OPINIÃO

Viver em São Paulo


Desde junho de 2008 virei paulistana e fui muito bem acolhida pela cidade e pelos gaúchos (incluindo os argentinos) que encontrei aqui. O que eu esperava da cidade aconteceu e sinto que muito mais está por vir. Tem seus prós e contras, mas o lado bom de viver em São Paulo ainda pesa mais.

Se o seu interesse é turismo, recomendo a leitura deste texto sobre a capital.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate transfer e tours em agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Com Dani tive as primeiras dicas de viver em São Paulo
Com Dani no centro
quero dicas do Brasil

São Paulo

No mercadão com Agustin que ensinou muito sobre viver em São Paulo
No mercadão com Agustin
Tomando chimas com Fafá na pedra branca
Tomando chimas com Fafá na pedra branca
Com Laura na noite da Augusta
Com Laura na noite da Augusta

São Paulo lembra muito Madri, lugar que eu moraria fácil. Adoro a Avenida Paulista e toda a cultura que acontece aqui. Morando perto do trabalho e fazendo o que se gosta, o resto se ajeita. Cai no Jardim Paulista e também gosto de Pinheiros e Vila Madalena. O ar da Zona norte é bem diferente (ar puro) porque tem a Serra da Cantareira com trilhas e paisagens legais. Inclusive, dá para ver boa parte da cidade do alto da pedra branca.

Antena da av. Paulista
Antena da av. Paulista

A cidade realmente não pára. A Paulista é movimentada 24 horas por dia e local onde me sinto segura, bem mais que Porto Alegre. Violência é na periferia ou quem tem muita grana é visado, que não é o meu caso.

Tem gente de todos os cantos do mundo, cada bairro parece uma cidade diferente (até um país diferente) e funciona de forma independente, geralmente, tem tudo o que se precisa. A gauchada marca presença, mas nordestinos e japoneses dominam. O que menos se vê são justamente os paulistanos.

Aqui tem até Zaffari igualzinho aos de Porto, a diferença é que colocaram acento Záffari para os paulistanos não falarem errado. A sensação de ir lá só entende quem saiu do sul, é ótimo encontrar costela bovina com osso, cuca e outras guloseimas que fazem falta por aqui.

É o único lugar que já morei e não acho ruim passar os feriados. São tantas coisas para fazer que não dá tempo de ver tudo. Apenas perto da minha casa tem mais de 40 salas de cinema. Tem festivais internacionais com oportunidades únicas para ver filmes que não entram no circuito comercial; muitos eventos e exposições que só acontecem nas grandes metrópoles; e quanto aos shows, é preciso se organizar para não perder os melhores.

quero dicas do Brasil

O lado estranho de viver em São Paulo

O que eu mais estranho, tirando o churrasco bem feito, é como as pessoas se tratam. Falta consideração e todos colocam a culpa no tamanho e movimentação da cidade, mas acho que é apenas desculpa. Entre os gaúchos daqui isso não acontece. Mesmo assim, é divertido aproveitar os momentos do acaso com quem mora por aqui. O que mais acontece são as pessoas serem teus melhores amigos em uma noite e depois nunca mais te encontram ou reconhecem. E falam da fama da minha cidade natal, Pelotas, mas eu nunca havia visto tantos gays como nesta cidade, principalmente no meu bairro. Todos muito legais e divertidíssimos. A verdade é que continuo aprendendo a entender as pessoas daqui.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » Viver em São Paulo
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comment

  1. marcelo monteiro Reply

    Engraçado, se gaúcho é tão orgulhoso de sua terra, porque vem para S. Paulo? Voltem para sua erra, lá é o melhor lugar do mundo!!!!

Write A Comment