ALEMANHA

Viagens transformadoras no Brasil e no mundo


Viajar proporciona descobertas, bem-estar e experiências inesquecíveis. Mas pode ir muito além ao impactar positivamente tudo e todos ao nosso redor. O texto traz os benefícios das viagens transformadoras, convida a discussão do seu significado e traz relatos emocionantes em áudio e citações.

Os benefícios de uma viagem transformadora

Para começar, uma jornada transformadora não é somente sobre você, é sobre tudo e todos que estão à sua volta, portanto deve acontecer sempre de forma responsável. Há um propósito, pode ser desafiadora e vai muito além do viver uma experiência inesquecível. Embora ela simplesmente acontece na maioria das vezes, viagens transformadoras podem ser planejadas, mas cada oportunidade deve ser feita com a mente aberta, ter seus momentos de reflexão e sempre buscar construir um significado. As vantagens são muitas, destaco as mais importantes:

  • Aproxima realidades, mesmo sendo diferentes e isso promove conexões profundas com pessoas e culturas.
  • Gera benefício mútuo de impactos positivos.
  • Provoca mudanças na sua visão de mundo e crescimento individual. 

O que é viajar para você? O que torna uma viagem inesquecível?

Me formei como guia de turismo em 2018 e comecei a pensar em possibilidades de trabalhar com isso através do Territórios. Na época, fiz uma pesquisa com os leitores e seguidores para entender e fiquei muito feliz com a quantidade e conteúdo das respostas. Ficou evidente a vontade de viajar não só para descansar nas férias, a maioria quer fazer algo que promova mudanças e traga aprendizados para a vida. Havia a opção “viagens transformadoras” e ela foi a mais escolhida por quase todos os participantes dessa pesquisa.  

Fiquei super feliz porque tem tudo a ver comigo e o que tento passar ao relatar as minhas viagens. Afinal, não passo de turista pela vida. Não importa se vou passar trabalho, voltar mais cansada ou sentir tristeza, o importante é me sentir viva e aprender com a experiência. Uma viagem que mexe com os sentimentos ou gera inquietações, pode ser excelente para promover conexões profundas com pessoas e culturas. O poder transformador disso é imensurável.

Lembrando dessa pesquisa, quis compartilhar alguns momentos especiais (um é inédito) no oitavo episódio do Tesão de Ouvir. Eu e Luciano Nagel contamos algumas das viagens que transformaram as nossas vidas, deixaram marcas profundas e resgatam fortes emoções até hoje. Aperte na seta para ouvir nossos relatos.

Busque Tesão de Ouvir na sua plataforma de áudio preferida e comece a seguir para novos episódios.
Escute e siga no Spotify

O que é viajar para você? O que torna uma viagem inesquecível? Quais foram as suas viagens transformadoras?

Depois de ouvir, aproveite para responder às perguntas nos comentários:

Viagens transformadoras pelo Brasil e mundo

Resumindo o episódio de podcast:

Luciano destaca a primeira viagem que o transformou e trouxe uma percepção de mundo. 

Foi uma mudança cultural tremenda. Às vezes há uma luta muito grande para aceitar essa diferença cultural, mas aos poucos, a gente vai abrindo a mente se torna uma viagem transformadora.” Ao morar na Inglaterra, Luciano realizou o sonho de estudar inglês e viver no exterior por algum tempo.

Ele afirma como a experiência pode impulsionar certas habilidades que talvez nem tínhamos conhecimento, além de ensinar a viver com as diferenças. 

Continuo contando a minha primeira experiência viajando sozinha ou quando percebi o quão incrível isso poderia ser. Foi em Santa Catarina e já relatado aqui no texto Viaje intensamente

Em seguida trago o meu primeiro choque com a cultura islâmica e como as viagens posteriores foram mudando a minha percepção até ter coragem de viajar sozinha pela Jordânia em pleno ramadã.

Então Luciano complementa trazendo o seu convívio com muçulmanos e tentativa de acompanhar o ramadã com os seus colegas enquanto estudava na Alemanha.

Resolvi acompanhar eles durante uma semana para tentar ver como seria praticar as orações cinco vezes diárias e fazer jejum, só que, no terceiro dia eu passei mal.

Luciano acredita que qualquer viagem para passar um tempo em algum lugar é transformadora e traz aprendizado, seja a experiência negativa ou positiva. Ele recorda viagens a trabalho marcantes e chocantes como acompanhar os Médicos Sem Fronteiras no pós terremoto do Haiti.

Fenômenos da natureza como terremotos, tornados, tsunamis, enfim, essas grandes catástrofes como as pandemias fazem com que a pessoa mude positiva ou negativamente, há uma mudança e a gente está aqui para aprender com isso.”

Minha última experiência no episódio foi a viagem a Cuba, a mais triste já realizada. Tanto que nunca consegui escrever todos os sentimentos vividos por lá em 2007, portanto o relato em áudio é inédito.

Histórias mencionadas ou relacionadas:

Já Luciano finaliza contando como foi vivenciar e noticiar as réplicas do maior terremoto de todos os tempos no Chile. Quando conheceu sua esposa e tudo mudou.

Luciano e Paula no Chile, uma das viagens transformadoras
Luciano traça novos caminhos após a viagem transformadora
receba dicas por e-mail
Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » Viagens transformadoras no Brasil e no mundo

Por fim, convidamos o ouvinte a participar do próximo tema sobre superstição. Você é supersticioso?

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment