A ilha mais famosa da Indonésia parece pequena no mapa, mas é um conglomerado de cidades, pessoas e atrativos para ficar semanas explorando. Conto o que fazer em Bali ficando 2 dias em cada lugar (visitados por mim) e ir somando conforme o tempo disponível.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Indonésia
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos
Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Dicas para montar o roteiro em Bali
Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Tours | Quando ir | O que levar | Mapa
Para os marinheiros de primeira viagem, aviso que Bali não é um país, é como se fosse uma ilha estado. Apenas uma das milhares de ilhas do arquipélago Malaio, no território da Indonésia. Bali fica espremida entre Java (a oeste), Nusa Tenggara (a leste) e um mar lindo para mergulhar. Já teve cenários paradisíacos e calmaria, hoje pode ser estressante pela sujeira e presença de turistas de todos os estilos. Portanto, quem deseja conhecer somente pelas praias, sugiro trocar por Raja Ampat. Afinal, Bali é bom para quem gosta de cultura popular, natureza, templos, festa e surf. No contexto geral, as paisagens continuam maravilhosas, mas a quantidade de lixo quando vemos de perto é frustrante.
Outro problema é o trânsito caótico dificultando a circulação por terra. Uma solução para não desperdiçar tempo é se hospedar em diferentes regiões considerando os interesses. Desta forma, pode aproveitar o que esta nos arredores e então mudar para outro lado da ilha e assim por diante. Fiz isso na primeira viagem seguindo as dicas do meu irmão e nas outras idas, procurei hotéis nos lugares que ainda não conhecia. Usando essa estratégia como base, montei um roteiro para ficar 2 dias em diferentes cantos da ilha que pode ser feito em uma mesma viagem ou em várias idas. Não é um roteiro completo, é um compilado de experiências minhas e da minha família em várias viagens, além de sugestão de pontos turísticos que queremos conhecer.
O que fazer em Bali
Em resumo, me hospedei em Nusa Dua por ser perto das melhores praias do sul; depois em Ubud pela posição central em relação à maioria das atrações; e na última ida fiquei em Seminyak para conhecer as praias e templos do lado oeste. Já meu irmão optou por ficar em Kuta, na primeira vez, pela proximidade do Aeroporto de Denpasar. Se eu voltar novamente, o destino será o norte da ilha pelos vulcões, cachoeiras e outras praias.
Cidades base para explorar Bali: Kuta | Nusa Dua | Seminyak | Ubud | ^ Voltar início ^
Quanto tempo ficar em Ubud? 2 noites, no mínimo
O vilarejo conhecido pelas terraças de arroz e cenário de “Comer, rezar e amar” está longe de ser aquela calmaria do filme por conta das massas de turistas e engarrafamentos. Mesmo assim, foi o lugar onde eu mais gostei pela imersão na floresta e encontrar autenticidade nos detalhes. Me hospedar em um resort inspirado na realeza de Bali influenciou muito além de ter me deparado com um velório de uma pessoa importante. Foi uma cerimônia de cremação de dias e oportunidade de ver a cultura real do povo, não por acaso, Ubud é considerado o coração da cultura balinesa.
Por ser no meio da ilha, muitos recomendam usar o destino como base e fazer bate e voltas diários. No entanto, não acho uma boa ideia pelo trânsito e indico visitar somente os atrativos próximos, no máximo o norte da ilha que é mais vazio (precisa de mais tempo e acabei deixando para a próxima ida). Em um dia pode visitar a Floresta de Macacos, o templo Batur Sari, o Bali Pulina, o Tegalalang e o centro com todo seu comércio e arquitetura. No outro dia pode contratar alguma experiência com os locais, uma excursão de bicicleta ou simplesmente não fazer nada curtindo a infraestrutura do hotel.
Como ir do aeroporto de Denpasar para Ubud?
Denpasar é a capital de Bali e principal porta de entrada na ilha. São 38 km do Aeroporto Internacional até Ubud ou cerca de 35 minutos de carro com trafego normal. Saiba mais detalhes sobre o transporte em Bali nesse link.
