Lagunas Escondidas para se surpreender no Atacama


Um dos lugares mais diferentes do Atacama surpreende pela beleza e por ser uma das raras vezes que a interferência do homem na natureza foi pra melhor. O local era um salar raso quando começaram a perfurar para retirar lítio, o tempo passou e lagoas se formaram dando origem a um novo atrativo: as Lagunas Escondidas.

Atenção! Chile está fechado para turismo.

Leia todos os artigos sobre o Chile

Veja onde nos hospedamos

Agende tours, transfers e ingressos online

Seguro viagem com cobertura Covid-19 é obrigatório

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Lagunas Escondidas de Baltinache

Quando desci da van fiquei encantada com o contraste do cenário, um tom de azul incrível delimitado pelo branco do salar era rodeado pelos tons pálidos do deserto. Montanha de um lado e um infinito de pedras escuras moldavam caminhos de sal para o outro lado. Iria ficar a manhã toda fotografando a primeira lagoa se Valentina não insistisse na beleza das outras. O normal seria eu ter vontade de seguir o caminho para descobrir além, mas o azul havia me hipnotizado e foi difícil sair dali.

Eu hipnotizada pelo azul das Lagunas Escondidas
Eu hipnotizada pelo azul das Lagunas Escondidas

E assim foram em todas as sete lagoas cristalinas com seus diferentes formatos e tons de azul. Uma parece verde, outras tem a cor do céu e tem aquelas que enganam por mostrarem o reflexo marrom da montanha. E a perfeição segue no percurso lembrando o formato yin yang (símbolo do equilíbrio) em algumas curvas. No meio as demarcações somem e cada um segue o seu passo tentando se equilibrar na crosta seca de sal escuro (achava ser pedra a parte escura e é sal com terra).

O caminho de sal
O caminho de sal
Equilíbrio para caminhar com cuidado na crosta de sal
Equilíbrio para caminhar com cuidado na crosta de sal

Então escutei uns barulhos estranhos como se o chão estivesse ruindo, pedi silêncio aos quatro amigos e eles se assustaram no primeiro momento. Contudo, era apenas o sal se expandindo com o calor do sol e talvez fosse imperceptível se houvessem mais turistas presentes. Como a atração é relativamente nova e o acesso é restrito a algumas agências de turismo, não havia outro grupo além do nosso.

Após o encantamento, vem o relaxamento. Depois de quase uma hora de caminhada pode escolher mergulhar na água congelante, porém, com propriedades excelentes para saúde da pele; degustar um coquetel e fazer shiatsu com sino responsável por te leva pra outra dimensão. Dispensei o banho por ser inverno e delirei nas demais opções exclusivas da FlaviaBia Expediciones.

Shiatsu com Valentina neste visual e temperatura agradável
Shiatsu com Valentina neste visual e temperatura agradável

E o clima estava tão perfeito que nem foi necessário armar a barraca para se proteger do vento. Tanto a mesa com os quitutes quanto a cama da massagem ficaram totalmente ao ar livre tornando a experiência ainda mais especial. Enquanto o corajoso Alan entrou na água (apenas a primeira e a última tem banho), nós fomos vestir os roupões e aguardar a vez de sermos atendidas pelas mãos da Valentina.

O trio amigas viajantes: Thaís, eu e Gardênia
O trio amigas viajantes: Thaís, eu e Gardênia

As sete pequenas lagoas são todas salgadas e cheias de lítio, entre outros minerais, semelhante a famosa Laguna Cejar. Apenas formato e profundidade são diferentes, mas ainda sem confirmação porque ninguém conseguiu alcançar o fundo. Afinal o corpo não afunda devido ao grande volume de sal.

As 7 Lagunas Escondidas

Última lagoa onde o banho é permitido
Última lagoa onde o banho é permitido
Escada de sal para entrar na primeira lagoa
Escada de sal para entrar na primeira lagoa
A lagoa verde
A lagoa verde
Textura de sal imerso
Textura de sal imerso
O reflexo das montanhas
O reflexo das montanhas
A lagoa mais rasa
A lagoa mais rasa
Salar e a lagoa mais estreita
Salar e a lagoa mais estreita
A menor das lagoas
A menor das lagoas

Este foi o passeio com as paisagens mais belas e inusitadas da viagem ao Deserto do Atacama, mas os outros não ficam muito atrás nos quesitos experiências e belezas naturais. Aos poucos vou contado como foram agitados meus oito dias em San Pedro de Atacama.

Tome Nota Tour no Atacama

Lagunas Escondidas de Baltinache está localizada entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko, distantes poucos minutos de San Pedro de Atacama, e tem acesso permitido via agência de turismo. Como estrutura ao viajante tem duchas geladas para tirar o sal e toalete na entrada.

Para mais informações e contratar o passeio com Flaviabia Expediciones escreva para elalembrando de mencionar que leu aqui no Territórios para ganhar 10% de desconto em qualquer passeio da agência. O tour dura 5 horas com saídas pela manhã ou tarde (dizem ser mais movimentado para ver o pôr do sol), buscam no hotel e o lanche com vinhos, doces e salgados está incluso no pacote.

O que levar no passeio: água, óculos, boné, casaco corta-vento, tênis de caminhada e roupa de banho. Mesmo quem não se anima entrar na água, deve levar biquíni/bermuda para a hora da massagem. Vá vestida, tire o excesso de roupa na van e coloque o roupão que também serve de toalha. E se for inverno acrescente luva, manta, gorro, roupa térmica e casaco grosso. Eu dei muita sorte em pegar um dia quente sem vento em pleno junho. Leia o texto completa e saiba como se vestir no Atacama.

Vinho chileno, sobremesa e aperitivos no coquetel
Reflexos no caminho
Reflexos no caminho

Conheça os outros tours no Atacama com FlaviaBia Expediciones:

Relaxamento profundo em Termas de Puritama

Expedição Salar Uyuni

Salar de Atacama

Laguna Cejar, Salar de Ojos e Laguna Tebinquiche

Lagunas Altiplânicas

Valle de la Luna

Piedras Rojas

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive este passeio.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CHILE » SAN PEDRO DE ATACAMA » Lagunas Escondidas para se surpreender no Atacama
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comentários

    • Nada André, eu realmente gostei do serviço e citei da mesma forma que cito vários outros em 10 anos de Territórios. Como diz no texto acima, foi um projeto e os passeios foram cortesia. Eu relato como foi de verdade. Se gostei, ou não

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto