Como? Onde? Quando? #março e #abril repletos de eventos no Uruguai


Nos sete dias que antecedem a Páscoa acontece a Semana do Turismo no Uruguai. Uma época interessante e cheia de atrações por ser o período em que o governo incentiva os uruguaios a viajarem por seu próprio país (embora muitos venham para o Brasil). Além de coincidir com a Semana Santa, este ano ainda terão outros eventos para agradar tanto os turistas quanto os locais. Como março ainda é considerado temporada alta, também trago as atrações do mês

Atenção! Uruguai não está permitindo a entrada de turistas no país, mas cidades da fronteira, como Rivera e Chuy, permitem o acesso a pé até a próxima aduana.

Leia todos os artigos sobre o país

Nota do editor: este não é o melhor momento de viajar para o país vizinho, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Pegue as dicas para viajar de carro

Fiesta de la Patria Gaúcha

Manter viva as tradições, reivindicar os trabalhos no campo e trazer a história ao presente são partes fundamentais do espirito da “Pátria Gaúcha”. Há mais de trinta anos Tacuarembó, no Uruguai, se prepara para uma das celebrações mais importantes do país, a “Fiesta de la Patria Gaúcha” – um festival de música folclórica onde as mais autênticas tradições gaúchas do vizinho renascem e se espalham aos olhos de milhares de visitantes todos os anos.

Com entrada gratuita, o lançamento em plena temporada de verão é uma amostra para os uruguaios e estrangeiros conhecerem mais sobre as festividades que fortalecem as tradições do país, realizam competições entre sociedades tradicionalistas, oferecem uma variada proposta musical e até mesmo compras.

Anualmente o evento convoca mais de 80.000 visitantes, que assistem feitas pelas mãos das sociedades crioulas a recriação das construções do período, acompanham todas as competições de testes e habilidades. Na programação da semana ainda existem shows noturnos, desfile gaúcho e missa crioula. 

O que: 34ª Fiesta de la Patria Gaúcha
Quando:
de 3 a 19 de março 
Onde: “Laguna de las Lavanderas” – localização da sede da Sociedade Pátria Crioula e Tradição uruguaia, em Tacuarembó.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Mais para o nordeste, acontece a reconhecida “Fiesta del Olimar”, um dos fatos mais esperados do interior uruguaio, homenageia ao compositor e escritor Ruben Lena em Treinta y Tres. A entrada é franca e oferece espetáculos musicais, gastronômicos, áreas para acampar, além das exuberantes paisagens.

O que: Fiesta del Olimar
Quando: entre 23 e 31 de março
Onde: na beira do Río Olimar, em Treinta y Tres

Semana do turismo e mais…

Na Semana do Turismo os departamentos (estados), oferecem uma grande quantidade de ofertas para os sete dias em todo território nacional. Consulte a agenda de eventos local para encontrar o que mais gosta. Já participei diversas vezes e uma das mais interessantes foi um Festival de Música Latino Americana realizado dentro da Fortaleza de Santa Teresa.

Semana Santa é celebrada nos moldes tradicionais, mesmo Uruguai sendo um país laico (sem preferência religiosa). Muitos cristãos seguem as peregrinações, missões e outras atividades.

Semana da Cerveja

E finalizando, acontece no departamento de Paysandú, a clássica Semana da Cerveja. Evento popular no país por inovar a cada ano e conseguir manter a sua tradição. 

O que: Semana da Cerveja
Quando: entre os dias 13 e 21 de abril
Onde: no departamento de Paysandú

Tome Nota

Ajuda: quem vai para o Uruguai de carro pode adquirir o guia e levar toda a informação necessária no celular.

Quando: no mês de março até 21 de abril.

Onde: em diferentes cidades do Uruguai.

Dica: a temporada alta do Uruguai chega ao fim com a Páscoa, mas viajar pelo país continua bom a qualquer época do ano. Tudo depende do seu interesse e planejamento.

Como? Onde? Quando? é um espaço para publicação de notas e novidades relacionadas aos destinos por onde já passamos e recomendamos.

Uruguai de carro

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS » Como? Onde? Quando? #março e #abril repletos de eventos no Uruguai
Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

2 Comentários

    • Roberta Martins Responder

      Sempre tem algo bom pra fazer no Uruguai Mônica. Mas é verdade que nem sempre é fácil encontrar a informação.

Deixe seu recado, escreva algo