Um dos passeios mais fotogênicos do deserto do Atacama inclui paradas em Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Laguna Tuyajto. Os três cenários abusam das cores na perfeita composição de lagos, vulcões e animais selvagens. E ainda tem o contraste com o branco, ocasionado pelo excesso de sal ao redor das águas.
É preciso madrugar para pegar a estrada e a melhor luz do dia em áreas de maior altitude como nas lagoas Miscanti e Miñiques. Onde alcançamos 4300 metros acima do nível do mar. Conforme vamos subindo, os animais vão surgindo e vale lutar contra o sono pra ficar de olho na janela. Patos selvagens são os primeiros a aparecer, logo vem as vizcachas (parentes andinas do coelho) e as vicunhas.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Chile
Veja onde nos hospedamos
Agende tours, transfers e ingressos online
Vamos aos atrativos por ordem de visita:
Laguna Tuyajto
O primeiro salar onde pude chegar bem perto e sentir a sensação de caminhar no sal foi na Laguna Tuyajto. Enquanto o motorista preparava a mesa para o nosso café da manhã, fui explorar o terreno e me acabei tirando fotos da paisagem.
Era junho e o vento gelado atrapalhou um pouco, mas o frio deixou o chá quente de folha de coca ainda desejado. Esquentava mãos e corpo para saborear com mais prazer os pães e doce de leite disponíveis na mesa.
Piedras Rojas
O Salar de Talar se popularizou pelo nome Piedras Rojas devido a cor das rochas no caminho até a lagoa. É um dos atrativos mais populares e belos do Atacama. A beleza é tanto que eu nem sei dizer quais fotos ficaram melhores: as pedras vermelhas com o lago ou as montanhas coloridas no horizonte. Ainda complementam o cenário Cerro Medano de um lado e Vulcão Caichinque do outro.
Este também foi o momento mais congelante da viagem ao Atacama. Embora o termômetro marcasse seis graus, o vento cortante deixava a sensação térmica muito mais baixa. Mas a vontade de explorar e sair tirando fotos foi maior, apenas precisei ser mais rápida e me manter sempre em movimento. E como fica incrível no inverno, finas camadas de gelo cobrem a água salgada e dão nova textura à paisagem.
Lagunas Altiplanicas
A parada mais alta do dia continua arrancando suspiros e proporcionando fotos maravilhosas, agora com a presença de vicunhas e um pedaço da Cordilheira dos Andes. Ali as lagoas tem um azul intenso e os tons pastéis predominam na vegetação e montanhas. O local faz parte da Reserva Nacional de los Flamencos.
Os astros vistos de longe são Miscanti e Miñiques, os dois vulcões e as duas lagoas tem o mesmo nome e a história da formação delas já contei no “Foto da Semana Lagunas Altiplanicas“.
Esta é a única parada com banheiro do dia. Em todas as outras é preciso ir ao ar livre.
Povoado de Socaire e almoço
Antes de voltar para San Pedro de Atacama, uma última parada para ver o Povoado de Socaire da estrada. Tem resquícios de ruínas incas e casas de trabalhadores rurais situados a 3230 metros de altura. Achei a parte mais sem graça, talvez se entrássemos para conversar com os locais se tornasse mais interessante. Por outro lado, a fome estava batendo e um almoço preparado pela Carlinha, da agência Flavia Bia Expediciones, nos aguardava na cidade.
Tome Nota
O passeio Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas não exige nenhum esforço físico e caminha quem gosta de desbravar. Porém, a altitude pode ser um problema pra alguns. Sugiro dois dias de aclimatação antes de agendar este tour.
Fiz com a FlaviaBia Expediciones. Escreva para o email contato@flaviabiaexpediciones.com lembrando de mencionar que leu aqui no Territórios para ganhar 10% de desconto em qualquer passeio da agência. O tour dura o dia todo com saídas 6h30. Inclui transporte ida e volta desde o hotel, café da manhã e almoço.
O que levar: Sapato impermeável (limpe após o passeio porque o sal corrói vários materiais) e jaqueta corta vento. Se for inverno, jaqueta grossa, manta, toca e fleece porque o frio vai aumentando com a altitude e intensidade do vento. Leia o texto sobre como se vestir no Atacama.
#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive este passeio.
Conheça os outros tours no Atacama com FlaviaBia Expediciones:
Relaxamento profundo em termas de Puritama
A hospedagem neste dia foi na Casa de Dom Tomás
Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis: