Foto da Semana #123 Agradecendo a Makunaima


Hoje a foto é minha, mas o texto é de um dos meus companheiros de viagem na Expedição Monte Roraima. Acho que ele também foi conquistado pela montanha. Leia suas impressões.

Agradecendo a Makunaima

Por Eden Picão Gonçalves

Quando disse que aquele era meu primeiro trekking, o grupo que me acompanharia advertiu que seria ao estilo “ame-o ou deixe-o”. Aquilo me assustou, mas estavam certos, porque assim foi. Hoje digo convictamente que o Monte Roraima tem de mim um eterno amor.

O turbilhão de paisagens indescritíveis, somado ao cansaço diário da trilha, talvez não tenham me deixado perceber imediatamente toda a importância daquilo que eu estava vivenciando, mas, ao refletir um instante, percebo que é impossível desvincular daquela natureza intocada a energia que ela guarda. Ali, sobre o amontoado de pedras pré-históricas, vê-se que só as nuvens tem pressa, enquanto todo o resto está parado no tempo.

Sejam quais forem suas convicções religiosas ou filosóficas, escutar as lendas locais e perceber a relevância cultural delas nos ensina algo sobre respeito às diferenças. Ainda, entender a história de vida parecida de todos aqueles índios que ajudam ao longo da caminhada – e até zelam silenciosamente pela nossa segurança – também nos dá uma lição sobre força e perseverança, e repisa a necessidade de proteger a grande montanha plana – a casa deles.

Ir ao Monte Roraima é muito mais que experimentar um desafio físico, é, sim, desvendar a si mesmo sobre tudo que a natureza e sua força significam. É certo que, ao descer o Monte, ao molhar-se no Passo das Lágrimas, apesar dos joelhos doídos e algumas bolhas nos pés, você estará pensando de uma maneira diferente sobre a vida e agradecendo a Makunaima a oportunidade daquela viagem inesquecível.

Eden e Livia nas jazuzzis do Monte Roraima, Venezuela - Brasil
Eden e Livia nas jazuzzis do Monte Roraima, Venezuela – Brasil

Veja as melhores fotos da Expedição Monte Roraima nesta galeria

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » VENEZUELA » MONTE RORAIMA » Foto da Semana #123 Agradecendo a Makunaima
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo