Quando falamos em Cataratas do Iguaçu não é possível conhecer em um fim de semana, pois metade fica no Brasil e metade na Argentina. Cada lado administrado por empresas diferentes e com uma série de atrações.  Os dois merecem a visita por serem experiências completamente diferentes. Um dia em cada parque dá para conhecer o básico. Quatro dias é o ideal para a experiência nas Cataratas ser completa nos dois países. Hoje conto como foi no Parque Nacional del Iguazú.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

A parte de cima é o lado argentino com uma das passarelas do Circuito Superior. Garganta del Diablo à esquerda
A parte de cima é o lado argentino com uma das passarelas do Circuito Superior. Garganta del Diablo à esquerda
Cataratas do lado brasileiro+ O lado brasileiro das Cataratas

Parque Nacional del Iguazú (Cataratas argentina)

Parque Nacional del Iguazú, em Puerto Iguazú, existe desde 1934 e oferece a experiência única de sentir as cataratas bem de perto por meio de passarelas no rio Iguaçu. São dois circuitos que passam por diversos saltos e a famosa Garganta del Diablo, o volume de água mais impressionante que já vi na vida.

Circuito superior do Parque Nacional del Iguazú
Circuito Superior – caminhando em cima das Cataratas

Além de caminhar nas passarelas até chegar pertinho da Garganta del Diablo, o parque oferece outras atrações. Entre elas, trem ecológico, praças de alimentação, trekking na Isla San Martin (1h), trilha Macuco (3 km) e Verde (15 min); safari 4×4, passeio ecológico navegando no rio Iguaçu e o Gran Aventura. Os dois últimos são aventuras incríveis, uma assustadora navegação em bote inflável bem ao lado das quedas d’água e, literalmente, um mergulho dentro das Cataratas.

Vou contar, na ordem dos acontecimentos, como foi passar o dia nesse parque ou clique nos links acima para ir direto ao relato do atrativo.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Garganta del Diablo

Rumo à grande atração do Parque Nacional del Iguazú
Caminhando para um buraco

Primeiro, pela trilha Verde até a estação Cataratas, onde pegamos o trem que leva para o Circuito Superior (35 minutos) e Garganta del Diablo no meio da selva. Passarelas lotadas de turistas e o som das águas aumentando até ver o que parecia ser um buraco. O vapor da água foi aumentando e molhando tudo até se deparar com a Garganta. Lugar que é preciso sentir pessoalmente para entender a força dessas águas, desculpe, mas não tem como explicar. Na volta uma linda borboleta azul pousou em mim e ficou grudada por todo o caminho, dizem ser sorte!

O Passeio Ecológico

Passeio ecológico no Parque Nacional del Iguazú
Passeio ecológico

A maioria das pessoas pega o trem. No entanto, o indicado para quem gosta de emoção é voltar de bote inflável no Passeio Ecológico. Um guia vai remando e a impressão é de que a correnteza vai aumentar e seremos jogados nas cataratas. É muito próximo, dá para ver uma grande nuvem de vapor que fica mudando de forma e tamanho em cima da Garganta. O bote foi seguro, seguiu pela margem do rio e entrou em canais na mata fechada. O barulho das cataratas seguiu nos acompanhando, mas veio a sensação de segurança, as árvores pareciam nos proteger. No trajeto por águas rasas e limpas dava para ver o fundo e animais como tartarugas, quatis e as borboletas nos acompanhando sempre.

Arco-íris sempre presente no Parque Nacional del Iguazú
Arco-íris sempre presente no Circuito Superior
Parque Nacional del Iguazú
Proximidade das Cataratas no Circuito Superior

Caminhada no Circuito Superior

Pausa para o almoço e a preguiça não nos impediu de seguir explorando o Circuito Superior, uma paisagem mais bonita que a outra, prepare sua câmera! Sol e arco-íris foram companheiros constantes até no momento da atração top, no quesito emoção, o Gran Aventura. Mas este terá um post exclusivo em breve.

Já estive no lado argentino das Cataratas em um dia nublado e o sol brilhando fez toda a diferença para as fotos, mas a primeira impressão é a mais impressionante:

Molhadas na Garganta do Diabo, no Parque Nacional del Iguazú
Molhadas na Garganta do Diabo

Dava medo de continuar a caminhada por que começou a chover forte, imaginei o rio subindo rapidinho e alcançando a passarela, como já aconteceu outras vezes em épocas de enchente. Fiquei completamente molhada da chuva e da névoa que vinha das cachoeiras.

Visita em 2007

Tome Nota Parque Nacional del Iguazú

A entrada no Parque Nacional del Iguazú só pode ser paga com pesos argentinos, custa $100, $70 para residentes do Mercosul (Brasil e Paraguai) e $40 para argentinos. Funciona diariamente das 8h às 16h.

Iguazú Jungle faz os Passeio Ecológico e Gran Aventura. O primeiro acontece na parte superior do rio Iguaçu por 2,5 km. Tem saídas a cada 15 minutos na estação Garganta e dura 20 minutos. O Gran Aventura acontece a cda 1 hora a partir das 8h45 e dura 1 hora. O passaporte para os dois cuata $290 pesos.

Almoce no restaurante La Selva, tem buffet variado, parrilla e free wifi.

Na saída tem lojinhas com delícias argentinas e o frappé gelado com doce de leite da Havanna. Divino para repor as energias.

Parrilla do La Selva
Parrilla do La Selva
Frappé delicioso

Frappé delicioso
+ Parques na Argentina:

Paredes de gelo chegam a 60 metros de altura

+ Isla Martino
+ Laguna Nimez
+ Parque Nacional de Los Glaciares
+ Parque Nacional Nahuel Huapi

+ Parque Provincial Aconcágua
+ Tierra del Fuego

Essa viagem foi patrocinada.

Roberta MartinsMaurício OliveiraLuiz Jr, Gleiber Oliveira Daniella Mendes.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ARGENTINA » PUERTO IGUAZÚ » A força das águas no Parque Nacional del Iguazú

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros: Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu

PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional

ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros: Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

ApoiadoresMoleco – Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

5 Comments

  1. Gostei bastante do artigo e das fotografias, parabéns pelo seu blogue, continue com o bom trabalho.

    Cumprimentos

  2. Amei, amei, amei!!! Vou lendo e automaticamente me enchendo de uma incrível saudade daqueles momentos maravilhosos que passamos todos juntos! Um beijão!

Write A Comment