Percorrer as trilhas no Parque Nacional Huascarán é uma excelente alternativa para escapar da massa de turistas que invadem a região de Cusco anualmente. Não terá Machu Picchu, mas terão ruínas pré-incas, bosques diferentes, a montanha mais alta do Peru e paisagens até mais espetaculares.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona

Mulher caminha por estrada de terra com Nevado Huascarán ao fundo
Caminhando com Nevado Huascarán ao fundo

Acesso rápido: Impressões | Dicas | O que fazer | Onde dormir | Tours |

Parque Nacional Huascarán

O Parque Nacional Huascarán, cerca de 60 km da capital Huaraz, é Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco e excelente para esportes de aventura como mountain bike, escalada e trilhas ou pura contemplação. As cores impressionantes da água formada pelo degelo que cai das montanhas nevadas movimenta riachos e inunda as lagoas.

São centenas de lagoas de tons ciano ao turquesa rodeadas pelas rochas escuras, vegetação tropical (muitas bromélias) e os bosques queñuales. Queñual é uma árvore nativa dos andes encontrada acima dos 3 mil metros de altura. Seus troncos retorcidos cobertos por cascas alaranjadas parece papel bem fininho que desgruda como casca de cebola. A casca gostosa de alisar atua como isolante térmico para proteger do frio congelante.

Dicas para visitar o Parque Huascarán

Com altitude variando de 2375 a 6768 metros acima do nível do mar é bom se preparar para aliviar o desconforto do mal de altura. Reserve o primeiro dia para descansar, comece com atividades leves subindo gradualmente ao passar dos dias. Evite álcool antes dos exercícios, tome muita água, chá de coca e dê preferência aos alimentos leves.

Preparo físico é essencial para as trilhas, treine resistência e aeróbico ao menos três meses antes.

A visita vale o ano todo, mas a melhor época varia conforme a atividade: de maio a setembro para praticar esportes de aventura; de março a novembro para trekking; de maio a setembro para escalada. Lembrando da maior possibilidade de chuvas de outubro a abril. Fui em novembro e deu para fazer todas as trilhas, apenas na volta da Laguna 69 pegamos um temporal. Leve roupas impermeáveis e vista-se em camadas.

Para mais dicas do que levar e como chegar, leia o texto sobre Huaraz.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Passeios contemplativos e de aventura

São vários caminhos que contam histórias através das ruínas e paisagens de tirar o fôlego, literalmente. O bom é ter atividades para todos os níveis de dificuldade na Cordilheira Branca e somente os aventureiros mais radicais ou profissionais chegam ao topo das montanhas, os viajantes como eu e você chegamos aos 3 mil ou no máximo 4.500 na laguna Llaca.

Trilhas, passeio de barco e downhill estão entre as atividades e conto os tours feitos em três dias, tempo suficiente para se impressionar nos pontos turísticos mais famosos, mas pouco para conhecer tudo o que a região oferece.

Mulher de cabelo curto e jaqueta branca contempla lagoa formada pela água do degelo e montanhas ao redor, uma com neve
Apreciando o visual da Laguna Llaca

Tour Willcahuain – Llaca

Homem em bicicleta posa para a foto na natureza com montanha nevada ao fundo
Estrada de terra e visual de quem pedala

Distante cerca de 30 km de Huaraz, a laguna Llaca possuí 4.474 metros de altitude com vistas espetaculares da Cordilheira Branca.

O tour passou antes nas ruínas Willcahuain, um dos 33 sítios arqueológicos de diferentes culturas e anteriores aos Incas, como a Chavín e Wari. Então parada para as paisagens da laguna Llaca, almoço ao ar livre e aventura de bicicleta. É possível incluir trilha, contudo, fomos de caminhonete porque o esporte do dia era de bicicleta, donwhill descendo a Quebrada de Llaca. Infelizmente, o mal de altura me pegou de jeito lá no topo e impossibilitou a pedalada, mas antes de desmoronar e precisar de atendimento médico, dei uma caminhada bem devagar para alguns registros lindos mesmo nesse dia cinza.

Mulher se acomoda na árvore típica dos andes. Lago cor turquesa e montanha ao fundo.
Bosques Queñuales e vista para a lagoa Orconcocha

Tour Llanganuco

É um passeio sem grandes esforços para apreciar as paisagens deslumbrantes das lagoas Chinancocha e a Orconcocha. Pode caminhar ao redor, apreciar o visual entre as montanhas Huascarán, Pisco, Chacraraju, Yanapaccha e Chopicalqui, tirar milhares de fotos e passear de barco. Enquanto curtimos o cenário espetacular, o barqueiro rema por alguns minutos, embora o certo fosse ter mais remos para os passageiros darem uma forcinha diminuindo o esforço do peruano que merece uma gorjeta.

Como o nosso grupo adora uma trilha, percorremos os quase 7 km do caminho Maria Josefa a 3.800 metros de altura. Fica à direita da lagoa Chinancocha e é oportunidade de ver vegetação única e cheia de detalhes, principalmente se visitar na primavera como eu. As lagoas ficam cerca de 80 km de Huaraz.

Mulher de cabelo curto com blusa vermelha e casaco preto posa em frente a Laguna 69 e montanha nevada ao fundo
Laguna 69 (crédito: Ana Duék)

Laguna 69

É a trilha mais famosa e movimentada do Parque Huascarán, mas não é a mais difícil nem a mais fácil. Vale todo o esforço pelos vários momentos impactantes das paisagens deslumbrantes. O passeio foi relatado em detalhes por aqui com dicas para vencer a trilha.

Outros tours em Huascarán

^ Voltar início ^

Hospedagem próxima ao Parque Nacional Huascarán

RESERVE AQUI

Cuesta Serena Boutique Hotel

Um hotel boutique situado em cenário divino onde as refeições são feitas em frente ao Nevado Huascarán. Mistura culinária local com internacional em belas apresentações. Tem piscina térmica para aliviar as tensões musculares após os exercícios, suítes super confortáveis com janelas amplas para acordar com sorrindo com a paisagem e muita área verde.

Onde: Km 530, Carretera Central em Anta.

Essa viagem foi um convite do PromoPerú com roteiro formulado junto com a Adventure Travel Trade Association – ATTA.

+ Cidades no Peru:
Vista do quarto de hotel em Miraflores

Arequipa
Cusco
Huaraz
Lima
Puno
Todo o conteúdo sobre o Peru aqui

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » PERU » HUARAZ » Parque Huascarán abriga o ponto mais alto do Peru e diversas trilhas
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment