Nesta segunda gravei uma entrevista para o Repórter Brasil (TV Brasil) sobre planejamento financeiro em viagens. Então fiquei sabendo que a Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) elaborou um manual com recomendações para ajudar turistas a aproveitarem suas férias sem contratempos.
Veja a entrevista sobre planejamento financeiro exibida na segunda dia 19 de novembro:
A cartilha Boa Viagem traz orientaçõessobre pacotes turísticos, roteiros, transportes, hospedagens, bagagem, seguro viagem, reservas online e planejamento em viagens.
Nela também constam dicas sobre turismo de aventura que ressaltam a importância de certificar-se quanto a segurança. Contrate agências especializadas, analise se suas condições físicas são compatíveis ao programa e confirme que tenha por escrito no contrato tudo o que foi combinado verbalmente. Antes de contratar informe-se sobre as atividades e equipamentos inclusos, grau de dificuldade, se terá guia, se precisa de algum preparo prévio, quais equipamentos levar na bagagem e se a região oferece atendimento de emergência.
O Procon aconselha fotografar os locais que apresentarem disparidade com o que foi contratado e trocar contatos com os demais participantes para reclamação conjunta.
Tome Nota
Baixe a cartilha Boa Viagem com orientações sobre os direitos do consumidor.
Link original da entrevista.
Leia mais posts sobre planejamento de viagens:
Como planejo as viagens
Mochilando pela Austrália
Comunicação é tudo
Preparativos para um mochilão
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças