Dentro de um vale rodeado por rochas e coberto por um céu incrível fica o Alto Atacama Desert Lodge & Spa. O melhor hotel no Atacama para se sentir totalmente integrado ao ambiente sem abrir mão do conforto.

Acesso rápido: Relato | Como foi a hospedagem | Spa | Atividades | Reservar agora

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail
Conjunto de suítes integradas ao ambiente tornam este o melhor hotel no Atacama
Conjunto de suítes integradas ao ambiente

O melhor hotel no Atacama para apaixonados por montanhas

O meu objetivo era renovar as energias, mas a proposta do Alto Atacama vai além, busca abrir a mente do viajante para explorar, sentir e se conectar com o deserto mais árido do mundo. São oferecidos mais de trinta passeios contemplativos e de aventura guiados por uma equipe qualificada e do bem. Pessoas orgulhosas das histórias e belezas naturais do seu local de trabalho passam aquela energia boa ao nos atender, seja nos passeios ou nos serviços do hotel.

E isto é sentido desde a entrada até o translado para o aeroporto. O consierge nos esperava com um sorrisão e assim que nos acomodamos tratou de explicar as opções e organizar como seriam os nossos próximos dias de acordo com os nossos interesses.

Pergaminho com opções de passeios na recepção
Pergaminho com opções de passeios na recepção

Os passeios no Atacama

Excursões do dia
Excursões do dia

Sem importar se um hóspede ou o grupo todo escolhe determinada excursão, ela fica agendada e visível no quadro de atividades do dia, este fica aberto para os demais viajantes. E assim o meu primeiro tour foi ali mesmo dentro do hotel no dia da chegada, um curso prático de astronomia andina após o jantar.

Durante uma hora observamos constelações, planetas e buracos negros a olho nu ou no super telescópio onde consegui ver com nitidez a lua e até os anéis de saturno. O instrutor respondia nossas perguntas e indicava o que o céu tinha para nos mostrar naquela noite. A área é em local alto e afastado para evitar qualquer interferência de luz, no entanto, a lua estava linda e brilhante ofuscando a maioria das estrelas. O ideal para ver mais seria em noites de lua nova.

No dia seguinte parti apenas com a guia e o motorista para caminhadas leves nos Valle Del Arco Iris e Hierbas Buenas. Este último sítio para apreciar a vegetação e petroglifos, desenhos nas rochas feitos por habitantes ou viajantes pré-históricos.

Petroglifos em Hierbas Buenas
Petroglifos em Hierbas Buenas
Valle del Arco Iris
Valle del Arco Iris

Na última manhã ainda sobrou tempo para a Quebrada De Kari, trilha de dificuldade média seguindo um rio de sal seco por dentro do Valle de La Luna. Um passeio exclusivo para poucos guias cadastrados devido a fragilidade do terreno e disponível no Alto Atacama. (aguarde o artigo detalhado desta experiência)

No início da trilha para Quebrada de Kari
No início da trilha para Quebrada de Kari

Quem prefere sair por contra própria, pode pegar as bicicletas disponíveis na recepção ou utilizar o serviço de translado para São Pedro de Atacama. E ainda pode incluir um turno no spa dentro da agenda de passeios.

Espaço para o banho Inca ao ar ar livre no melhor hotel no Atacama
Espaço para o banho Inca ao ar ar livre
Thais na piscina interna do spa porque o dia estava frio
Thais na piscina interna do spa porque o dia estava frio

Puri Spa

O Spa, ou melhor, um oásis no meio do deserto, oferece uma série de tratamentos individuais ou em duplas para se sentir completamente revitalizada. Três opções realizadas em sequência estão contempladas na diária e foi como passei a minha solitária tarde de domingo.

Em dias quentes e ensolarados o atendimento ocorre ao ar livre em espaços escondidos e muito especiais. Diferente das minhas amigas, peguei um desses dias e fiz um tratamento ainda mais completo sentindo de perto a energia das montanhas e de uma árvore de 600 anos.

Árvore de 600 anos fez a sombra durante a  massagem
Árvore de 600 anos fez a sombra durante a  massagem

Começou com uma massagem relaxante nas costas, continuou com um banho Inca e terminou com lavado de pés seguido de reflexologia. Destaque para o momento inspirado em como os Incas mais poderosos se banhavam.

