Hoje a foto é minha, mas o texto é de um dos meus companheiros de viagem na Expedição Monte Roraima. Acho que ele também foi conquistado pela montanha. Leia suas impressões.
Agradecendo a Makunaima
Por Eden Picão Gonçalves
Quando disse que aquele era meu primeiro trekking, o grupo que me acompanharia advertiu que seria ao estilo “ame-o ou deixe-o”. Aquilo me assustou, mas estavam certos, porque assim foi. Hoje digo convictamente que o Monte Roraima tem de mim um eterno amor.
O turbilhão de paisagens indescritíveis, somado ao cansaço diário da trilha, talvez não tenham me deixado perceber imediatamente toda a importância daquilo que eu estava vivenciando, mas, ao refletir um instante, percebo que é impossível desvincular daquela natureza intocada a energia que ela guarda. Ali, sobre o amontoado de pedras pré-históricas, vê-se que só as nuvens tem pressa, enquanto todo o resto está parado no tempo.
Sejam quais forem suas convicções religiosas ou filosóficas, escutar as lendas locais e perceber a relevância cultural delas nos ensina algo sobre respeito às diferenças. Ainda, entender a história de vida parecida de todos aqueles índios que ajudam ao longo da caminhada – e até zelam silenciosamente pela nossa segurança – também nos dá uma lição sobre força e perseverança, e repisa a necessidade de proteger a grande montanha plana – a casa deles.
Ir ao Monte Roraima é muito mais que experimentar um desafio físico, é, sim, desvendar a si mesmo sobre tudo que a natureza e sua força significam. É certo que, ao descer o Monte, ao molhar-se no Passo das Lágrimas, apesar dos joelhos doídos e algumas bolhas nos pés, você estará pensando de uma maneira diferente sobre a vida e agradecendo a Makunaima a oportunidade daquela viagem inesquecível.
Veja as melhores fotos da Expedição Monte Roraima nesta galeria
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas