Após relatar experiências emocionantes nos cinco destinos visitados no Quênia, chegou a hora de mostrar a cereja do bolo, o nirvana dos fotógrafos e maior santuário selvagem do planeta. O lugar que te leva direto para um programa da National Geographic ao vivo e sem intervalos. Bem-vindo à Maasai Mara National Reserve, o epicentro do safari mundial!

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Quênia

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem, faça orçamento rápido aqui

Fique conectado com dados eSIM a partir de U$ 6 no Quênia e África.

O que é Maasai Mara

O parque, conhecido pela quinta maior migração do mundo, divide seu ecossistema com o vizinho Serengeti, na Tanzânia, e é o melhor lugar para fazer safari na África devido à sua rica diversidade. São 250 mil hectares em solo vulcânico fértil, onde os animais sabem da existência de alimento o ano todo e ainda se transforma em um verdadeiro banquete depois das chuvas de junho. Festim também para fotógrafos, viajantes e amantes da natureza que costumam lotar o parque até meados de outubro.

Pôr do sol épico na savana africana, Maasai Mara
Pôr do sol épico na savana africana

Reserva faz parte dos meus 5 destinos para fotografar

Como foi a visita a Maasai Mara

Leopardo na árvore foi um dos ápices do safari mundial
Leopardo na árvore

Fui antes das chuvas, próximo ao final deste ciclo, e já na primeira saída vi mais vida selvagem do que pude contar. A maioria são guepardos (cheetas), mas o ranger (o profissional misto de motorista, guia e entendido de biologia e veterinária) garantiu que o número de leopardos escondidos na copa das árvores é maior. Eu acredito, porque todos os dias avistei o felino mais difícil de ser encontrado na savana, um dos Big Five: leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte. Desses, só faltou ver o rinoceronte em Maasai Mara por questão de proteção. O governo decidiu levar todos da espécie para reservas mais seguras, como Lewa Wildlife Conservancy, já que os países vizinhos não conseguem conter a caça ilegal e os animais têm livre acesso nas fronteiras.

Passei dois dias inteiros por lá e, além dos safaris pela manhã, tarde e noite, teve nasceres e pores do sol épicos, voo de balão, visita à tribo Maasai (ou Masai) e a contrastante experiência de acampar com muito luxo em ambiente selvagem de verdade. A maioria dos hotéis fica nas áreas de conservação ao redor da reserva, no entanto, só percebi esses limites vendo o mapa porque não existe cerca e durante o safari entrávamos e saíamos apenas seguindo os rastros dos animais na planície.

Sobre a grande migração dos Gnus

É um fenômeno natural dramático entre as oito maravilhas naturais do mundo. Anualmente, gnus deixam o Serengeti rumo à Maasai Mara em busca de água e alimento. Além dos 1,3 milhões de gnus, 200 mil zebras e 18 mil antílopes acompanham e o conjunto é chamariz para os predadores: leopardos, leões e guepardos. Sem falar nos crocodilos esperando ansiosos pelo período das vacas gordas, quer dizer, dos gnus gordos.

Nas margens do Rio Mara é o melhor lugar para presenciar a migração, por ser o ponto crítico da jornada. Quando alcançam o rio, ficam parados escolhendo o melhor momento até que um decide ir e todos vão. Saltam em debandada e logo vêm os ataques de crocodilos, a fadiga contra fortes correntes, os afogamentos… é um tumulto que gera fotos incríveis com muita poeira e jogo de luzes naturais. As quenianas que viajaram comigo me contaram esta experiência e me deixaram empolgadíssima para voltar nesta época.

Imagina um milhão de gnus nesses campos do Maasai Mara
Apenas sete gnus, agora imagina um milhão deles nesses campos?

Melhor época para safari

Entre julho e março, sendo agosto e setembro a alta temporada por causa da Migração dos Gnus.

receba dicas da áfrica por e-mail

Como chegar a Massai Mara

Voos diários partem de Nairóbi e de outras regiões do país. Vim de Lewa em uma hora de viagem até a menor pista de pouso que já vi, a Olkiombo Airstrip. Até os tripulantes acharam difícil encontrar na hora de pousar, mesmo assim, a aterrisagem foi tranquila. A reserva fica a 300 km de distância da capital do Quênia pela Via Narok. Se for corajoso para ir de carro, opte por modelos 4×4 nas cores bege ou verde para despistar animais selvagens.

Hospedagem em Maasai Mara

A minha experiência foi luxo no Olare Mara Kempinski, em Olare Orok Conservancy, mas existem alternativas mais simples e rústicas no Booking.

 Pista de pouso para safari mundial em Maasai Mara
Pista de pouso em Maasai Mara

Esta viagem foi patrocinada pelo Kenya Tourism Board.

Veja mais artigos sobre os 10 dias no Quênia:

8 cascatas para o mar – Swahili Beach Hotel

Brunch na savana africana

Luxo e vista no Hemingways Nairóbi

Sea Safari e meus dias em Diani Beach

Dois dias na capital do Quênia

Um dia no Kisite Marine Reserve

O paraíso no Quênia (vídeo)

Babies africanos

Emoção e informação no orfanato de elefantes (vídeo)

Safari a cavalo

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Territórios é afiliado e ganha comissão por reserva consolidada. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso trabalho de curadoria de conteúdo. 

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » SAFARI » Maasai Mara, o epicentro do safari mundial
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 20 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

Write A Comment