Semana passada voltei do roteiro Estrada Real, um dos mais diversificados do Brasil. Foram seis dias partindo de Belo Horizonte, passando por Brumal, Santuário do Caraça, Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Bichinho, Tiradentes, Carrancas e São João Del-Rey, todas na rota mineira do percurso histórico.

O texto continua após os serviços recomendados no destino

Veja todos os artigos sobre Minas Gerais

AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro. Alugue na Rent Cars

Onde nos hospedamos pela Estrada Real

Rua em Brumal no roteiro Estrada Real
Rua em Brumal

O roteiro Estrada Real

Um caminho que gostaria de percorrer por completo, contudo seriam necessárias semanas para alcançar os mais de 1600 km até Paraty ou Rio de Janeiro. Isto porque são muitas atrações interessantes que pedem uma parada. Inclusive já escrevi sobre um trecho repleto de cachaças e cachoeiras.

Pelas ruas de Trindade
Pelas ruas de Trindade
Igreja em São João Del-Rei
Igreja em São João Del-Rei

Esta é uma viagem para compreender a história do Brasil, apreciar arte, fazer atividades outdoor, curtir a natureza, se deliciar na gastronomia e imergir na cultura, da popular a erudita. Ou seja, é perfeito para quem gosta de circular por vários estilos, como eu, ou escolher o seu e montar um dos roteiros temáticos.

Catin Nardi
Catin Nardi
Mina da Passagem em Mariana faz parte da Estrada Real
Mina da Passagem em Mariana

Viajamos em sete blogs seguindo o roteiro organizado pelo Instituto Estrada Real, com o apoio do Dentro Do Mochilão, para promover a maior rota turística do Brasil na internet. Durante a viagem postamos dezenas de fotos e dicas nas redes sociais, que podem ser acompanhadas pela tag #BlogueirosnaER, e agora começam os posts, porque temos muito conteúdo para mostrar. Por enquanto, fique com alguns momentos em fotos, vídeo teaser e acompanhe os próximos textos.

Blogueiros na Estrada Real
Blogueiros
Sinalização da Estrada Real na rodovia
Sinalização na estrada
Percorrendo a estrada a pé
Percorrendo a Estrada Real a pé
quero dicas do Brasil

Tome Nota 

A Estrada Real era o trajeto utilizado para escoar as riquezas (ouro e diamante) de Minas Gerais até o porto. Isto desde o o século XVII quando eram embarcados para Portugal.

O Instituto Estrada Real é uma entidade privada, criada há quinze anos, responsável pela manutenção, fomento e gerenciamento do produto turístico Estrada Real. Não é agência como alguns me perguntaram, mas é fonte de informação confiável para organizar esta viagem.

Leia os posts sobre Mariana e Ouro Preto, a viagem foi em 2010 e acabei de comprovar que o conteúdo continua atual.

Fotos de divulgação Quadricross e Roberta Martins.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » MINAS GERAIS » Estrada Real, uma rota para vários estilos
quero dicas do Brasil
ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na EstradaSegredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

12 Comentários

  1. Oi Roberta!
    Achei seu blog procurando sobre roteiro de carro pela Estrada Real. Queremos ir (eu e meu marido) de Ouro Preto a Paraty. Depois de ler seu post, fiquei com algumas dúvidas: consigo ir de carro em toda a estrada velha?

  2. Olá pessoal!
    Eu e um amigo queremos fazer a estrada real de mountain bike por 5 dias, e gostaria de pegar umas dicas com vocês. O trecho total é muito longo então qual roteiro recomendam considerando lugares imperdíveis, distâncias entre cidades, e segurança no trajeto?
    Qualquer dica será bem vinda!
    Abs,
    Edu

  3. Realmente a Estrada Real é uma rota para vários estilos. Cada cidade tem uma peculiaridade e é impossível não querer tudo. Precisamos voltar e fazer toda a ER. hehehe

    Beijooos

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto