Entre todos os lugares vistos em Cuba, um dos que mais me chamou a atenção foi uma fazenda cubana. Tive esta peculiar oportunidade de acompanhar um colega de trabalho cubano em visita à sua família na roça. Voltando para La Habana, saímos da estrada principal e entramos no vilarejo chamado La Palma, localizado na parte norte da província de Pinar del Rio.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Cuba
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem para Cuba, faça orçamento aqui
Planeja alugar um carro? Pegue as dicas aqui
Quer agendar passeios e transfer agora? Veja na Get Your Guide ou saiba como funciona
Uma fazenda cubana em Pinar del Río
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Subimos a serra por uma estrada estreita e chegamos no local passando por montanhas altas. A natureza ali é linda. Floresta tropical úmida com muita serração, clima de montanha gostoso e vegetação farta.
A fazenda
A família de guajiros (como são chamados quem trabalha em fazendas) foi muito simpática e me mostrou os equipamentos, a casa e o que havia para ser visto. Não sei ao certo os hectares, mas era algo pequeno.
Enfim, a realidade foi decepcionante. Por mais que o lugar seja bonito, a natureza, o clima… não teve jeito, as condições da fazenda chamaram mais a atenção. O estado de abandono, as maquinas e os equipamentos velhos. Não são apenas os automóveis em Cuba que são dos anos 50, tudo no país é anterior à revolução. Inclusive móveis e luminárias. Tudo é muito antigo e não passou por conservação alguma. Nesta fazenda, por exemplo, eles moem café em um moedor enorme de ferro, com uma cor escura, que deve ter mais de 60 anos! É surreal!
Como funciona uma fazenda cubana
Contudo, ainda mais surreal é a história que eles me contaram sobre como funciona uma fazenda cubana. Era dia de semana e ninguém estava muito ocupado. Assistiam novelas brasileiras, traduzidas para espanhol, e tomavam café enquanto me explicavam a triste realidade. Eles eram os proprietários e trabalhavam por conta própria. Até que veio a revolução e a fazenda foi desapropriada. Hoje ela é propriedade do governo, eles são funcionários do Estado e ganham um salário em peso cubano, o que não dá para muita coisa.
Toda semana recebem um fiscal do governo para controlar a produção. Funciona dessa forma: se eles têm 20 galinhas e na semana seguinte o fiscal conta 19 galinhas, eles devem apresentar um atestado de óbito do animal faltante ou serão multados. Para vacas o assunto é bem mais sério. Eles podem ser presos se faltar uma vaca sem justificativa, pois, neste caso, Fidel Castro considera que a vaca foi roubada, afinal, a vaca pertence ao Estado cubano… E tudo o que está na fazenda, ou é produzido por lá, é de propriedade do Estado, por esse motivo, os fiscais vêm para levar a produção. Como resultado, os trabalhadores produzem o mínimo possível, não se esforçam para nada e sonham com o dia em que poderão ir embora!
Conclusão
Foi uma das histórias mais patéticas que já ouvi! O comunismo é um sistema condenado ao fracasso e sempre termina se transformando em ditaduras, pois quem está no poder jamais quer sair. Como dizia Margaret Tatcher: “O problema do comunismo é que um dia o dinheiro acaba”. Em Cuba, acabou faz tempo. O sistema segue perdurando porque alguns governos latino-americanos mandam dinheiro para lá… Já passou da hora da ilha voltar à vida normal. Dá muita pena de quem mora por lá. Mas enfim, Cuba é o sonho de todo politico latino-americano. É aquele governo onde eles nem precisam roubar, pois tudo já pertence a eles. Socuerro!!!
CONHEÇA ESSA REGIÃO EM EXCURSÃO A PARTIR DE HAVANA
Curioso sobre Cuba, veja alguns relatos:
Melhores fotos de Cuba
Turismo em Habana
Sozinha em Habana
A praia mais linda de Cuba
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » CUBA » PINAR DEL RIO »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
6 Comments
Hola Roxana. Gracias por su comentario! Yo hablo mucho y si… Mientras estaba en Cuba, fui avisado por mi cliente en la epoca que la policia cubana comento que yo estaba ‘hablando demasiado’ y deberia hablar menos. Fue un viaje inolvidable. Ojala vaya pronto de nuevo una vez que vivo ahora en la Florida que es tan cerquita geograficamente. Saludos, Agustin
Vc nos trató con mucho cariño ,gracias !! Y conoció el fidelismo sin intermediarios . Exponer en este blog su vivencia en cuba tal y cual viu
Ayudará a q se entienda de q se quejan los cubanos.pedimos :
Progreso e Orden !!
A Genilde quer te desviar para o jornalismo. Vc vai pra TIMES! heheeh Eu ainda acho q vc deve continuar focado nos negocios e na area do business
Nossa Agustin excellente artigo – voce é um genio na escrita vc tem que ser jormalista
Legal. Você é cultura. Muito bom.
Caramba, isso não é um regime, é um roubo declarado…que triste viver desta forma.
Imagino que destes abacaxis que vc está segurando quase todos são do governo e o produtor não pode fazer nem um suco, realmente é surreal.
Grande abraço