Em 2023 é Tesão na América do Sul e só, não saímos do continente, mas circulamos de norte a sul com grandes desafios e descobertas. Como acontece todos os anos, a mascote Tesão mostra a retrospectiva das nossas viagens, através de suas fotos, e eu conto as novidades.
Quer saber a história da mascote Tesão?
A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e o Making Off, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.
Também em algumas editorias do Foto da Semana: Nascer do sol em Lion’s Head, Brinde aos 11 anos do Territórios e 10 anos conquistando Territórios.
Para resumir, comemoramos dezessete anos em maio, incluímos o Equador como novo país e mais 30 localidades (o dobro do ano passado) em 59 posts novos e atualizados. Mas isso não foi tudo, vários novos artigos estão sendo preparados e serão publicados em 2024.
A palavra do ano foi SUPERAÇÃO: além dos aprendizados nas várias viagens sozinha (eu e a mascote Tesão), uma cirurgia de emergência na semana seguinte de chegar do Equador quase minou a viagem ao Chile. Decidi usar o convite para minha primeira bike trip como motivação para me recuperar em apenas dois meses e a sensação de chegar a Torres del Paine para concluir o roteiro de 210 km pedalando foi muito poderosa.
Uruguai
Em março teve uma parada rápida em Montevidéu e Colônia do Sacramento a caminho da Argentina. Desta vez de ônibus e aproveitando para atualizar o projeto Uruguai de Carro. Um guia completo conduz o leitor pelas principais rodovias do país por meio de percepções e experiências pessoais. A ideia já ajudou um monte de gente porque as vendas continuam boas desde 2016. Adquira o seu aqui.
Voltamos ao norte do Uruguai em maio, agora convidadas para uma famtrip (excursão para guias e agentes de viagem), em ônibus partindo de Porto Alegre. Além de revisitar Rivera, foi oportunidade de conhecer novas localidades com paisagens lindas como Valle del Lunarejo, Minas de Corrales, Tacuarembó e Artigas.
Topa voltar comigo em 2024? Mostre o seu interesse se cadastrando pelo botão.
Argentina
Voltando para março, conhecemos a Patagônia argentina que ainda faltava na lista de desejos da Roberta: Península Valdés, Puerto Madryn e Trelew. Uma região incrível para ver a vida selvagem marinha. E claro, uma passada para revisitar Buenos Aires.
Tesão no Brasil
As viagens pelo Rio Grande do Sul e São Paulo acabam sendo a trabalho com pausas para relaxar e criar conteúdo ao mesmo tempo. Em abril passei uma quinzena na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, e não tinha quase ninguém durante a semana, foi perfeito e o texto virá em breve.
Como sempre em novembro, um pulo na Serra Gaúcha para saber das novidades. Este ano voltamos a Gramado e Canela no início do Natal Luz e Sonho de Natal.
Colômbia
Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e o Governo de Bogotá e Región Central nos deu a alegria de voltar a participar do Adventure Next, desta vez em Bogotá com pré-aventura nas províncias de Meta e Cundinamarca. Momento de aprender, reencontrar amigos do turismo e trocar experiências com empresas, governos e viajantes do mundo todo. Após o evento, aproveitamos para visitar lugares que ainda não conhecíamos como Medellín e Santa Marta no mês de junho.
Entre os destaques está o rafting no rio Guejar, um cânion belíssimo e preservado por anos por conta da guerrilha.
Tesão conhece o Equador
Aproveitando estar no país vizinho, em julho pegamos um voo para o Equador em um roteiro de 10 dias pela Cordilheira dos Andes. Especificamente entre Quito, Cotopaxi e Cuenca fazendo diversas aventuras e explorando a rica história.
Entre os destaques estão as experiências no meio do mundo e a cratera do vulcão Quilotoa.
Chile
Talvez a história da superação contada acima tenha influenciado, ou não, afinal o Parque Nacional Torres del Paine continua sendo o local com as belezas naturais mais impressionantes já vistas. O fato é a sensação mais incrível do ano foi pedalar entre as estâncias que rodeiam o parque sentindo a vibração das galopadas dos cavalos e guanacos cruzando o nosso caminho. Foram 10 dias na província Ultima Esperanza partindo de Puerto Natales no mês de outubro, início da temporada de trilhas na Patagônia.
Letreiros com T de Tesão
Esse ano foram alguns momentos passando por letreiros de cidades com a letra T, claro que tiramos fotos clichê na Argentina, na Colômbia, no Equador e no Uruguai.
Tesão por Viajar no mapa
Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos onze anos.
As novidades de 2023
Continuamos priorizando a qualidade do conteúdo, sempre tentando equilibrar o tempo entre cuidar do site Territórios e alimentar os perfis nas redes sociais. @territorios entrou no Threads e o canal YouTube está bem mais ativo com planos de crescimento. Para direcionar melhor a informação, criamos o Grupo de Avisos e Canal de Transmissão no WhatsApp, e canal de transmissão no Instagram. Os canais de transmissão são mais seguros que grupos, pois o seu dado de contato e acessos ficam invisíveis até para os administradores, sua carinha de perfil só aparece quando curte ou participa das enquetes.
Aproveite e conte nos comentários qual rede social mais gosta de nos acompanhar?
As dicas dos viajantes
Após uma longa pausa, Rodrigo Baena voltou a enviar texto para agregar ao conteúdo aqui do site Territórios:
Por Rodrigo Baena
E agora o trabalho continua, temos dezenas de posts para escrever…
Feliz 2024!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.