viver em São Paulo

Viver em São Paulo


Desde junho de 2008 virei paulistana e fui muito bem acolhida pela cidade e pelos gaúchos (incluindo os argentinos) que encontrei aqui. O que eu esperava da cidade aconteceu e sinto que muito mais esta por vir. Tem seus prós e contras, mas o lado bom ainda pesa mais.

Se o seu interesse é turismo, recomendo a leitura deste texto sobre a capital.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

Pretende alugar um carro? Veja na Rent Cars

Com Dani no centro
Com Dani no centro
quero dicas do Brasil

Viver em São Paulo

No mercadão com Agustin
No mercadão com Agustin

 

Tomando chimas com Fafá na pedra branca
Tomando chimas com Fafá na pedra branca

 

Com Laura na noite da Augusta
Com Laura na noite da Augusta

São Paulo lembra muito Madri, lugar que eu moraria fácil. Adoro a Avenida Paulista e toda a cultura que acontece aqui. Morando perto do trabalho e fazendo o que se gosta, o resto se ajeita. Cai no Jardim Paulista e também gosto de Pinheiros e Vila Madalena. O ar da Zona norte é bem diferente (ar puro) porque tem a Serra da Cantareira com trilhas e paisagens legais. Inclusive, dá pra ver boa parte da cidade do alto da pedra branca.

Antena da av. Paulista
Antena da av. Paulista

A cidade realmente não pára. A  Paulista é movimentada 24 horas por dia e local onde me sinto segura, bem mais que Porto Alegre. Violência é na periferia ou quem tem muita grana é visado, que não é o meu caso.

Tem gente de todos os cantos do mundo, cada bairro parece uma cidade diferente (até um país diferente) e funciona de forma independente, geralmente, tem tudo o que se precisa. A gauchada marca presença, mas nordestinos e japoneses dominam. O que menos se vê são justamente os paulistanos.

Aqui tem até Zaffari igualzinho aos de Porto, a diferença é que colocaram acento Záffari para os paulistanos não falarem errado. A sensação de ir lá só entende quem saiu do sul, é muito bom encontrar costela bovina com osso, cuca e outras guloseimas que fazem falta por aqui.

É o único lugar que já morei e não acho ruim passar os feriados. São tantas coisas para fazer que não dá tempo de ver tudo. Apenas perto da minha casa tem mais de 40 salas de cinema. Tem festivais internacionais com oportunidades únicas para ver filmes que não entram no circuito comercial; muitos eventos e exposições que só acontecem nas grandes metrópoles; e quanto aos shows, é preciso se organizar para não perder os melhores.

O lado estranho de viver em São Paulo

O que eu mais estranho, tirando o churrasco bem feito, é como as pessoas se tratam. Falta consideração e todos colocam a culpa no tamanho e movimentação da cidade, mas acho que é apenas desculpa. Entre os gaúchos daqui isso não acontece. Mesmo assim, é divertido aproveitar os momentos do acaso com quem mora por aqui. O que mais acontece são as pessoas serem teus melhores amigos em uma noite e depois nunca mais te encontram ou reconhecem. E falam da fama da minha cidade natal, Pelotas, mas eu nunca tinha visto tantos gays como nesta cidade, principalmente no meu bairro. Todos muito legais e divertidíssimos. A verdade é que ainda estou aprendendo a entender as pessoas daqui.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Engraçado, se gaúcho é tão orgulhoso de sua terra, porque vem para S. Paulo? Voltem para sua erra, lá é o melhor lugar do mundo!!!!

Deixe uma resposta