No primeiro instante foi difícil escolher entre apreciar a paisagem ou fechar os olhos enquanto a atendente massageava minha cabeça com creme de abacate. Acabei entregue ao relaxamento pleno dentro da banheira aquecida com água retirada de 70 metros de profundidade que contém os mesmos gases e sais minerais da Laguna Cejar. Lagoa do Atacama conhecida por suas propriedades benéficas ao corpo e temperatura congelante.

A vista do meu terraço no melhor hotel no Atacama
A vista do meu terraço
Caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais
Caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais

A Suíte Tilo

O meu quarto era quase uma cabana com pátio privativo, terraço com vista para o lago e bastante espaço. E como os meus amigos foram escalar um vulcão, meus companheiros no Alto Atacama foram praticamente silêncio, privacidade e excelente sinal de wifi.

A suíte é equipada com amplo armário para se espalhar de forma organizada; um cofre com espaço para colocar o notebook; linha completa de amenidades e o básico de um bom hotel como secador de cabelo, aquecedor, televisão e frigobar. E entre os mimos, garrafa térmica e uma gracinha de caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais. Claro que virou meu diário oficial da viagem ao Atacama.

O meu quarto no melhor hotel no Atacama
O meu quarto
O terraço
O terraço
O pátio privativo
O pátio privativo

São três tipos de acomodações para até três pessoas somando 42 quartos. Pelo menos um acessível para cadeirantes e alguns conectados para unir famílias.

Café da manhã, almoço, jantar e lanche

Doce de milho com pêssego típico do Chile
Doce de milho com pêssego típico do Chile

Culinária regional para complementar a experiência de pensão completa no Alto Atacama. As refeições são feitas com maioria de produtos colhidos na horta do hotel ou vindos de produtores próximos com intuito de valorizar os pratos chilenos com ingredientes como batatas, quinoa e chañar.

O buffet de café da manhã é servido no restaurante principal com vasta gama de opções. No entanto, poderá ser servido na habitação em dias de baixa ocupação e, para quem não viu a variedade do buffet, sugiro o que eu pedi no último dia porque estava maravilhoso: iogurte de baunilha com granola e uvas, salmão defumado, suco de amora, creme de queijo e croissants.

Café da manhã no restaurante
Café da manhã no restaurante
Churrasco Atacameño
Churrasco Atacameño

Os almoços aos sábados são especiais servidos ao ar livre próximo às piscinas. Logo na chegada peguei um churrasco Atacameño com um lindo buffet de saladas e sobremesas. Nos demais dias e nos jantares, o serviço é a la carte no restaurante principal.

Vista no final da tarde
Vista no final da tarde

E antes de partir para o aeroporto, pegamos um lanche delicioso no bar. Pedi sanduíche com água e no pacote veio suco, chocolate e maçã além do solicitado. O bar e o restaurante são abertos ao público.

O lago dentro do melhor hotel no Atacama
O lago dentro do Alto Atacama

Áreas compartilhadas

Piscina aquecida ao ar livre no melhor hotel no Atacama
Piscina aquecida ao ar livre

Além de apreciar todo este cenário no conforto da suíte, pode aproveitar as áreas ao ar livre espalhadas pela propriedade. Tem um pequeno museu com todas as pedras encontradas no vale, vários jardins, uma jacuzi e quatro piscinas, sendo duas aquecidas. De noite acendem a lareira e fogueiras para quem prefere curtir as estrelas.

Reserve o melhor hotel do Atacama

Transporte para os passeios e translado. A agenda deve ser organizada previamente ou no primeiro dia para ter maior disponibilidade de atividades e guias
Transporte para os passeios e translado. A agenda deve ser organizada previamente ou no primeiro dia para ter maior disponibilidade de atividades e guias

Alto Atacama Desert Lodge & Spa trabalha com sistema tudo incluso contemplando translado, refeições e passeios na diária. Visite o site. Apenas algumas bebidas alcoólicas e tratamentos específicos do spa são cobrados à parte.
RESERVE PELO BOOKING

Onde: Camino Pukará s/n, Suchor, Ayllú de Quitor. Fica 15 minutos distante de São Pedro de Atacama com transporte frequente para a cidade e translado para o aeroporto de Calama. Basta agendar ou se informar na recepção.

Vista no final da tarde no melhor hotel no Atacama
Vista no final da tarde
Corredores externos
Corredores externos
Computadores à disposição
Computadores à disposição
A lojinha
A lojinha
Bicicletas à disposição dos hóspedes
Bicicletas à disposição dos hóspedes

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive nesta hospedagem.

Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CHILE » SAN PEDRO DE ATACAMA » O melhor hotel no Atacama para apaixonados por montanhas
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment