José Ignacio

José Ignacio só vale no verão?


José Ignacio virou lugar descolado e está entre as praias da moda no Uruguai. Mesmo assim, preserva a essência e natureza locais. O que a maioria dos turistas não sabe na hora de planejar a viagem pra lá é: quase nada funciona entre abril e setembro. E alguns serviços só reabrem em dezembro, quando começa a alta temporada.

Claro que as belezas das praias e lagoas selvagens valem a visita o ano todo. Mas se não for um milionário para alugar um mansão com serviço completo, só vai encontrar uma certa estrutura em Punta del Este. Cerca de 30 km pela desgastada Ruta 10. Passei alguns dias em março deste ano e as opções já eram limitadas.

Atenção! Uruguai não está permitindo a entrada de turistas no país, mas cidades da fronteira, como Rivera e Chuy, permitem o acesso a pé até a próxima aduana.

Leia todos os artigos sobre o país

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Pegue as dicas para viajar de carro

De onde vem a fama de José Ignacio

 

Com o agito de Punta del Este, os que preferiam conforto e discrição encontraram tranquilidade na pacata praia de pescadores. Isto gerou uma concentração de hotéis, restaurantes e serviços de luxo que acabou trazendo fama internacional ao balneário.

José Ignacio tem sido descoberta por empresários e artistas como Katy Perri, Shakira e David Guetta, entre outros, por ser um destino de férias competente em respeitar a discrição de seus visitantes. Não vi nenhum famoso enquanto me hospedei nos maravilhosos hotéis Vik Retreats, mas algo pairava no ar. Um dia havia mais seguranças do que hospedes e nenhum funcionário quis me dizer quem era o ilustre visitante.

Praia Mansa vista da piscina do Playa Vik, exemplo de arquitetura moderna em José Ignacio
Praia Mansa vista da piscina do Vik Playa, exemplo de arquitetura contemporânea em José Ignacio

O que fazer em José Ignacio

Quem passar por lá nas próximas semanas não precisa se preocupar, certamente vai encontrar a estrutura que precisa e muita badalação. Separei o que eu gosto de fazer e alguma deve ser do seu agrado:

Curtir as praias

São duas na península: praia Brava e praia Mansa. Uma o oposto da outra pela violência do mar. A primeira é adorada por surfistas e a segunda indicada para crianças. Na dúvida escolha pela direção do vento, geralmente, quando esta muito ventoso em uma, a outra esta um pouco mais protegida. E pra ir entrando no clima, aviso que existem placas espalhadas com a seguinte frase: “Aqui só o vento tem pressa…”.

A casinha é um vestiário na beira da praia Brava
A casinha é um vestiário na beira da praia Brava

Praticar esportes aquáticos no mar ou nas lagoas

Localizado entre duas lagoas, José Ignacio é um lugar perfeito para a prática de esportes como windsurfe, kiteboarding e caiaque.

Andar a cavalo

As cavalgadas passam por áreas de mata nativa e lagoas com paisagens planas a perder de vista. Leia a experiência do meu passeio na Estancia Vik.

Passeio maravilhoso na Estancia Vik
Passeio maravilhoso na Estancia Vik

Subir no farol (1877)

Do alto dos 32 metros do farol na praia de José Ignacio pode ver Punta del Este e as lagoas do outro lado. Ela fica bem na ponta da península acessível pelas duas praias.

Happy Hour nos paradouros

A curtição começa na hora do almoço e chega ao auge no pôr do sol. Com drinks coloridos, cardápios elaborados por chefs famosos e música boa, tem desbancado os paradores de Punta del Este.

La Susana

O badalado parador La Susana é um restaurante e bar pé-na-areia dentro do hotel Bahia Vik. No final da tarde, estilosas mantinhas de lã confortam os clientes que vêm apreciar o pôr-do-sol de José Ignacio e muitos seguem noite à dentro com drinks e música boa. É aberto ao público na praia Mansa e é bom reservar nos finais de semana mais agitados.

Onde: Km 182 da Ruta 10.

La Huella

Na praia Brava, o point é La Huella já faz alguns anos. É lugar para ver, ser visto e pagar por isto. O atendimento não é dos melhores quando está lotado, mas as comidas, sofisticadas e regionais, podem ser uma experiência e tanto. O polvo e a sobremesa de figo com doce de leite são perfeitos no almoço. Também é bom reservar, principalmente nos feriados.

Figos com sorvete de doce de leite
Figos com sorvete de doce de leite

 

Polvo
Polvo

Onde: Calle de los Cisnes.

Faça uma degustação de vinhos ao pôr do sol com tour saindo de Punta del Este

Hotel em José Ignacio

Estancia VikEstância Vik abriga 12 luxuosas e artísticas suítes dentro da sede de uma fazenda. A propriedade foi projetada para ser sustentável trocando o ar condicionado pela ventilação natural e sistemas de aquecimento solar. E a beleza dos 4 mil hectares de campo é visualizada de qualquer janela ou arco do hotel. Me hospedei, literalmente dentro de uma obra de arte do artista Eduardo Cardozo. Ele fez das divisões, teto e piso, o suporte para a sua composição. A propriedade oferece atividades como cavalgada, caiaque, uso das quadras de esporte e refeições que nos fazem sentir o autêntico ambiente do pampa uruguaio.

RESERVE AQUI

Quem prefere praia, vai encontrar o mesmo conceito e atendimento no Bahia Vik. Com destaque para as quatro piscinas com borda infinita perfeitamente integradas à paisagem selvagem e preservada de José Ignácio. O cenário transforma a arquitetura de linhas retas e paisagismo rústico também em obra de arte. A decoração interna é cheia de personalidade em diferentes estilos porque cada suíte foi projetada e leva o nome do respectivo artista. São 11 bangalôs em frente à Praia Mansa e 10 suítes na lateral da construção principal.

RESERVE AQUI

Também na Playa Mansa, fica o reservado e ainda mais exclusivo Playa Vik. Um prédio moderno com destaque para a piscina que sai do restaurante e invade a vista para o mar. Não dormi nele, mas fui visitar enquanto hospedada nas propriedades acima. Os bangalôs com telhados verdes ficam ao redor da casa principal e, da mesma forma, trazem o conceito de arte e sustentabilidade fazerem parte da experiência na hospedagem.

RESERVE AQUI

Piscina com borda infinita no Bahia Vik
Piscina com borda infinita no Bahia Vik
receba dicas do Uruguai por e-mail

Como chegar a José Ignácio

Você vai precisar de um carro, se chegou de avião ou de balsa, alugue um na Rental Cars ou faça amigos com carro. O acesso pode ser feito por dois caminhos.

Ruta 9: entre na estrada alternativa chamada Ing. Sainz Martinez em direção ao litoral. Vai sair na frente da entrada para a praia.

Ruta 10: quem esta em Punta del Este deve ir em direção a La Barra até encontrar o posto de gasolina com sinalização para a entrada de José Ignacio.

As entradas para a praia Brava são assim
As entradas para a praia Brava são assim
INICIAL » URUGUAI » JOSÉ IGNACIO » José Ignacio só vale no verão?

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta