O que é Astroturismo
A palavra significa viajar para destinos específicos para observar os astros no céu e essa prática vem ganhando adeptos na última década. O maior exemplo foi o eclipse solar de 2017 que deu para ver aqui no Brasil. Na época, milhões de pessoas se organizaram para vê-lo e se transformou em um dos maiores públicos já registrados para qualquer evento científico, atlético ou de entretenimento, conforme estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Além disso, a cada ano novos parques entram no Programa Internacional Dark Sky Places (áreas com mínima poluição luminosa), como o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro.
Não sei você, mas sou fascinada pela beleza do céu a qualquer hora do dia e a noite as possibilidades se expandem ao infinito. Dá para relaxar, fazer pedidos para as estrelas cadentes, identificar corpos celestes, prever o futuro, compreender o passado… Enfim, o limite é a nossa imaginação e a ciência trazendo cada vez mais rápido descobertas e possibilidades para a humanidade.
Eventos no céu até dezembro de 2025:
Possibilidade de ver as melhores auroras em 20 anos
Regiões que normalmente não veem a aurora boreal e a aurora austral, como China, França e sul da Austrália, estão tendo o privilégio desde o ano passado. Acontece pelo Sol ter alcançado o máximo em seu ciclo de atividade solar de aproximadamente 11 anos. Entre março e setembro de 2025, durante os equinócios, quando o eixo da Terra não está inclinado nem em direção, nem para longe do sol, criam a geometria ideal para exibições espetaculares de auroras ao redor dos polos — e este ano, esses shows de luzes provavelmente ocorrerão mais ao norte e ao sul.
A magia da Via Láctea entre fevereiro e outubro
Para observar a Via Láctea, é essencial buscar locais com céu escuro e limpo, longe da poluição luminosa, como fizeram dois amigos aqui no Rio Grande do Sul. A composição difere conforme o hemisfério de onde está observando, sendo a melhor época no Brasil a partir de abril.
Prefira fotografar durante luas novas para evitar interferência de luz.
29 de março – Eclipse solar parcial visto no hemisfério norte

Quando a lua fica em frente ao sol por minutos. A visibilidade será melhor no Canadá, na Groenlândia e no norte da Europa. Porém, nunca olhe diretamente para o Sol! Use óculos de visualização solar e filtro na câmera.
22 e 23 de abril – Chuva de meteoros Líridas no hemisfério norte
Uma das mais antigas chuvas de meteoros anuais da Terra, esse evento astronômico atinge o seu pico com possibilidade de ver 20 meteoros por hora.
5 e 6 de maio – Chuva de meteoros Eta Aquáridas visto no céu do hemisfério sul
Os detritos criados pelo Cometa Halley vão enviar meteoros para a Terra este ano, atingindo o pico com o surgimento de aproximadamente 50 estrelas cadentes por hora. Embora seja possível assistir à chuva de meteoros no mundo todo entre os dias 19 de abril a 28 de maio, as pessoas no hemisfério sul têm maior visibilidade no início da manhã.
12 a 13 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas no hemisfério norte
Um dos maiores e mais populares fenômenos naturais, as Perseidas são conhecidas por seus meteoros brilhantes e numerosos. Procure áreas com pouca poluição luminosa.
7 de setembro – Eclipse lunar total melhor visto do oriente
O segundo dos dois eclipses lunares totais deste ano recompensa, pois será visível em todas as regiões que não conseguiram vivenciar o primeiro. Ou seja, toda a Ásia e Austrália, e as partes central e oriental da Europa e África terão uma boa visão.
21 de setembro – Eclipse solar parcial no hemisfério sul oriental
Seguindo os passos do eclipse lunar no início do mês, o segundo eclipse solar parcial do ano atingirá lugares que não puderam ver o de março. Qualquer pessoa na Nova Zelândia, Antártida e no sul do Oceano Pacífico deve preparar seus equipamentos de segurança para visualizar esse fenômeno.
5 de novembro – A maior lua cheia de 2025
A maior e mais brilhante lua do ano, também chamada de Superlua será em novembro, vista do mundo todo. O fenômeno ocorre quando uma lua cheia acontece ao mesmo tempo em que a lua está em seu ponto mais próximo da Terra. As luas cheias de outubro (6) e dezembro (4) também serão superluas.
7 e 14 de dezembro – Chuva de meteoros Geminídeas
Conhecida por seus meteoros brilhantes e cauda longa colorida, Geminídeas terá o seu auge entre os dias 13 e 14 de dezembro, quando será possível ver cerca de 150 estrelas cadentes por hora, se o céu estiver limpo. Será vista do mundo todo, mas com melhores condições no hemisfério norte.
6 lugares perfeitos para ver estrelas

