Viagens transformadoras: Jordânia

Viagens transformadoras no Brasil e no mundo


Viajar proporciona descobertas, bem-estar e experiências inesquecíveis. Mas pode ir muito além ao impactar positivamente tudo e todos ao nosso redor. O texto traz os benefícios das viagens transformadoras, convida a discussão do seu significado e traz relatos emocionantes em áudio e citações.

Os benefícios de uma viagem transformadora

Para começar, uma jornada transformadora não é somente sobre você, é sobre tudo e todos que estão à sua volta, portanto deve acontecer sempre de forma responsável. Há um propósito, pode ser desafiadora e vai muito além do viver uma experiência inesquecível. Embora ela simplesmente acontece na maioria das vezes, viagens transformadoras podem ser planejadas, mas cada oportunidade deve ser feita com a mente aberta, ter seus momentos de reflexão e sempre buscar construir um significado. As vantagens são muitas, destaco as mais importantes:

  • Aproxima realidades, mesmo sendo diferentes e isso promove conexões profundas com pessoas e culturas.
  • Gera benefício mútuo de impactos positivos.
  • Provoca mudanças na sua visão de mundo e crescimento individual. 

O que é viajar para você? O que torna uma viagem inesquecível?

Me formei como guia de turismo em 2018 e comecei a pensar em possibilidades de trabalhar com isso através do Territórios. Na época, fiz uma pesquisa com os leitores e seguidores para entender e fiquei muito feliz com a quantidade e conteúdo das respostas. Ficou evidente a vontade de viajar não só para descansar nas férias, a maioria quer fazer algo que promova mudanças e traga aprendizados para a vida. Havia a opção “viagens transformadoras” e ela foi a mais escolhida por quase todos os participantes dessa pesquisa.  

Fiquei super feliz porque tem tudo a ver comigo e o que tento passar ao relatar as minhas viagens. Afinal, não passo de turista pela vida. Não importa se vou passar trabalho, voltar mais cansada ou sentir tristeza, o importante é me sentir viva e aprender com a experiência. Uma viagem que mexe com os sentimentos ou gera inquietações, pode ser excelente para promover conexões profundas com pessoas e culturas. O poder transformador disso é imensurável.

Lembrando dessa pesquisa, quis compartilhar alguns momentos especiais (um é inédito) no oitavo episódio do Tesão de Ouvir. Eu e Luciano Nagel contamos algumas das viagens que transformaram as nossas vidas, deixaram marcas profundas e resgatam fortes emoções até hoje. Aperte na seta para ouvir nossos relatos.

Depois de ouvir, aproveite para responder às perguntas nos comentários:

O que é viajar para você? O que torna uma viagem inesquecível? Quais foram as suas viagens transformadoras?

Clique se não sabe o que é um podcast


Podcast é a evolução do hábito de ouvir rádio. As maiores diferenças são democratização (qualquer um pode criar um programa) e poder de escolha. O ouvinte decide em qual dispositivo, plataforma e horário deseja escutar sem a frustração de procurar uma estação e não achar nada bom. Ainda pode baixar para usar quando estiver sem internet. O lado ruim é cada vez ter mais opções, por isso, é bom seguir, favoritar e recomendar os que mais gosta.

Tecnicamente, é uma transmissão de arquivo de áudio pela internet. Onde um produtor de conteúdo cria o programa e vai postando os episódios que podem ter entrevistas, bate-papo, opinião, leitura, música e a lista é infinita. Inclusive, programas rádio e TV tradicionais estão migrando, ou criando versões nesse formato, para não perder espaço para a concorrência.

Viagens transformadoras pelo Brasil e mundo

Resumindo o episódio de podcast:

Luciano destaca a primeira viagem que o transformou e trouxe uma percepção de mundo. 

Foi uma mudança cultural tremenda. Às vezes há uma luta muito grande para aceitar essa diferença cultural, mas aos poucos, a gente vai abrindo a mente se torna uma viagem transformadora.” Ao morar na Inglaterra, Luciano realizou o sonho de estudar inglês e viver no exterior por algum tempo.

Ele afirma como a experiência pode impulsionar certas habilidades que talvez nem tínhamos conhecimento, além de ensinar a viver com as diferenças. 

Continuo contando a minha primeira experiência viajando sozinha ou quando percebi o quão incrível isso poderia ser. Foi em Santa Catarina e já relatado aqui no texto Viaje intensamente

Em seguida trago o meu primeiro choque com a cultura islâmica e como as viagens posteriores foram mudando a minha percepção até ter coragem de viajar sozinha pela Jordânia em pleno ramadã.

Então Luciano complementa trazendo o seu convívio com muçulmanos e tentativa de acompanhar o ramadã com os seus colegas enquanto estudava na Alemanha.

Resolvi acompanhar eles durante uma semana para tentar ver como seria praticar as orações cinco vezes diárias e fazer jejum, só que, no terceiro dia eu passei mal.

Luciano acredita que qualquer viagem para passar um tempo em algum lugar é transformadora e traz aprendizado, seja a experiência negativa ou positiva. Ele recorda viagens a trabalho marcantes e chocantes como acompanhar os Médicos Sem Fronteiras no pós terremoto do Haiti.

Fenômenos da natureza como terremotos, tornados, tsunamis, enfim, essas grandes catástrofes como as pandemias fazem com que a pessoa mude positiva ou negativamente, há uma mudança e a gente está aqui para aprender com isso.”

Minha última experiência no episódio foi a viagem a Cuba, a mais triste já realizada. Tanto que nunca consegui escrever todos os sentimentos vividos por lá em 2007, portanto o relato em áudio é inédito.

Histórias mencionadas ou relacionadas:

Ouça e siga Tesão de Ouvir nas plataformas:

Anchor

Apple Podcasts
https://podcasts.apple.com/us/podcast/tes%C3%A3o-de-ouvir/id1524053374

Breaker
https://www.breaker.audio/tesao-de-ouvir

Google Podcast (somente Android)
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yYjg3MGI4OC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Overcast
https://overcast.fm/itunes1524053374/tes-o-de-ouvir

Pocket Casts
https://pca.st/i67sbjj4

RadioPublic

INICIAL » EXPERIÊNCIAS » Viagens transformadoras no Brasil e no mundo

Por fim, convidamos o ouvinte a participar do próximo tema sobre superstição. Você é supersticioso?

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta