Nas duas viagens ao Marrocos, tanto eu quanto Ane, ficamos encantadas pelos Souqs de Marrakech e adoramos nos perder neles. Enquanto ela traz dicas para visitar os mercados de rua, eu divaguei nos sentidos publicando Fotos da Semana. Também tem dicas de tours atuais para visitar com especialistas
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Marrocos
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem no Marrocos, faça orçamento rápido aqui
Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Os Souqs de Marrakech
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Pegamos algumas informações e um mapa com o pessoal do riad e, mesmo com o mapa nas mãos é impossível uma localização precisa. Perder-se nos souqs é uma ocorrência da qual não se pode escapar quem se aventura em um mercado rua no Marrocos. Embora seja um labiríntico emaranhado de lojas, oficinas e barracas, do ponto de vista da organização, há um sistema que os divide em áreas específicas. Bom, não me pergunte como, mas existe.
Há diversas entradas para o souq. A mais comum é a da praça Djemaa El Fna que é o ponto turístico mais importante da cidade. Nesta praça o movimento começa cedo: encantadores de serpente, mágicos, malabaristas, acrobatas, mulçumanos sentados em tapetes lendo o Alcorão, dentistas que exibem milhares de dentes extraídos como prova de sua competência. Tudo acontece ao mesmo tempo, e o tempo ali nada mais é do que a soma dos segundos que definem novos sentidos.
Reservar um ou dois dias para explorar é experimentar desafios cujos efeitos benéficos e esmagadores de um passeio serão inesquecíveis, especialmente para quem o faz pela primeira vez. Serão imagens e cores, cheiros e sons que jamais se esquecerão. E para um encerramento perfeito de uma das experiências mais deliciosas em Marrakech – um passeio demorado pelo souq – descanse num café, ou melhor, um chá de hortelã na praça Djemaa el Fna.
E ai vem um outro desafio: como escolher entre milhares de lojas e bancas no souq?
São tantos os tesouros de Marrakech, de caftans de veludo e cashmere marroquino; sapatos e chinelos; jóias étnicas com pedras semipreciosas, antiguidades, artesanato, objetos decorativos, bordados, cerâmica, jóias, tudo um verdadeiro tesouro de Aladin, cuja dificuldade maior é conter o desejo consumista. Lembre-se de que negociar é cultural, além de esperado, mas fundamental, necessário.
Tours e experiências
Foto da Semana #75 Barraca de doces
Por Ro Martins
Em meio ao labirinto de lojas, aromas, oficinas e milhares de pessoas nos Souqs de Marrakesh, me deparo com essa deliciosa barraca de doces. Tentei tirar fotos de perto para mostrar os detalhes de cada guloseima, mas o proprietário só deixou tirar do todo. Mesmo assim, essa imagem me traz boas lembranças do sabor de se perder em mercados populares.
Foto da Semana #41 Souqs
Viajei para o Marrocos na década passada e, até hoje, quando sinto cheiro de cominho às lembranças de lá vem a tona. É o cheiro do país que vende diversos tipos de especiarias nas ruas ou nos Souqs de Marrakech. Onde tem uma culinária aromática e uma cultura completamente diferente da minha. Nessa época, aprendi a comer pão com cominho (ou outros temperos) como entrada, o que acabou virando um hábito frequente e cheio de recordações. São nesses momentos que vejo a importância da memória olfativa e sempre procuro sentir os cheiros dos destinos por onde passo para que essas experiências se repitam. E você, relaciona um destino à algum aroma? Conte para gente, ou melhor, envie sua foto e relato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis:
5 Comments
Howdy,,
Im supported u in bigblog excahnge and voted for ya,,
would like u drop into my blog winnyradc.wordpress.com
-Greeting from Indonesia-
Winny
Thank you Winny I will : )
Muito bacana essa experiência. Realmente, o olfato pode nos trazer lembranças e está relacionado com muitos dos momentos marcantes que vivemos. Acho interessante não só a foto como também a explicação dela e tenho certeza que uma viagem ao Marrocos é marcante em todas suas possibilidades.
Obrigada Rafaela
Adorei as dicas! De malas prontas Marrakesh here I come!