BRASIL

Edifício Martinelli, o primeiro arranha céu de São Paulo


No início do século passado, o italiano Giuseppe Martinelli tinha o sonho de construir o prédio mais alto da América Latina. Ele conseguiu! O ano era 1929 e a localização bem no centro de São Paulo.

O Edifício Martinelli passou da polêmica ao apogeu, chegou à decadência e ressurgiu em 2013 como atração turística na cidade. Depois de uma pausa para reforma, reabriu aos visitantes em abril de 2019 e continua sendo o ponto mais legal para ver São Paulo do alto.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate transfer e tours em agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Atualmente administrado pela Prefeitura, a construção é sede de algumas secretarias o oferece visitas guiadas gratuitas ao terraço. O prédio é enorme e parece ser lindo por dentro, mas a visita se limita à portaria, elevador e terraço. Embora não tenha mais o título de “construção mais alta de São Paulo”, sem dúvida é a mais charmosa pela história e arquitetura envolvida.

+ Saiba onde mais ver São Paulo do alto

Leia a seguir o texto original da minha primeira visita e o vídeo de 2013. E ao final os horários de visitação e endereço.

Visita guiada ao Edifício Martinelli

Edifício Martinelli, o primeiro arranha céu da América Latina
Primeiro arranha céu da América Latina
Arquitetura do prédio vista do Terraço
Arquitetura do prédio vista do Terraço

Subir no terraço para ver a vista e ouvir a história era um dos passeios que ainda faltava fazer na capital e finalmente rolou no dia do aniversário da cidade. Para minha surpresa, em um sábado. Porque tinha conhecimento do funcionamento ser apenas durante a semana. Felizmente eles abriram para celebrar a data com São Paulo. E já aconteceu de ter bares, em edições especiais de verão, patrocinados por marcas de bebida. Vale sempre conferir a programação.

Lá em cima vemos a cidade por outro ângulo e em 360 graus. Em dias limpos dá para ver o Pico do Jaraguá, a Avenida Paulista e aquele mar de prédios infinitos. Além das pessoinhas correndo lá em baixo e construções famosas como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Edifício Itália, Farol Santander (antigo Banespão) e outros.

Conheça o Sky Costanera, o atual prédio mais alto da América Latina

viver em São Paulo
Vista para o centro de São Paulo até os limites da cidade

A visita guiada dura menos de uma hora e é uma aula de história. Edson Cabral, guia que trabalha no prédio há 15 anos, responde perguntas e conta todos os detalhes com muita simpatia. Veja trechos no vídeo abaixo e se motive para ver e ouvir tudo pessoalmente.

ENCONTRE HOTEL EM SÃO PAULO

Tome Nota

O Edifício Martinelli ocupa praticamente uma quadra no centro de São Paulo com algumas vias de entrada. Entrei pela Av. São João, 11 a 65.

Para fazer a visita guiada (grupos de até 15 pessoas), basta chegar na portaria do prédio com antecedência nos horários disponíveis: de segunda a sexta às 11h, 13h30, 15h30 e 17h30; sábados, domingos e feriados às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30. É grátis!

Como chegar: Estação da Sé é a Metrô mais próximo.

Primeira impressão na entrada do Edifício Martinelli

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » São Paulo » Edifício Martinelli, o primeiro arranha céu de São Paulo
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment