Para poupar suas panturrilhas em Roma, o Coliseu, o Arco Constantino, o Fórum Romano, Domus Aurea, o Palatino, o Panteon, e várias outras construções do Império Romano ficam muito perto umas das outras e é possível percorrê-las a pé.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os textos sobre a Itália
Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior
Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona
Atrações para ver em Roma a pé
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Não entramos no Coliseu e no Panteon porque não aguento ficar mais que dois minutos em uma fila imensa que não anda. A dica para evitar longas esperas é aquela de sempre: chegar cedo.
Jardim De Rosas De Roma
Pertinho do Palatino e do Circo Massimo, um lugarzinho bonito e tranquilo para descansar é o Jardim de Rosas de Roma (que fica na Aventine Hill). O parque foi criado em 1931 e conta com mais de mil variedades de rosas de todo o mundo. Tivemos a sorte de estar lá durante a primavera e o espaço estava completamente florido.
Boca da Verdade
Ainda caminhando na região do Circo Massimo, encontramos pela tal Boca da Verdade e torci o nariz de novo para as excursões de (zilhões) de turistas que se acumulavam diante do local para fazer uma foto que tem uma história para lá de machista. Diz a lenda que, durante a Idade Média, os maridos levavam suas esposas para testar sua fidelidade na Boca da Verdade (que é, na verdade, uma tampa de bueiro).
A mulher que ficasse com a mão presa era considerada traidora. Mas o local ficou mesmo famoso por conta de uma cena do filme Roman Holiday ou, em português, A Princesa e o Plebeu (1953, direção de William Wyler), protagonizado por Audrey Hepburn e Gregory Peck.
Teatro Di Marcello
Passando pela Piazza della Bocca della Verità, chegamos a um lugar tão bonito quanto ignorado pelos guias turísticos, que é o Teatro Di Marcello, construído na Roma Antiga pelo imperador Julio César.
Ghetto Di Roma
Dando a volta pelo local, outra construção bonita é o Portico d’Ottavia, que também data do Império Romano. Os monumentos ficam no local chamado de Ghetto Di Roma, o bairro judeu estabelecido em 1555.
Comércios e restaurantes ítalo-judeus funcionam nesse bairro tão particular. Aconselho conferir essa mistura da culinária judia e italiana : o tagliatelle de alcachofra e camarão (12 euros), servido no restaurante Il Giardino Romano (na Via del Portico d’Ottavia, 18) é imperdível. O namorado, que é viciado em pasta carbonara, garante que foi ali que ele experimentou a melhor de todas.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
E as festas em Roma
Hapy hours: Na região Oeste do Rio Tibre, o bairro Trastevere é um concentrado de barzinhos e restaurantes de todos os tipos, mas fica lotado de turistas no começo da noite.
Muitos deles têm happy hours baratinhos com petiscos de cortesia. Vale a pena conhecê-lo e, de preferência, se infiltrar nas ruazinhas mais escondidas, onde encontramos barzinhos bem charmosos e não tão lotados.
Para sair: O bairro que mais curtimos é o Monti, pertinho do Coliseu. Menos turístico, é frequentado pelos estilosos jovens romanos. De lojinhas moderninhas (moda e deco) a pubs, restaurantes e sorveterias… o Monti foi uma das melhores descobertas de Roma.
Ai Tre Scalini
Foi nesta região que descobrimos o descolado Ai Tre Scalini – (Via Panisperna, 251), um barzinho muito legal fora do circuito dos guias, mas com gente jovem, boa música, bebida (4 a 5 euros o copo) e petiscos a preços razoáveis (8 euros o melanzane alla parmigiana). O local é pequeno, então lota rapidinho, mas vale a pena a espera!
Pulp
Também no bairro Monti, esta é uma lojinha cheia de roupas, sapatos e acessórios vintage. Os preços são acessíveis (bons achados a partir de 10 euros) e as peças são lindas. Para os brechozeiros de plantão, a Pulp recebe peças exclusivas da alta moda (como Chanel e Gucci) todas as semanas. Vai lá ! O endereço é Via del Boschetto, 140. Outra dica para quem curte brechós, lojinhas de moda e deco/arte é a Via del Governo Vecchio. Fica próxima à Piazza Navona e tem uma infinidade de opções.
Enoteca
Na região dos brechós da Via del Governo Vecchio, encontramos uma enoteca muito boa e baratinha: Cul de Sac (Piazza di Pasquino, 73). Os vinhos são de ótima qualidade, o lugar é super charmoso, e uma taça (bem generosa) custa entre 3 e 5 euros.Vinhos, prosecco e birra à parte, o cocktail da moda é o Aperol Spritz ; feito com o digestivo Apérol (sabor de laranja) e espumante prosecco.
Aliás, para quem curte bolinhas, o espumante rosé Franciacorta (6 euros a taça, em média) é melhor ainda que o prosecco (5 euros a taça, em média).
Acompanhe a sequência dos meus post sobre Roma:
+ Quem tem pernas, vai a Roma
+ Igrejas, praças e fontes
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Colabore com a manutenção do Territórios adquirindo serviços por meio desses links. Toda venda efetiva gera uma comissão e você não paga a mais por isto. Os valores são os mesmos praticados em agências e sites de viagem. Obrigada!
Úteis:
- Coronavírus e viagens
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- Tax Free
Não esqueça de pedir o cartão de débito da conta internacional (sem custo)