Uma tarde ensolarada de domingo convida a um passeio na Praça Coronel Pedro Osório, no centro de Pelotas. O principal atrativo é a Fonte das Nereidas, mas há outras obras como a estátua de Simões Lopes Neto e o Monumento para o Dia das Mães. Além disso, vale prestar atenção às árvores seculares e aos prédios ao redor da praça, casarões históricos que fazem parte da cultura pelotense e são reconhecidos como patrimônio do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Praça Coronel Pedro Osório além da Fonte das Nereidas
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
A praça é um excelente ponto de partida para conhecer a história da cidade a pé e também é palco de eventos anuais como a Feira do Livro, em novembro, Pelotas Doce Natal, em dezembro, e Mercado de Pulgas em janeiro e fevereiro. A seguir deixo os meus pontos favoritos, mas vale contratar um guia de turismo para ouvir detalhes e curiosidades de cada obra encontrada pelo caminho. Leve o chimarrão e o cachorro, encontre os amigos e aproveite.
Foto da Semana #112 Para o Dia das Mães
Feliz Dia das Mães! Monumento às Mães, obra do escultor pelotense Antônio Caringi, em 1959. Localizada na Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas, exibe a imagem de sua mulher, a poetisa Noemi de Assumpção Osório.
Foto da Semana #83 Fonte das Nereidas
A Fonte das Nereidas foi adquirida pela Companhia Hidráulica em um leilão na França e trazida para o abastecimento de água da época. Instalada no final do século 19 e restaurada em junho de 2003, exibe quatro nereidas – deusas da mitologia grega sobre cavalos.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Para mais imagens de monumentos e estátuas veja:
Cristovão Colombo em Buenos Aires
Arquitetura clássica em Vicenza
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: