Benevento Chocolate & Café nos Caminhos de Pedra


O roteiro Caminhos de Pedra, na zona rural do município de Bento Gonçalves apresenta uma ampla gastronomia, onde o turista pode ajustar seu paladar com as diferentes categorias de comida. Há refeições ao longo do trajeto para todos os gostos. Restaurantes que servem comidas típicas italianas, massas, risotos, assados, café colonial, cucas e chocolates artesanais. A experiência hoje é sobre o Benevento Chocolate & Café.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Estado em risco alto e altíssimo com bandeiras vermelha e preta para Covid-19.

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Benevento Chocolate & Café

Por Luciano Nagel ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Neste encantador trajeto onde é possível desfrutar de sabores e aromas, vale a pena dar uma parada na Benevento Chocolate & Café. Uma cafeteria com inspirações italianas em sua arquitetura e gastronomia, no entanto, o enfoque principal é o chocolate, que realmente é uma delícia. De acordo com o proprietário do local, Eduardo Benvenutti.

O chocolate segue a tendência de ser o mais natural possível, portanto optamos pelo bean to bar, ou seja, da amêndoa à barra, com a seleção de frutos e a qualidade assegurada em nossas barras e produtos“, disse o jovem empreendedor.

Os produtos ofertados na loja são diferenciados e exclusivos tendo como o astro, o cacau, matéria-prima do chocolate. Ao entrar no estabelecimento, o cliente em seguida é atendido por um dos funcionários da loja que explica detalhadamente as características dos produtos ofertados. Vão desde cafés de outras regiões do Brasil, como São Paulo e Minas Gerais, assim como os saborosos tipos de tortas e chocolates. Entre as opções de chocolates, Benvenutti destacou as barras em versão diet, além de produtos para veganos, alérgicos e celíacos. 

Beneveto Chocolate & Café
Benevento Chocolate & Café é uma ótima opção de parada nos Caminhos de Pedra
Beneveto Chocolate & Café
Ambiente interno da chocolateria oferece também diferenciados cafés

Conversando com Eduardo Benvenutti ele me explicou como são produzidos os chocolates, que chegam a possuir 80% de cacau vindo do Pará, na região norte do país. Resumindo para o leitor, a expressão inglesa bean to bar (da amêndoa à barra), significa o cacau colhido maduro em fazendas localizadas no estado paraense, passando posteriormente por uma fermentação e secagem do fruto. Já na Serra gaúcha, no atelier do proprietário, são selecionadas cuidadosamente as melhores amêndoas. Depois disso os grãos são torrados e descascados para se obter o famoso Nibs. 

quero dicas do Brasil

Mas, afinal o que é Nibs?

É a matéria prima usada para fazer o chocolate. São pequenos pedaços crocantes e amargos. Possuem muitos benefícios para o nosso corpo pois é rico em antioxidantes, flavonoides, fibras, ajudam a controlar a pressão arterial, dentre outros benefícios. É uma opção saudável para o lanche da tarde e combina muito bem com frutas, iogurte e até com comidas salgadas.

A fabricação de chocolates, no estilo artesanal, ou seja, bean to bar é uma tendência que vem se expandindo em várias cidades espalhadas pelo mundo, inclusive em Bento Gonçalves na Benevento Chocolate & Café. 

Benevento Chocolate & Café conta com um enorme pátio com mesinhas e almofadas para os clientes fazerem piquenique

Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?

“A gente não quer só comida,
A gente quer comida,
Diversão e arte!’’

Assim diz a letra da música “Comida” de Titãs, uma das melhores bandas de rock Brasil na década de 80. Se você tem sede, ao visitar a Benevento Chocolate & Café, sugiro experimentar o suco de cacau, bem gelado! Não vai se arrepender. Se tem fome, peça um sanduíche, feito com pão de cacau, castanha e mel, queijo, presunto parma, figo e rúcula, É maravilhoso! De sobremesa, que tal a Torta Benevento? Produzida artesanalmente com chocolate bean to bar, uma deliciosa fatia de torta a base de brownie, mousse de chocolate branco e mousse de chocolate 71% cacau. Para finalizar a tentação da gula, saboreie um chocolate quente gelado. Não prezados leitores, não estou delirando… a bebida se chama “chocolate quente gelado” e apresenta uma textura levemente cremosa e única. Pode-se escolher a porcentagem 44% ou 71% cacau bean to bar. 

Sanduíche com pão de cacau, castanha e mel e suco de cacau
Torta a base de brownie, mousse de chocolate branco e chocolate 71% cacau.

Depois de provar tudo isso, sentado no imenso gramado em volta da cafeteria, com almofadas e mesinhas, deite-se sobre uma lona, relaxe, feche os olhos e escute o barulho das águas a beira de um riacho. Deixe o silêncio fluir e por favor, desligue o celular.

Outros restaurantes na Serra Gaúcha

Onde fica Benevento Chocolate & Café

Benevento Chocolate & Café
Onde: Caminhos de Pedra, Linha Palmeiro
Telefone: (54) 3698-1168

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » BENTO GONÇALVES » Benevento Chocolate & Café nos Caminhos de Pedra
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, freelancer correspondente do jornal O Estado de São Paulo (Estadão), portal de notícias UOL e Deutsche Welle (DW), emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios e apaixonado por viagens e culturas.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It