Viajantes estão sempre me pedindo dicas de Gramado e Canela, mas a Serra Gaúcha é muito mais que isso. Há destinos com vocação para ecoturismo que mantêm a essência dos imigrantes sem o movimento exagerado de turistas. Lugares sem fila, sem pressa, sem engarrafamento e com boa hospitalidade de sobra. Apresento o Caminho das Cascatas, no Vale do Taquari.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Caminho das Cascatas
É um roteiro turístico integrado entre os municípios privilegiados por suas cascatas e mata nativa. São mais de 30 quedas d’água, várias trilhas, lendas e histórias contadas pelos guias locais. Todas as cidades do Caminho das Cascatas se emanciparam de Lageado e vem trabalhando o ecoturismo nos últimos anos. São elas Boqueirão do Leão, Forquetinha, Progresso e Sério.
Fui convidada para um Famtour e passei um final de semana cheio de atividades na região. Verdade que a chuva atrapalhou as trilhas até as principais cachoeiras pelo volume de água no primeiro dia, mas o segundo foi ensolarado conforme contei no artigo sobre Progresso.
O que fazer em dia de chuva na Serra Gaúcha?
Comer bem! O legado dos imigrantes alemães e italianos salvam qualquer passeio para a Serra Gaúcha, principalmente em cidades pequenas e zonas rurais como as do Caminho das Cascatas.
Começamos por um delicioso “Café do Alemão” no Camping Shedler, em Forquetinha. O almoço foi no Sítio da Família Favaretto, em Sério, quando a chuva deu uma trégua e nos permitiu desfrutar de passeio de trator pela propriedade. O lanche da tarde foi cuca (pão doce alemão que eu amo!!!) na praça principal de Boqueirão do Leão. E o jantar foi galeto e massa no Auto Posto Brancher, em Progresso.
E como não somos feitos de açúcar, teve trilha com chuva sim! Claro, usando capas e seguindo as recomendações dos guias nos locais:
Perau da Nega, em Boqueirão do Leão
Uma cascata com muito verde e paredão de pedra como cenário que eu entraria certo sem chuva. A origem do nome surgiu, porque uma escrava teria se jogado do perau em uma fuga. Sem chuva teríamos feito as trilhas do Pedro Bastião e a Cascata do Gamelão.
Parque Temático Christoph Bauer, em Forquetinha
Um local rodeada de verde conta a saga da colonização alemã no município através da arquitetura e apresentações culturais. Vale conferir a agenda de eventos do município ou apenas caminhar entre as casas de einxaimel*.
Aliás, toda a cidade de Forquetinha é uma graça e parece de brinquedo, desde a sinalização das ruas até os prédios e residências.
*Enxaimel é uma técnica de construção de paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si e espaços preenchidos por pedras ou tijolos.
Cascata da Bugrinha, Sério
Esta é melhor fazer sem chuva porque foi bastante escorregadia e o volume de água pode subir rápido. Fizemos apenas um trecho para ouvir a origem do nome e a cultura dos bugres da região (como os índios eram chamados). A trilha completa segue por 5 km e passa pela Gruta dos Bugres e locais para banho no arroio Sampaio.
Dica de Verão
Calor combina com praia, certo? Verdade, porém, nem sempre é a melhor opção para quem busca tranquilidade. Neste caso, ir contra o fluxo pode ser uma ótima saída para descansar e se refrescar. Ainda mais no Rio Grande do Sul, onde o período de verão dura poucos meses. Pelo menos, eu evito o estresse do congestionamento nas estradas, as filas e a muvuca dos lugares mais procurados.
Portanto, o Caminho das Cascatas é uma ótima opção assim como Rolante e Sapiranga. Basta dirigir cerca de 100 km em direção ao norte de Porto Alegre para chegar a Serra Gaúcha. Você pode alugar um carro, ir de ônibus ou contratar os serviços indicados.
Tome Nota Caminho das Cascatas
Hospedagem: dormi no Hotel D’ Fernandes e não provei o café da manhã que parecia bom, mas aprovei o atendimento familiar e a limpeza da suíte. Os quartos podem ter diferentes configurações. Na Av. Gramado, 1080, em Progresso.
ENCONTRE HOSPEDAGEM NO VALE DO TAQUARI
Além do café colonial, o Camping Schedler oferece, barracas prontas para alugar nas margens de um arroio. Parte da área fica localizada dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental) distante 6 km de Forquetinha.
Mais informações: visite o site do roteiro Caminho das Cascatas. Quando fizer as reservas, lembre de avisar que pegou a dica aqui no Territórios. Os roteiros comercializados atendem quatro públicos: Caminho das Cascatas 50+ (melhor idade); Caminho das Cascatas 100% família; Caminho das Cascatas Aventura (ecoturistas) e Caminho das Cascatas Pedagógico (estudantes).
Veja mais fotos do Caminho das Cascatas:
Esta viagem foi um convite do SEBRAE RS, prefeituras e empresas participantes do Caminho das Cascatas.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: