Coquimbo está localizada na Província de Elqui, pertencente a IV Região, a 460 km ao norte de Santiago, capital do Chile. Conhecida como terra da poetisa Gabriela Mistral (1889-1957), primeiro nome da América Latina a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, é uma cidade portuária e apresenta aos seus arredores paradisíacas praias, como o balneário Totoralillo, no meu ponto de vista, um dos mais bonitos desta região.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Chile
Veja onde nos hospedamos
Agende tours, transfers e ingressos online
Acesso rápido: La Serena | La Herradura | Totoralillo | Tongoy | Dicas | Mapa
O que fazer em Coquimbo e suas praias arredores ao norte de Chile
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
A cidade de Coquimbo se caracteriza por ser amigável, ter um povo hospitaleiro e ser fácil de percorrer, tanto a pé quanto de automóvel. Um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam o porto é o bairro Inglês, famoso por suas construções antigas dos séculos IX e XX. Neste local se encontram a Casa de Las Artes e o Centro Cultural Palace, onde o teatro, a dança e a música se unem em perfeita harmonia. A noite, em especial no verão, o bairro fica por conta da boemia, com bares e restaurantes lotados e música ao vivo.
Único centro cultural de origem marroquina na América Latina

O Centro Mohammed VI para el Diálogo de las Civilizaciones, situado no pequeno cerro de la Villa Dominante, também merece destaque. Este é o único centro cultural de origem marroquina que existe na América Latina e se origina de uma réplica da mesquita Koutobia de Marrocos, ao norte da África. A mesquita possui uma torre com 40 metros de altura composta em madeira e cerâmica construída pelos próprios marroquinos em novembro de 2004, no entanto, só foi inaugurada oficialmente em 14 de março de 2007 com a presença de autoridades de Coquimbo e Marrocos.
No primeiro piso da mesquita há uma linda biblioteca com vários livros de história sobre Marrocos para os turistas que desejam conhecer um pouco mais deste país africano. Pode-se ainda encontrar obras nos idiomas em espanhol, inglês, árabe entre outros para facilitar o entendimento. Já no segundo andar da construção, encontra-se a sala de oração dividida em duas partes, para os homens e mulheres, onde ambos devem orar descalços e em direção a Meca, cidade da Arábia Saudita, no Oriente Médio onde nasceu Maomé, o fundador do islamismo. Tanto o domo, as portas e janelas são feitos em madeira de cedro e foram trazidas de Marrocos, assim como as luminárias, tapetes e a cerâmica. A entrada no Centro Mohammed VI é gratuita.
Ruínas de civilização milenar

Seguindo de carro pela Costanera, às margens da Bahía de Coquimbo, em direção a calle Aldunate, o turista pode conhecer o Domo – Museo de Sitio Cultura Las Ánimas, muito próximo ao bairro Inglês. Este museu passa despercebido por populares, pois fica situado no subterrâneo da Plaza Gabriela Mistral e foi inaugurado em 2005. Ao chegar ao subsolo, o viajante se depara com um sítio arqueológico milenar da civilização Las Ánimas (900 a 1.200 d.C). No local, em um ambiente pequeno é possível encontrar escavações com ossadas desses povos indígenas, do norte de Chile, precursores da cultura Diaguita. Uma das curiosidades que mais chama a atenção é como esses povos enterravam seus entes queridos com seus animais de estimação. Dentro do museu há uma biblioteca com obras sobre os costumes Ánimas.

A entrada no museu é gratuita e o atendente presta uma ótima aula de história.
Fortaleza histórica em Coquimbo
Outra dica para quem visita à cidade é conhecer o Fuerte de Coquimbo localizado no cerro Castillo del Carmen. Este místico Forte, construído em 1865 foi erguido com objetivo militar para defender a baía de Coquimbo e Guayacán durante a Guerra com a Espanha. Já em 1879, um rico empresário chileno, chamado Carlos J. Lambert, reconstruiu o Forte para proteger o porto da cidade de possíveis ataques de barcos peruanos durante a Guerra do Pacífico. A fortaleza, também chamada de Fuerte Lambert é um dos principais símbolos da cidade e muito visitado pelos turistas. Dentro do Forte há um canhão inglês que pesa cerca de 2 mil kg. Do mirador pode-se apreciar a bela vista da Bahía de Coquimbo.

Atrações: Puerto de Coquimbo, Gastronomia, Bairro Ingles, La Mezquita, Mirador Los Navegantes e praias. O Fuerte de Coquimbo pode ser visitado de segunda a domingo das 09h às 8h e o ingresso é liberado.
Atividades: Caminhadas, fotografia.

A capital La Serena
La Serena é a capital da Região de Coquimbo e a segunda cidade (balneário) mais antiga de Chile (1544), fundada pelos espanhóis. Também conhecida como la ciudad de las iglesias, sua proximidade do mar remete a um clima agradável (calor e seco), apesar da neblina matinal tomar conta da praia, muitas vezes até por volta do meio-dia. As praias da Avenida del Mar são as mais visitadas pelos turistas, em sua maioria, argentinos. Ideais para o banho, esporte e recreação, as praias, de areias finas e brancas são verdadeiros atrativos localizados nos 6 km de extensão. Há possibilidade de fazer a caminhada pelo calçadão ou alugar uma bicicleta. A água do mar, apesar de ser do Pacífico, quase sempre supergelado, nessa região é agradável, onde é possível se banhar sem congelar.
Farol é o símbolo de La Serena
Outra sugestão é conhecer o Faro Monumental de La Serena, inaugurado em 1951. O Farol, com 28 metros de altura é uma atração turística e ponto de encontro de jovens e turistas na praia. Símbolo da cidade de La Serena, recebe anualmente mais de 100 mil visitantes ao ano e apresenta um belo ponto para apreciar o pôr do sol no Pacífico.
Lugares místicos nos arredores de La Serena
A partir de La Serena é possível chegar a lugares místicos e maravilhosos, entre eles, não tão distante da cidade, Vicuña principal centro urbano do Valle de Elqui onde pode-se conhecer o Museo e Biblioteca da poetisa Gabriela Mistral além várias bodegas artesanais de pisco. Nesta região belíssima de Chile existe o céu mais claro do Cone Sul, o que possibilitou a criação de famosos observatórios astronômicos entre eles o El Tololo, o qual tive a oportunidade de conhecer, mas sobre este assunto – Observatório e Valle de Elqui, falarei em um próximo post. Deixo apenas uma foto neste artigo para você, querido leitor do Territórios, ter uma ideia.

Atrações: Centros comerciais e balneários.
Atividades: Caminhadas, fotografia, bicicleta.
Balneário de La Herradura
Distante apenas 2 km do porto de Coquimbo, esta é uma praia de águas tranquilas e ideal para esportes náuticos como windsurf, caiaque e stand up paddle. O balneário conta com uma boa rede hoteleira, cabanas, apartamentos e casas de veraneio e tem aproximadamente pouco mais de 2 km de extensão. A areia é fina e clara. Os salva-vidas andam vestidos dos pés a cabeça com roupas amarelas (calças e camisas compridas), especiais para evitar a insolação. Vale lembrar que é proibido tomar bebida alcoólica na beira da praia, sujeito à multa e um ‘’puxão de orelhas’’ dos carabineiros.

Atrações: Praia não contaminada apta para o banho.
Atividades: Mergulho e pesca recreativa, natação, navegação turística, caminhadas, vela, windsurf e fotografia.

Praia Totoralillo

Esta praia fica a 20 minutos ao sul de Coquimbo, entre Las Tacas e La Herradura e é sem sombra de dúvida uma das mais bonitas da região. Da estrada, é possível ver do penhasco a praia, que é divida em duas por uma estreita faixa de areia. Com águas cristalinas e mornas, atrai muitos turistas. De um lado, pode-se praticar surf ou bodyboard, do outro, nadar e mergulhar tranquilamente nas águas calmas.
A ponta de areia onde se juntam os balneários oferece um estacionamento, onde o valor é alto para deixar o carro na sombra e protegido, mas é a única opção, pois é proibido estacionar o automóvel na carretera (estrada). Levar caixas de som e escutar música a todo volume a beira mar, nem pensar. Esta atividade também é proibida e a fiscalização fica em cima. A final, você vai à praia para relaxar, descansar, e não ficar ouvindo reggaeton com o som “nas alturas”.
Atrações: Maravilhosas paisagens e águas adequadas para o banho.
Atividades: Pesca e mergulho recreativos, natação, surf, fotografia.
Balneário de Tongoy
O balneário de Tongoy está situado aproximadamente a 50 km ao sul do porto da cidade de Coquimbo e conta com belas paisagens de suas praias como Playa Socos, Playa Grande, Playa Blanca e Puerto Velero. Tongoy apresenta uma boa infraestrutura, com hotéis, cabanas, hostels e campings para todos os gostos e preços. Esportes como vela, windsurf, mergulho e a pesca são os favoritos por turistas, quem também pode desfrutar uma rica gastronomia marinha, entre elas pescados, crustáceos e mariscos.
Atrações: Balneários
Atividades: Caminhadas, natação, mergulho e pesca recreativa, vela, surf, windsurf, piquenique, contemplação da flora e fauna, fotografia.
Acesso rápido: Início | La Serena | La Herradura | Totoralillo | Tongoy | Dicas | Mapa
Mapa de Coquimbo
Tome Nota Coquimbo
Como chegar: desde Santiago a via terrestre é pela Estrada Panamericana – Ruta 5 Norte. A partir de qualquer ponto é por via marítima ao Puerto de Coquimbo ou aéreo para Iquique, Antofagasta, Copiapó-La Serena. Consulte no buscador de voos ou alugue um carro no Chile.
Quando ir: apenas Totoralillo e melhor nos meses entre dezembro e fevereiro, todos os outros pontos valem a visita o ano todo.
Visite o site de turismo da região para mais informações.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
2 Comments
Olá Gigliane. No dia em que fui na Cruz do Milenio havia muita neblina e estava ruim para fotos! Deixamos para a próxima vez!
Abraço
Faltou falar da Cruz do Milenio, e como é lindo a passagem de ano lá.