Uma dica de praia para fugir das aglomerações e relaxar entre dunas e lagoas é Camocim, no Ceará. Fica ao lado de Jericoacoara e poucas horas de passeios diferentes em Chaval e no litoral do Piauí. Mais um para a lista de destinos que preciso voltar para conhecer todos os cantinhos. Tive apenas uma degustação entre um fim de tarde e o meio da manhã seguinte durante a viagem pela Rota das Emoções.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Conheça a Rota das Emoções
Contrate transfer e passeios em Jeri agora
AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade
O que fazer em Camocim, no Ceará
Camocim oferece praias isoladas, ilhas, manguezais, hospedagens com muito estilo e vila de pescadores centenária no estuário do rio Coreaú. Alguns pontos são acessíveis somente por barco ou 4×4, dando um toque aventureiro e charmoso aos lugares ainda desconhecidos dos brasileiros. Praticar esportes como canoagem, kitesurf, windsurf ou percorrer trilhas de moto, buggy ou quadriciclo complementam o astral da cidade.
Também pode apenas deitar na rede dentro d’água ou madrugar para ver o sol nascer. Esse último estaria nos planos se nuvens carregadas tivessem dado uma brecha, pelo menos foi só um chuvisco que logo se dissipou e rendeu as imagens para esse texto.


Mas afinal, quais as praias de Camocim?
São 60 km de praias e, infelizmente, só conheci a Praia de Maceió e a Praia de Caraúbas. Além dessas, os guias recomendaram como as melhores: Tajatuba, Guriú, Praia da Barrinha e Barra dos Remédios. Essa última dizem ser uma das praias mais lindas do litoral cearense e o motivo é o encontro do rio Coreaú com o mar.
Entre os principais pontos turísticos de Camocim, também estão a Lagoa das Cangalhas, a Lagoa de Tatajuba e a Ilha do Amor, sendo a última localizada em frente ao município que é um polo pesqueiro com dezenas de barcos coloridos.
Tanto a Praia de Maceió, de areia branca, mar agitado e vento chamando para o kitesurfe, quanto a Ilha do Amor são Área de Proteção Ambiental (APA).

Para quem prefere ficar em Jericoacoara é viável fazer bate e volta, principalmente nos dias de maior movimento em uma das praias mais famosas do Nordeste. No entanto, alguns lugares só é possível conhecer se hospedando em Camocim.
Pousadas em Camocim
Me hospedei na Pousada Morada do Sol, na Praia de Maceió. É simples, porém pé na areia. O café da manhã e piscina tem vista para o mar, caso não tenha no quarto.
Além dessa, fiz visita técnica em outras duas da mesma rede com estilos diferentes. Enquanto o Hotel de Charme Casa São José apresenta suítes e chalés bem decorados no centro histórico, o Hotel de Charme São José das Caraúbas é ainda mais sofisticado e privativo na Praia de Caraúbas.
Por fim, pode visitar o ano todo, mas assim como a maioria dos destaques da Rota das Emoções, vale mais entre junho e julho para pegar as lagoas cheias. Entre agosto e dezembro, elas podem estar secas e perdem o encanto.

Como chegar
Os aeroportos mais próximos ficam a 87 km, 130 km e 360 km. Respectivamente, em Cruz (onde chegam os voos para Jericoacoara), Parnaíba, no Piauí, e na capital Fortaleza. Eu parti de Jericoacoara com transporte privativo pela beira da praia, mas há opções melhores conforme o roteiro.
- Se vem do Piauí, tem ônibus partindo de Parnaíba ou transfer levando pouco mais de 2h de viagem.
- Não há transporte público desde Jericoacoara ou Cruz, deve contratar o traslado privativo. O preço é o dobro se vier pela praia, porém, o visual vira passeio em dias ensolarados. Os receptivos locais Experimente Jeri, Litoral Tur, Jeri Dunas Off Road, Jeri Off Road, Coopeturpreá, Cooperjeri, Jeri Ecoturismo e Extremo Nordeste são algumas das contratadas por mim e amigos e algumas viagens.
- A partir de Fortaleza, pode alugar um carro ou pegar um ônibus até Camocim, ou contratar traslado até Jericoacoara.

Essa viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS

Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real