2 dias em Kuta para economizar e ver a rotina local
A praia de Kuta tem localização privilegiada para circular por toda a ilha, mas é o centro do caos pela proximidade do aeroporto e da capital. Será a hospedagem mais barata e prática para quem aluga uma moto ou para passar a última noite antes de pegar o voo.
Além de fazer as mesmas sugestões de todos os outros roteiros, pode aprender a surfar em Kuta Beach ou ver de perto a rotina dos balineses. Mesmo com volume grande de turistas, é a região onde a maior parte da população mora e trabalha.
2 noites Seminyak para viver o agito
O lado oeste de Bali é onde ficam os melhores clubes de praia, as festas mais animadas, estabelecimentos descolados e vários templos como Taman Ayun e Tanah Lot. Próximo dali também tem uma Floresta Sagrada de Macacos semelhante a de Ubud, porém, menos conhecida e com artesanato super em conta. São várias praias badaladas para passar o dia como Canggu, Legian e Seminyak. No primeiro momento pode contratar um motorista ou excursão para visitar os atrativos, curtir a noite pelas ruas e descansar em algum clube no dia seguinte.
2 noites em Nusa Dua pelo conforto
A península de Nusa Dua é conhecida por abrigar os melhores resorts de praia em Bali para quem busca conforto e sofisticação. Já pela localização, é um ótimo ponto de partida, ou encerramento, pela proximidade do aeroporto e para conhecer os atrativos no sul da ilha como o Templo de Uluwatu, Water Blow e reconhecidos picos de surf. Entre as praias famosas estão Padang Padang, Uluwatu, Jimbaram e Nusa Dua. No primeiro dia pode contratar um guia motorista para visitar todos esses pontos e no segundo aproveitar o clube de praia do hotel ou bate e volta na ilha ao lado, Nusa Penida. Programe-se para estar no Templo de Uluwatu para o pôr do sol ou para o show de dança balinesa.
De onde vem a fama
A fama de Bali começou quando os surfistas australianos descobriram suas ótimas ondas nos anos 70. Com tanta beleza natural, povo simpático e hospitaleiro e preços acessíveis, rapidamente atraiu a atenção de turistas estrangeiros.
Para entender melhor a situação atual da ilha de Bali, indico a leitura da matéria publicada na revista Hard Core entrevistando brasileiros que foram morar lá pelo surf. Alguns alertam que Bali pode estar com dias contados por causa do plástico sujando as praias (https://hardcore.com.br/bali-pode-estar-com-os-dias-contados/).
Por fim, esses roteiros são somente para Bali e dá para incluir vários outros passeios. Se prefere visitar os territórios vizinhos como Java, Lombok e as ilhas Gili, precisa de três dias, ou mais, por causa do transporte. Somente Nusa Penida pode fazer bate e volta.
Tome Nota: Bali
A melhor época do ano para visitar Bali é na estação da seca, e coincide com a temporada de surf, entre maio e outubro. Embora seja possível visitar em qualquer período porque as chuvas não atrapalham os passeios, ao contrário, até refrescam. Afinal, as temperaturas ficam sempre na casa dos 30 graus com muita umidade, aquele calor que cansa.
Muitos me perguntam quanto tempo ficar em Bali e digo 1 semana ser o mínimo para o básico, talvez em 1 mês seja possível conhecer os principais pontos turísticos.
Seguro viagem para Bali não é obrigatório, mas é imprescindível para cobrir despesas imprevistas em qualquer viagem. Especificamente na Indonésia, há vários relatos de incidentes de trânsito ou, na prática de esportes, portanto, não vale a pena arriscar. Pegue o cupom de desconto e faça orçamento agora.
O que é preciso para viajar para a Indonésia? Reuni todas as dicas (visto, aonde ir, curiosidades…) para viajar pelo país.
Mapa de Bali
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- Hotéis na Indonésia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.