindelwald. Fiz duas coisas pela primeira vez nesse dia, trilha na neve e downhill em patinete com chuva.

Como fazer

O passeio pode ser feito por conta própria e ingresso tem desconto com o Swiss Travel Pass, sem o passe, compre pelo site Civitatis

O que levar: vestimenta impermeável, inclusive luva no alto das montanhas, bota de trilha.

Canoagem no lago Brienz

Mesmo com tempo nublado, a paisagem do lago Brienz é linda e apreciada no movimento do caiaque fica ainda mais especial. Dois instrutores nos guiaram pelos trechos seguros do lago, afinal, a movimentação de embarcações é alta por ali e tentamos ficar sempre nas margens.

Caiaques coloridos em lago cor de esmeralda no meio de vegetação verde densa
Caiaques no lago Brienz

Percorremos um terço do lago Brienz em cerca de 2 horas sem chuva, passando por vilarejos e densa vegetação entre as rochas escuras. Quando todos pararam em frente a um prédio antigo perguntando o que era, o guia nos convidou para descer e tomar um chá no mirante dele. O local é castelo Burgruine Ringgenberg, do século XII. Deixamos os caiaques em um deck e subimos por uma curta trilha até a entrada da construção milenar, a parte aberta ao público são ruínas com estrutura de metal para caminhar do meio até o topo, e a altura pode dar vertigem em alguns, mas vale o visual. Ali ganhamos um copo com chá quente com bolachas para repor as energias e ainda continuamos mais um pouco até voltarmos para a marina.

Como fazer

O tour foi com a Hightide Kayak School, localizada na Strandbad Bönigen, onde nos preparamos, vestimos os equipamentos e deixamos nossas bolsas no armário. Como a água pode ser congelante, a roupa é especial para não entrar uma gota, apenas cabeça e mãos ficam molhados porque caem pingos do remo.

O que levar: roupa de banho, toalha, muda de roupa para se trocar após a remada.

Não preciso dizer que seguro viagem é essencial nessa viagem por ser obrigatório na Europa. No entanto, quando pensa em praticar esportes, você deve estar atento para incluir esse item no contrato. Nem todos os planos possuem cobertura para a prática de esportes ou suas modalidades radicais como parapente. Se torcer o pé na descida, por exemplo, só terá atendimento médico sem custo se estiver registrado na apólice.

Essa viagem foi um convite da Adventure Travel Trade Association, Interlaken Turismo e Switzerland Tourism.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Imagens sem marca de Mario Heller @mario_heller, Robin Paschal e Javier Lardone.

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

Você está em INICIAL » SUÍÇA » INTERLAKEN » Parapente e outros esportes de aventura em Interlaken