AQUÁTICAS

Aprenda a surfar na Indonésia! Como foram as aulas em Bali e Lombok


E a saga de curtir os mares do mundo em cima de uma prancha continua. Desta vez fiz duas aulas de surf nas praias Selong Belanak (Lombok) e Kuta (Bali) com meta alcançada: consegui ficar em pé e pegar onda de verdade! Ondinha porque ainda sou iniciante, mesmo assim, foi um privilégio surfar na Indonésia.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Indonésia      

AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos

Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui

Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Como foi aprender a surfar na Indonésia e outros picos

Acesso rápido: Relato | Bali | Lombok | Outros lugares | Cursos | Dica

Entrada do mar em Uluwatu para surfar na Indonésia
Entrada do mar em Uluwatu

O arquipélago tem os melhores locais para a prática do esporte na Ásia e no mundo. A água é morna, as paisagens são lindas e os professores divertidos.

A temporada de surf vai de maio a outubro e este ano eu estava lá no início e no final. Em maio encontrei brasileiros alucinados querendo aproveitar as altas ondas de Uluwatu, mas não me animei. Os surfistas descem uma longa escadaria e entram em cavernas pra poder se jogar no mar. Fiz o mesmo caminho e a sensação de que uma onda iria invadir o espaço e jogar todos contra as pedras era frequente.

Já em outubro tudo parecia mais tranquilo em Selong Belanak e eu tinha a companhia de amigos tão experientes quanto eu. Exceto pela presença da profissional Gemala Hanafiah, ela motivou e deu toques pra galera. Inclusive, recomendo acompanhar o perfil dela no Instagram para descobrir novas praias na Indonésia. E também o perfil do Brian Sweet, as fotos em Lombok são dele.

Eu, meu instrutor e Gemala em Lombok
Eu, meu instrutor e Gemala em Lombok
receba dicas da ásia por email

A primeira aula fez parte do roteiro Trip of Wonders* com mais de vinte pessoas em Lombok. E a segunda foi na empolgação depois de conseguir ficar em pé na longboard. Precisava treinar mais e contratei um professor particular nos dias sozinha em Bali.

Aula de surf em Lombok

Lombok é aquela ilha grande ao lado direito de Bali. Por ser menos famosa, é mais tranquila e barata pra viajar. São várias opções para pegar onda e uma das recomendadas para iniciantes é Selong Belanak. A praia lembra o astral e beleza dos litorais paulista e catarinense, ambos recortados por montanhas verdes e enseadas.

Praia Selong Belanak é bom para iniciantes aprenderem a surfar na Indonésia
Praia Selong Belanak é um bom começo para surfar na Indonésia

A aula começou na areia pra aprender os movimentos e descobrir qual das pernas tem mais habilidade para dar o impulso e levantar. Logo fomos pra água e percebi como os ensinamentos das aulas anteriores me ajudaram a atravessar a arrebentação enquanto a maioria sofria tentando. As ondas não eram grandes, contudo fortes e constantes.

Mesmo o grupo sendo grande, ficou dois alunos para cada instrutor e alguns conseguiram pegar onda facilmente, enquanto eu continuava caindo. Contudo, o professor foi ótimo, avaliou como eu estava fazendo e foi dizendo como eu poderia melhorar onda após onda. Me senti segura, parei de olhar pra água e tentar subir com os joelhos, melhorei a postura e comecei a sair da prancha quando eu queria, não mais quando caia. Foram dois turnos cansativos e deliciosos somando quase quatro horas de aula. A maioria desistiu e foi curtir a praia, mas os mais empolgados continuaram dando risadas e se equilibrando na longboard.

Odyssey Surf School é escola de surf da ilha de Bali e oferece aulas em Lombok além de outros destinos. Cada lição dura cerca de 2 horas com prancha de surf (longboard ou funboard) e blusa manga longa inclusas no valor. O custo diminui proporcionalmente ao número de participantes.

Aula de surf em Bali

Encontrei um monte de barraquinhas alugando pranchas e oferecendo aulas de surf na região de Seminyak, no entanto, todas as recomendações para iniciantes indicavam a praia de Kuta pelas ondas mais suaves e fundo de areia. Então agendei por telefone com a Indopurejoy. Me buscaram no hotel e cuidaram da minha mochila enquanto estava na água.

Também teve aula na areia, desta vez, com uma atenção maior ao meu movimento porque eu era a única aluna. Boy Ferdian Sigiro foi o instrutor em terra que me passou para outro rapaz na hora de entrar na água. O início foi decepcionante por não conseguir pegar onda e o cara não entender o meu inglês. Voltei para Boy e pedi para ele entrar na água comigo. Aí sim voltei a sorrir e curtir o momento. Superado o obstáculo de ficar em pé na prancha e levantar com rapidez, era hora de aprender a ler o mar para escolher a onda sem o empurrão do instrutor. Coxas e braços esfolados depois de duas horas e meia praticando… cansei muito, porém, fiquei feliz com a evolução.

Em Kuta Beach depois de mais de duas horas na água
Em Kuta Beach depois de mais de duas horas na água

Indopurejoy fica na beira da praia de Kuta (em frente ao Kuta Playa Hotel) e a sinalização são as pranchas com a marca. Cada aula dura cerca de 2 horas com longboard e blusa manga longa inclusas no valor. O transporte na ida, equipamento e aula individual custou menos de 30 dólares americanos. Telefone +62 87861908067.

^ Voltar início ^

Cursos para surfar na Indonésia e outros picos

A saga surf pelo mundo

Sou fascinada pelo mar e acompanho a cultura surfista desde a adolescência. Contudo, a oportunidade de começar a aprender a surfar veio depois dos 30 anos, durante a viagem pela África do Sul. Fiz aula em Jeffrey’s Bay, conhecida internacionalmente pelas ondas longas e palco de campeonatos mundiais de surf. Um ano depois foi a vez de El Tunco, em El Salvador, e me agradou esta ideia de experimentar o surf nos melhores picos do mundo. É mais um jeito de viver intensamente o lugar por outro ponto de vista, mas ser atleta passa longe, faço pela diversão e bem estar.

No total já foram quatro aulas e eu ainda não me considero surfista, o motivo é a falta de prática e insegurança, afinal fui obrigada a lidar com o medo de cair em cima de mães d’água gigante e estar perto demais de baleias acasalando já na primeira aula. Se eu passasse semanas praticando direto tudo seria diferente. E a saga continua! Quero pegar ondas no Brasil e um dia chegar bem preparada a Mentawai, o melhor pico de surf do mundo é pra todos os níveis e também fica na Indonésia.

Mentawii, na Sumatra, é atualmente o sonho de todo surfista (foto de Guilherme Righi)
Mentawii, na Sumatra, é atualmente o sonho de todo surfista (foto de Guilherme Righi)

Dica para iniciantes:
Pergunte o que esta fazendo errado e peça outro instrutor se a comunicação for um problema. E o mais importante: curta o momento!

*Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

Fotos de Roberta Martins, Brian Sweet e Guilherme Righi.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » INDONÉSIA » Aprenda a surfar na Indonésia! Como foram as aulas em Bali e Lombok
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment