Cuba é uma ilha maravilhosa onde tem de tudo: montanha, praia, arquipélago, cidade, história, gente interessante e divertida, floresta… Um lugar completo e com um clima ótimo. Nas montanhas, ou no interior, não é tão quente como na costa e pode até fazer um friozinho. Hoje conto minhas impressões sobre Pinar del Rio.
Fui a serviço para vender produtos de exportação, mas pude fazer três passeios legais ao longo dos 10 dias de viagem. Os vales conheci durante a semana, pois foi para um outro trabalho. Realizei um test drive de um Chery QQ chinês para uma matéria no caderno de veículos do jornal Folha de São Paulo. Então aluguei o carro e viajei para Pinar del Rio com um colega de ofício cubano, que era da região.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Cuba
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem para Cuba, faça orçamento aqui
Planeja alugar um carro? Pegue as dicas aqui
Quer agendar passeios e transfer agora? Veja na Get Your Guide ou saiba como funciona
Os vales de Pinar del Rio
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Impressões | Curiosidade | Tours | Por onde começar
Como foi viajar de carro até Pinar del Rio
A viagem foi bem tranquila, esperava estradas ruins e encontrei boas. Não há sinalização alguma, salvo os constantes cartazes da ditadura cubana evocando falsas ideologias e aquele repetido discurso estilo papo-furado de politico latino-americano que a gente conhece bem… O asfalto é bom e a autoestrada, chamada Autopista Este-Oeste, é ampla. Há paisagismo com lindos canteiros de flores inclusive. Dizem que muitas dessas obras de infraestrutura são da época dos diversos investimentos russos na ilha até 1990.
As distâncias na ilha não são pequenas, em termos de comparação, Cuba tem praticamente a metade do tamanho da Grã Bretanha. Foram 170 km de La Habana até Pinar del Rio. No caminho tivemos a oportunidade de parar em uma fazenda de tabaco com fabrica de charutos artesanais. Encontrei paisagens e construções muito bonitas. Com aquela arquitetura espanhola antiga, mas infelizmente arruinada pela ditadura.
Pinar del Rio
Há um ditado moderno cubano que diz: “Fidel finge que paga e o cubano finge que trabalha”. Então, a cidadezinha também está bem abandonada, até mais que Havana, pois fica no interior e ninguém sabe bem que existe. Tem apenas 190.000 habitantes.
Abastecemos gasolina em um posto estilo anos 60, como todos em Cuba e que eu acho bem legal, comemos algo e andamos pelo comercio local. Presenciamos o horror das pessoas pedindo esmola, fazendo filas para pegar transporte ou comprar coisas em mercadinhos que aceitam peso cubano por produtos bem simples mesmo. Os mais chocantes eram os sucos de frutas artificiais, daqueles bem vagabundos que se vendiam no Brasil nos anos 80. Tipo imitação de Q-Suko… Até hoje eles compram essas armas químicas coloridas de beber por lá…
Seguimos para os Viñales. Belo passeio mesmo. A natureza foi generosa por ali. Tem uma caverna linda, chamada Cueva del Indio, que se pode visitar. Vimos também o mural da pré-história e esse sim, estava limpo e cuidado. Afinal é regido por militares e se nota a disciplina em tudo.
Viajar por Cuba
Tecnicamente, Cuba é perfeita para viajar. A pesar das mazelas sociais, da pobreza e da falta de consideração pelos direitos humanos, comuns também em outros países do terceiro mundo, Cuba é segura e fácil de se locomover. Os cubanos pedem muita esmola, mas não são violentos e não tentam roubar em momento algum. Mas é um turismo caro. Que lugar complicado, lindo e problemático, rico e pobre. Lembra o Brasil. Somos todos hermanos.
Tours e experiências
Curiosidade
Pinar del Rio se chamou primeiramente Nueva Filipinas, em função da colonização feita por Filipinos que plantaram tabaco e outras culturas agrícolas na região.
Curioso sobre Cuba? Veja alguns relatos:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » CUBA » PINAR DEL RIO »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
4 Comments
Esa foto es en Cuba chicas. Hay varias cosas en comun con los Estados Unidos. Los desayunos son iguales, las gasoleras tambien, usan pies y libras como peso, etc… Y toman a Tropicola que es fabricada donde se producian las Coca Cola antes de la Revolucion (pelo que me contaram por lá).
trabalhando no posto? rssssss
é ai não tem frentista temos q fazer por nós mesmos, bom dia bjos
Depois eu leio… muito sono! Mas já curtir pra garantir o posto de “primeira”