Alguns destinos e hospedagens proporcionam experiências incríveis envolvendo observação de estrelas e eu já aproveite várias. Certamente terão outras para complementar no futuro, por hora deixo as melhores experiências que eu tive. Sem dúvida, a melhor visibilidade é no deserto, mas tem épocas indicadas conforme o objetivo de cada um. Por exemplo, quer olhar a lua, algum planeta ou evento específico? Precisa saber o calendário. Se quer o céu o mais estrelado possível, fotografar a Via Láctea ou buscar ETs, evite a lua cheia e prefira a lua nova!
1. Outback
O deserto no meio da Austrália que ocupa boa parte do país com terras secas e pedras em imensa maior quantidade que dunas de areia é chamado Outback. Sobrevivi a um acampamento ao relento em volta da fogueira e foi indescritível, vi coisas nunca antes percebidas por estar muito isolada sem qualquer luz por perto. Se um dia senti presença de ETs, com certeza foi nesses momentos no Red Center.
2. Sahara
Sahara, o maior deserto do mundo se estende por vários países no norte da África. Sendo a minha primeira vivência em deserto um acampamento no Marrocos no estilo berbere, mas não precisa nada daquele luxo com aquele céu absurdo caindo em cima de mim.
Mais de uma década depois fiz uma trilha noturna para ver o sol nascer no topo do Monte Sinai, no Egito. Lá o deserto é de pedras sem dunas, mas a areia e secura do Sahara estão no ar. Felizmente, peguei uma noite fria sem vento e lá estava a Via-láctea deslumbrante. Era preciso me policiar constantemente para não tropeçar tamanho o meu encantamento olhando para o céu.
3. Wadi Rum
Wadi Rum, na Jordânia, já foi cenário de diversos filmes de ficção espacial por lembrar o terreno de Marte e outros planetas divulgado por cientistas. Antes de partir minha expectativa de olhar para cima no acampamento beduíno era gigante. A experiência com os locais e as paisagens foi incrível, mas maio era início da temporada de tempestades de areia e a visibilidade estava comprometida.
Ainda na Jordânia, dias após fui para a Reserva da Biosfera Dana e me hospedei em um lodge autosustentável ccom um telescópio no terraço e aulas de astronomia ministradas por um beduíno. Aprendi um monte, mas era lua cheia, ofuscando todos os outros astros. Esse é um exemplo que pode ser mais bem-planejado se o objetivo for ver um céu estrelado, como expliquei no início.

4. Namib–Naukluft
O deserto da Namíbia é o mais antigo do mundo e com as dunas mais altas. Lá, aluguei um carro com barraca em cima e fiz um roteiro por conta própria. O céu é magnífico, mas estava sempre tão cansada que pegava no sono antes de conseguir aproveitar a beleza das estrelas quando parava em algum camping. Fora dos lugares marcados, nem pensar em relaxar olhando estrelas porque leões, elefantes e todos os perigosos animais africanos ficam soltos. Eles têm fome ou não gostam de humanos.
5. Jalapão
Jalapão é bioma cerrado, considerado deserto pela pouca população e não pelas poucas dunas laranjas. Consequentemente, a iluminação das cidades é rara e as oportunidades são várias para quem acampa na beira do rio, como eu fiz por 5 dias. Especialmente em 2025 será um ótimo ponto para observar as chuvas de meteoros mencionadas.
6. Atacama
O deserto do Atacama, no Chile, é considerado um dos melhores lugares do mundo para ver estrelas pela visibilidade, tanto que cientistas do mundo todo montam bases por lá para estudar o universo. Tem passeios no planetário, hotéis com telescópios profissionais e atividades educativas na propriedade, como experimentei no Lodge Alto Atacama.
Independente dessa lista, apreciar estrelas e viajar estão sempre juntos. Quando não acampo, tem o caminho até o destino com trechos afastados da luz dos centros urbanos, por exemplo, basta sentar na janela e se entreter olhando para cima, ou para o lado se for de avião. Para facilitar a nossa vida, hoje ainda tem aplicativos super legais para identificar pontos de luz até da cidade, basta apontar o celular e ir viajando. Entre eles, Sky Safari e Star Tracker.
Para ouvir
Clique no botão tocar para ouvir as dicas de viagens para os lugares mais incríveis para olhar o céu e se encantar com as estrelas ou continue a leitura a seguir. Além de turista, também conto minha experiência com os astros como um ser influenciado pelos planetas e compartilho um trecho enviado pela astróloga Titê sobre essa Grande Conjunção de Júpiter e Saturno. Ierecê Cheffe nos deixou no fatídico 2020 e semanas antes me enviou um áudio reforçando um momento importante previsto no meu mapa astral.
E você, que também é fissurado por estrelas, conte a sua melhor experiência nos comentários.

© Todos os direitos reservados. Ilustração de capa de Pixabay
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças