Rodeada pelas montanhas do Alto Atlas, Marrakech tem aroma próprio e clima envolvente. Cidade que encanta e choca pelas diferenças culturais e, mesmo sendo aberta para todas as religiões, é uma boa introdução ao universo muçulmano. Conto como foi a manhã de domingo quando vi Marrakech como nos filmes de aventura situados no Marrocos.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Marrocos
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem no Marrocos, faça orçamento rápido aqui
Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
O melhor é se deixar envolver pelo ambiente e se perder nos mercados, o pior é ser mulher e se sentir impotente nessa cultura tão machista.
A dica é observar e respeitar a cultura, se adaptar sem questionar, afinal nós somos as intrusas. Mulheres devem ficar atenta ao modo como se vestem e falam com os homens locais. Apesar de já te lido relatos de mulheres viajando sozinha terem se sentido bem por lá, o ideal é viajar com companhia masculina que possa apresentar como marido em algumas situações.
O idioma oficial é árabe, mas todos falam francês e tem como se virar com o espanhol ou inglês. Apenas nos arredores da cidade que nem mímica adianta sem um guia bilíngue.
Destino: Marrakech
Veja abaixo o que precisa saber antes de partir. As informações serão atualizadas sempre que houver novas viagens e posts. Quer enviar a sua dica? Deixe no comentário que atualizaremos com os devidos créditos.
Como chegar e circular
Os voos partindo do Brasil sempre fazem conexão na Europa. Logo, unir com outro destino europeu completa o roteiro. Eu e todos os colaboradores do Territórios que já foram para Marrakech partimos de Portugal ou Espanha em avião. Ane passou por Casablanca antes e conta como chegar com a bagagem e encontrar o endereço do Riad dentro da Medina, onde veículos não são permitidos em todas as ruas. Andar de táxi é a melhor opção, todos falam vários idiomas e barganhando, antes de começar a corrida, pode-se chegar a bons preços.
O que fazer
Caminhar pela Praça Djemaa El Fna e nos Souqs são passeios obrigatórios. Excelentes também para provar a culinária marroquina e observar a rotina local além da Marrakech como nos filmes. Depois circule entre o velho e novo passando pela Medina, Ville Nouvelle, entre outras atrações. Ane conta o seu roteiro e impressões no post Perpétua sedução, ela também escreveu um artigo exclusivo sobre os Souqs.
Eu viajei com pacote e fiz passeios moldados para turista ver, conto tudo em Marrakesh como nos filmes.
Melhor época
Nos meses de outubro a maio as temperaturas são mais amenas. Entretanto, a diferença de temperatura é brusca entre a noite e o dia. De junho a agosto faz bastante calor e o clima é muito seco.
Onde ficar
Passei duas noites no Ryad Mogador Marrakech, é simples e confortável. Tem ótima localização fora da Medina, fácil acesso a táxi ou ônibus e ao lado de um supermercado. Ane optou por ficar dentro da Medina, no Riad El Wiam. Leia as dicas dela no post Onde se hospedar em Marrakech.
Arredores
Passeios de 1 ou 2 dias partindo de Marrakech são verdadeiras imersões culturais com cenários surpreendentes. Bem próximo fica o Kasbah de Aït Benhaddhou onde encontramos um encantador de serpentes. Seguir pela Cordilheira do Alto Atlas vale o passeio só pela paisagem e ainda pode incluir paradas nos restaurantes do caminho, nem que seja apenas para o chá. Neste trajeto surge o Kasbah de Taourirt, famoso por aparecer em diversos filmes de aventura. Passar uma noite no deserto foi a melhor experiência de toda a viagem, veja o meu relato em Expedição ao Sahara.
Davi Carneiro também teve essa vivência e conta suas impressões em Sob um céu enfarinhado de estrelas.
Outros destinos visitados no Marrocos:
A cidade imperial de Fez é Patrimônio da humanidade da Unesco.
Volubis é um dos lugares históricos mais interessante do Marrocos por abrigar o sítio arqueológico mais bem conservado do norte da África.
Chefchaouen é a cidade azul.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis: