O Parque Nacional Torres del Paine, na província Última Esperanza, é um dos lugares mais lindos da América do Sul. E unanimidade entre os viajantes como um dos mais bonitos do mundo. São 181 mil hectares declarados Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. O paraíso dos caminhantes tem 200 km de trilhas entre montanhas com formas impressionantes esculpidas na era glacial, quando só os picos de granito apareciam no meio do gelo. Além dos 8 lagos com diferentes tons de azul e verde que parecem pinturas e fauna típica. Lugar onde todos parecem colaborar na preservação, não vi sujeira e os vestígios humanos eram somente as pegadas.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Chile
Veja onde nos hospedamos
Agende tours, transfers e ingressos online
O Parque Nacional Torres del Paine
Acesso rápido:
A região das icônicas Torres, que dão nome ao parque, oferece boa estrutura e fácil acesso. Tem de campings a spas luxuosos, trilhas pequenas, lojas e passeios a cavalo ou de ônibus. A partir dali é possível percorrer alguns atrativos de carro, mas os melhores cenário e sensações serão a pé. A área do Glacial Grey também tem boas opções de hospedagem e passeios de barco.
Prepare-se para um visual único e volte deslumbrado com o Lago Pehoé, o Glaciar Grey, as montanhas Los Cuernos, as Torres e Paine Grande com seus 3050 metros de altura. Inspire-se com na publicação “Melhores fotos da Patagônia” e momentos especiais relatados a seguir.
Amanhecer em Torres del Paine
Recordando um dos momentos mágicos de Torres del Paine… Acordei com as primeiras luzes do dia invadindo o quarto do refúgio, meio sonolenta e com muita preguiça de levantar, olhei pela janela e percebi que o céu estava limpo para ver o amanhecer nas Torres. O sol ainda não havia nascido, mas aquelas cores rosas e avermelhadas era o sinal que vinha foto boa por aí. Peguei minha câmera, a jaqueta e sai correndo para rua, sem nem lavar o rosto. Quase congelei, mas o espetáculo valeu a pena.
Laguna Azul
Nem todas as áreas do parque são abertas ao público, mas há maneiras de visitar guiado por pessoas autorizadas. Na última viagem conheci Victor Moraga, da Patagonia Bagual, através do Chile Nativo. Ele levou o nosso grupo em uma caça ecológica aos cavalos selvagens, essa região é a única no mundo onde eles ainda habitam. Não encontramos a manada monitorada por Victor por meio de câmeras trap, mas observamos diversas aves e seguimos por uma trilha criada na hora até o mirante para ver a Laguna Azul e o maciço Paine.
A vista 360 graus engloba a Sierra Baguales, de onde viemos pedalando no dia anterior e também nos brinda com vistas espetaculares, inclusive vi alguns poucos cavalos selvagens durante a pedalada.
Espetacular desde a estrada
O cenário grandioso começa antes de chegar ao parque, partimos de Calafate, passamos pelo território das ovelhas no pampa de cor bege na fronteira com a Argentina. Ali fomos presenteados por um espetáculo no meio da estrada, o ônibus parou e um rebanho de ovelhas sendo juntadas cruzou o nosso caminho, deviam ser uns três mil animais direcionados por homens a cavalo e cachorros ovelheiros. No caminho também vimos nhandus, guanacos, condores e outras aves.
Tours para Torres del Paine
Torres del Paine no mapa
Cabana e refúgios no Parque Nacional Torres del Paine
A maioria dos refúgios e campings funcionam de setembro a abril. Para reservar clique nos links dos locais onde que me hospedei: Paine Grande e Torre Central. A opção pensão completa vale a pena. Voltei em 2023 e me hospedei no local mais isolado chamado Cabana Laguna Azul.
Como chegar ao parque
Pode ir por via aérea até El Calafate, na Argentina, Punta Arenas ou Puerto Natales, no Chile, então seguir por via terrestre alugando um carro, de ônibus ou contratando passeios na Get Your Guide e Civitatis. Na primeira vez vim da Argentina de ônibus de excursão, atravessei o Lago Pehoé de barco e vi Los Cuernos (uma das famosas montanhas). Na segunda vez fui pedalando desde Puerto Natales entrei pelas portarias menos movimentadas do setor Laguna Azul e também Laguna Amarga.
Quando ir a Patagônia chilena
Para trilhas ou pedal, deve ir entre outubro e abril, sendo verão altíssima temporada e ventos ainda mais fortes. Fiz o Circuito W fiz em fevereiro e o roteiro de bicicleta no início de outubro.
Tome Nota Torres del Paine
Na ida e na volta, perto da fronteira, passamos pelo paradouro El Ovejero, além de ser o local mais barato para comprar souvenirs, tem chocolates chilenos ótimos da Ambrosoli Golden Nuss. No parque tudo é mais caro.
Pegue mais dicas no artigo com perguntas e respostas sobre o Circuito W.
Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » CHILE » TORRES DEL PAINE »DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
11 Comments
Que fotos e lugar lindos!
Acabei de conhecer este blog, vou vasculhar os tópicos por aqui. 🙂
Abs.,
Obrigada Rafael, volte sempre que precisar 🙂
Caramba já tem TROLLS fazendo comentários invejosos no Territórios!
Isso é bom, sinal que ele ta ganhando notoriedade!
será que não é montagen essas montanhas laranjas só pode ser
Eu estive lá e vi esse efeito do sol nas torres com meus próprios olhos. É lindo.
Se procurar por imagens de Torres del Paine no Google verá milhares de fotos como essas.
Torres del Paine é espetacular!
Vais voltar em forma heim!!! caminhando deste jeito! Aproveita! Depois quero ver as fotos!
Centenas de fotos, esse lugar é demais!
simplesmente demais! Quando vc volta?
Início de março!
que buenooooo!!!! un pumaaa!!!! nice!
Fué lindo e assustador al mismo tiempo. Loco Betu!