A minha lista é muito maior que isso e, provavelmente, não terei tempo de fazer tudo o que gostaria antes de morrer. Por isso resolvi escrever esse post, afinal não é sempre que um único destino proporciona tantas experiências diferentes em tão pouco tempo. Todas as atividades abaixo eu acabei de fazer em apenas dez dias viajando pelo Quênia.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Quênia
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem, faça orçamento rápido aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
17 coisas para fazer antes de morrer
- Fazer um safari
- Voar de balão
- Acampar com luxo
- Viver uma aventura selvagem de verdade
- Andar a cavalo
- Brindar o pôr do sol
- Visitar uma tribo africana
- Ficar cara a cara com um leão
- Encontrar um camaleão na savana
- Voar em avião pequeno
- Nadar com golfinhos
- Praticar snorkel
- Mergulhar no Oceano Índico
- Fazer um sea safari
- Caminhar por cenário de filme baseado em uma história real
- Visitar um orfanato de elefantes
- Fazer amigos de culturas diferentes
1. Fazer um safari
Desde criança sempre quis ver animais em um safari na África e tive a sorte de começar no lugar perfeito. O Quênia é reconhecido internacionalmente por seus projetos de conservação e rota de grandes migrações como a dos gnus, antílopes e zebras. Todos os animais que eu poderia imaginar, ou não, encontrei por lá.

2. Voar de balão
Esse era um sonho de infância que vibrei quando vi no roteiro. Foi angustiante esperar o balão encher dentro do cesto, emocionante ver o sol nascer, alegre ver os bichos correndo lá em baixo, estonteante apreciar a paisagem com outros balões e assustador esperar o carro de apoio por alguns minutos no meio da savana. Fazer um safari de balão mexe com todas as nossas emoções. Leia o texto sobre o passeio.

3. Acampar com luxo
Este item não é novidade, adoro acampar e já tive algumas experiências interessantes, mas nenhuma se compara ao luxo e conforto dos safari camps africanos. Por fora uma grande barraca de lona, por dentro obras de arte, cama gigante, banheira com água quente, assoalho, armário, sala com amplas janelas para a savana e varanda com vista para os hipopótamos. Veja o post sobre o Olare Mara Kempinski.

4. Viver uma aventura selvagem de verdade
Conhecer os parques nacionais e áreas de conservação no Quênia não é brincadeira para criança, ali a aventura é real. Nós somos os presos em carros ou barracas enquanto os animais circulam livremente. Apesar de eu ter sentido medo muitas vezes e assinado alguns papéis ciente dos riscos, nada de ruim aconteceu e a sensação de ter chegado tão perto e poder registrar essa vida selvagem será inesquecível. Leia o que aprendi com os selvagens animais africanos. Mas seja cuidadoso para não ser a última coisa que faça antes de morrer.

5. Andar a cavalo
Esta atividade também não é novidade, exceto pela situação, era um safari a cavalo. Sem armas, sem cercas e apenas um guia experiente mostrando o caminho para seis turistas. No início é tenso, mas cavalgar naquele visual e chegar tão perto de zebras, antílopes e macacos fez a gente esquecer que também tinham leões e outros bichos nem tão amigáveis assim. Depois de noventa minutos eu queria mais.

6. Brindar o pôr do sol
Apesar deste momento ser frequente nas minhas viagens, o espetáculo na savana é especial, ainda mais com a bebida local amada pelos elefantes – Amarula.

7. Visitar uma tribo africana
Outra experiência surpreendente que faz a gente perceber como a realidade pode ser diferente do que contam. A tribo era Maasai, famosa por preservar as tradições, matar leões, pular muito e ter centenas de cabeças de gado. Conversando com locais e sendo guiada por um estudante de medicina morador da tribo, descobri que viver em casa de barro e ser magro é escolha deles para manter a cultura, não quer dizer que são pobres ou precisam de ajuda.

8. Ficar cara a cara com um leão
Ou com qualquer um dos big five, os cinco animais mais perigosos e difíceis de serem encontrados na África. Usei o rei da selva por ser o mais representativo, mas poderia ser búfalo, leopardo, elefante ou rinoceronte. Afinal encarei todos bem de perto. Apenas muito cuidado para não ser a última coisa que faça antes de morrer.

9. Encontrar um camaleão na savana
Este bichinho eu não esperava encontrar no safari, no meio daquele campo enorme, lá estava o camaleão cruzando a estrada lentamente. Foi inusitado e divertido ver o jeito como ele caminha. Veja o vídeo.

10. Voar em avião pequeno
Empolgada, sentei na primeira fileira atrás do piloto, que era uma mulher auxiliada por outra co-piloto. Tudo para ter a melhor visão durante o voo, foram tantas novidades no trajeto que nem percebi que todos os outros sete passageiros estavam com medo e enjoados. Principalmente no momento que as pilotos não achavam a pista para descer. E eles nem notaram quando uma delas soltou as mãos do volante para comer iogurte.

11. Nadar com golfinhos
Nunca tinha visto tantos golfinhos juntos como na costa sul do Quênia. Ali eles são livres e nadam com os turistas quando querem, ninguém treina ou dá comida para eles se exibirem. Só nos disseram que era questão de sorte eles aparecem na hora do nosso mergulho. Eles vieram e deram um show, mas não exatamente no momento do banho. Mesmo assim valeu a experiência de navegar com eles.

12. Praticar snorkel
Também frequente quando viajo ao litoral, fui a primeira a me jogar na água quando alcançamos os corais. Apreciar o mundo submerso é sempre válido, mas não tinha grandes expectativas por já ter praticado no Caribe e na Grande Barreira de Corais. Foi então que me surpreendi com a nitidez, proximidade e colorido dos peixes e vegetação. Não é grande como na Austrália, mas tem os mesmos peixes e a experiência é muito parecida. Saiba mais sobre o Kisite Mpunguti Marine Reserve.

13. Mergulhar no Oceano Índico
Já tinha molhado os pés no oeste da Austrália, mas a água estava muito fria para um mergulho. O Quênia fica na linha do Equador e a temperatura da água chega a ser cálida até demais. O banho é agradável mesclando água morna com correntes mais quentes. Perfeito para relaxar depois de tantas aventuras. Leia sobre essas praias paradisíacas.

14. Fazer um sea safari
Até então não tinha pensando por essa ótica: quando a maré baixa e procuramos os animais presos entre as pedras também é um tipo de safari. O nome Sea Safari soou bem quando um local me abordou na praia se oferecendo como guia e lá fomos nós com cuidado para não pisar nos ouriços ou nos venenosos peixes pedra.

15. Caminhar por cenário de filme baseado em uma história real
O ganhador de sete oscars “Entre dois amores” (1986) foi filmado em Nairobi e mostra o romance de uma mulher que existiu de verdade. A réplica da casa original foi construída na fazenda de Karen Blixen, para as filmagens, e se transformou em museu que conta vida e obra desta autora a frente do seu tempo.

16. Visitar um orfanato de elefantes
Elefantes são os animais mais cativantes da África, apesar de perigosos, é difícil ter medo e não se encantar por eles. A capital Nairobi abriga o orfanato de maior sucesso no resgate e reabilitação desses animaizinhos no mundo, o David Sheldrick Wildlife Trust existe desde 1977 e permite visita na hora da mamadeira. O passeio é diversão para todas as idades.

17. Fazer amigos de culturas diferentes
Essa é uma das melhores partes da viagem, mesmo que o choque cultural seja grande, o sorriso é universal e a gente sempre acaba se entendo. Com os quenianos as diferenças até foram poucas e a alegria é a mesma.

A sua lista bate com a minha? Quais você já fez no Quênia ou outro destino? Conte nos comentários
Coisas para fazer antes de morrer é apenas uma prévia dos vários posts detalhados que vem por aí sobre o Quênia, acompanhe nas próximas semanas ou clique nos links abaixo:
Luxo e vista no Hemingway’s Nairóbi
Lewa, o verdadeiro Safari Camp
Dois dias na capital do Quênia
Esta viagem foi patrocinada pelo Kenya Tourism Board.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS

DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis: