Para quem gosta de história, mas também curte natureza, Tulum, um sítio arqueológico localizado na Riviera Maya, é o lugar perfeito. Este foi o destino no nosso primeiro dia no México. Meu marido e eu estávamos ansiosos (o Gabi, nosso filho, nem tanto, mas topa tudo sem reclamar) por conhecer estas ruínas maias.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o México
AGILIZE SUA VIAGEM
Quer sabe quanto custa o seguro viagem! Faça orçamento em minutos
Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Pretende alugar um carro? Pegue as dicas para fazer a reserva
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Tulum e Playa Maya Dorados
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Sítio Arqueológico de Tulum | Playa Maya Dorados | Tours | Por onde começar
Estávamos hospedados em Playa del Carmen, a menos de uma hora de carro de Tulum. Como havíamos alugado um (facilita quando se viaja com criança), foi super fácil chegar. Quem está a pé, tem inúmeras opções de excursões que levam ao local.
Chegando lá, compramos o ingresso que incluía, além da entrada, transporte em um trenzinho até a entrada do sítio arqueológico, guia particular (meu marido sempre tem muitas perguntas a fazer) e passeio de barco. Quem gosta de caminhar pode ir a pé. Pegamos o trem porque o caminho, para o Gabi, seria muito cansativo. Antes de entrar no sítio é fundamental comprar água e ir ao banheiro.
Sítio Arqueológico de Tulum
Tulum foi uma próspera cidade maia, protegida por uma grande muralha. No seu interior, nos deparamos com as ruínas do que um dia foram templos, tumbas, habitações, torres de vigilância e iguanas, muitas iguanas. Elas estão por todos os lados.
Voltando às ruínas, destaco El Castilllo, templo de sacrifícios humanos. É incrível!
E como se não bastasse esta aula de história ao ar livre, Tulum fica à margem de uma lindíssima praia. Basta descer uma escadinha e se refrescar no mar do Caribe.
O Sítio Arqueológico de Tulum é aberto à visitação todos os dias da semana, das 8h às 17h. O preço da entrada varia, pois pode pagar apenas pelo ingresso, ou incluir outros serviços, como guia para guia, guia particular e passeio de barco.
Para mais informações, visite o site.
Use tênis ou chinelo, roupas frescas, boné ou chapéu. Por baixo coloque roupa de banho, pois depois de caminhar pelas ruínas maias, é impossível resistir ao mar do caribe.
+ Ruínas Maias pelos mundo: | |
---|---|
+ O mundo Maia em El Salvador |
Playa Maya Dorados
Depois de visitar o sítio arqueológico, pegamos nosso carro e fomos até Playa Maya Dorados (bem perto dali), onde pegamos um barco para vermos as ruínas do mar. A ideia é ter a visão que os espanhóis tiveram quando ali chegaram. O passeio também incluiu mergulho em um local com restos de um navio pirata. Na minha opinião, não valeu a pena. Esperamos muito pelo barco na praia. O passeio foi curto, nossos guias nada simpáticos (uma raridade, já que os mexicanos são muito alegres e acolhedores) e como eu não tenho muita intimidade com equipamentos de mergulho, não vi navio pirata nenhum, apenas peixes. Também foi cansativo explicar para um menino de cinco anos que ele não poderia mergulhar ali. A vista foi a única coisa que valeu.
Quando retornamos à areia, caminhamos poucos metros e estávamos na Playa Paraíso, que como o próprio nome já diz, é um paraíso.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Veja mais passeios com crianças no México:
Chichén Itzá, umas das sete maravilhas do mundo
Encontro com golfinhos em Isla Mujeres
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » MÉXICO » TULUM »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis: