Quem pesquisa o que fazer em Bali, certamente vai encontrar a Floresta dos Macacos de Ubud em destaque. Na verdade, existem vários outros lugares para ver a mesma espécie de animais e três incluem Monkey Forest no nome. Visitei duas e deixo minhas impressões e como visitar a seguir.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Indonésia
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos
Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
As florestas, os macacos e o sagrado
Essas florestas são santuários para os macacos e eles são tão sagrados quantos os templos para os balineses. Nós turistas podemos visitá-las e assim colaborar financeiramente com a manutenção do lugar, seja pagando ingresso ou fazendo doações.
Acredita-se que os macacos são sagrados* e se aproximam apenas das pessoas de bem e respeitosas com o seu ambiente. Mas devemos estar cientes do quanto esses animais são atraídos por objetos brilhantes (nossas câmeras e adereços) com a intenção de roubá-los ou zoar da nossa cara mesmo.
Portanto, o ideal é somente observar e interagir com cautela. Eles são fofos, brincalhões e bem espertinhos. Guarde qualquer objeto que possa chamar a atenção deles. Isto inclui celular, óculos, bateria e cartão de memória. Estava com uma câmera Canon grande com a alça amarrada no braço e foi tranquilo até precisar trocar o cartão de memória em Ubud. Abri a bolsa e troquei o mais rápido possível, mas uma mãe carregando seu filhote percebeu e fez de tudo para abrir a minha mão onde estava o cartão lotado com as fotos tiradas no dia. Foi preciso a distração do guia para eu escapar.
Em outro momento um filhote se agradou da minha saia longa e entrou para baixo fazendo cosquinhas nas minhas pernas. Ainda bem eu estar sentada ou ele teria me deixado pelada de tanto puxar. Às vezes, colocava a cabeça para fora para expiar e quando ficou confiante na amizade entre nós, sentou ao meu lado e apoiou o braço. Ou seja, momentos fofos, aterrorizantes e de paz ditam o ritmo do passeio.
Tri-Hita Karana Doctrine
*Conforme a doutrina hindu local, paz e liberdade são obtidas somente quando se praticas as 3 relações de forma harmoniosas:
1. os Deuses abençoaram a vida e criaram a natureza e tudo o que a pertence;
2. a natureza oferece suporte e sustento para as atividades humanas;
3. os humanos têm obrigação de construir templos, fazer oferendas diárias e preservar a natureza entre outros deveres.
Leia mais sobre cultura na Indonésia.
Floresta dos Macacos Sangeh
É o santuário com maior quantidade de macacos em Bali. São 1000 da espécie long-tailed maquaques espalhados em 6 hectares de floresta e o templo Butik Sari (século XVII). A área é repleta de nogueiras gigantes trazidas de outro lugar, pois, não são nativas nem existem em outro ponto da ilha.
Inclusive, Juliana relatou por aqui como foi visitar a floresta em 2012, agora é minha vez de deixar impressões mais atuais. A maior atração é se divertir com os macacos, comprar artesanato e conversar com os locais que te recebem ao chegar. Eles se oferecem voluntariamente como guia em uma caminhada e ao final levam a sua loja onde fiquei sem graça de não comprar algo. Mas valeu a pena por encontrar objetos interessantes e sem a muvuca dos comércios mais turísticos.
Neste dia, do mês de outubro, estava sozinha com um motorista me levando em alguns pontos interessantes do lado oeste de Bali. A sugestão do local foi dele e a fotos de paisagem não ficaram boas porque clima foi sempre nublado com chuvas esparsas. Bom para aliviar o calor, mas a umidade era densa e os bichos encharcados.
No pátio central há uma grande estátua de Garuda e dali partem os caminhos pavimentados para turistas explorarem a floresta. Apenas a exibição de morcegos gigantes para selfies em plena luz do dia foi desagradável como relatei no texto Vida selvagem nem sempre é entretenimento.
A Floresta dos Macacos Sangeh está localizada 20 km ao norte de Denpassar, próxima à vila de Sangeh. Na Jalan Brahmana Sangeh.
Horário: aberta diariamente das 8h às 17h.
Saiba qual o melhor transporte para circular em Bali no link.
Sagrada Floresta dos Macacos de Ubud
Já a mais visitada, abriga 600 long-tailed maquaques, mata nativa e templos, provavelmente do século XIV, durante a Pejeng Dynasty. O templo de Dalem Agung é o principal para os rituais diários. O Prajapati funciona nas cerimônias de cremação e o Templo do Banho Sagrado é usado para rituais de purificação.
Observar os locais nesta floresta é uma atração à parte. Além de trazerem oferendas para os macacos e limparem a bagunça feita por eles, alguns usam o cenário para fotos de casamentos bem típicos e rituais religiosos com elementos da natureza como as figueiras-de-bengala.
A Sagrada Floresta dos Macacos de Ubud tem fácil acesso a pé para quem se hospeda na região de Padangtegal. Fica na Jalan Monkey Forest e oferece estacionamento gratuito.
Horário: aberta diariamente das 8h às 18h.
Veja quais excursões incluem a floresta no roteiro em Bali.
Tome Nota
Se ficou curioso para conhecer todas, a terceira Floresta dos Macacos de Bali é a menos conhecida. Fica ao norte de Denpassar, em Pancasari, próximo ao templo Ulun Dani Beratan.
O templo em Uluwatu é outro santuário macacos em Bali.
Lembre de colocar a bateria 100% carregada na câmera e cartão de memória com espaço antes de entrar na floresta. E deixe o celular fora disso, os macacos tiram da sua mão com a maior facilidade e você vai ficar sem o aparelho e as fotos.
Atente as regras para visitar os templos de Bali no link, especialmente as mulheres.
Dicas para evitar problemas com os macacos
- não os alimente, somente com as bananas vendidas na entrada, nem leve qualquer comida na bolsa porque eles sentem o cheiro;
- guarde qualquer objeto brilhante, pequeno ou fácil de ser levado por eles;
- não deixe a bolsa aberta ou use algo fácil de abrir, ou puxar;
- se o bicho parecer agressivo, se afaste; se pular em você, jogue algo de comer no chão ou peça para alguém fazer isso chamando a atenção do animal.
Veja mais foto da Floresta dos Macacos de Ubud
Você está em INICIAL » INDONÉSIA » BALI »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- Hotéis na Indonésia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.