Uma dica de praia para fugir das aglomerações e relaxar entre dunas e lagoas é Camocim, no Ceará. Fica ao lado de Jericoacoara e poucas horas de passeios diferentes em Chaval  e no litoral do Piauí. Mais um para lista de destinos que preciso voltar para conhecer todos os cantinhos. Tive apenas uma degustação entre um fim de tarde e o meio da manhã seguinte durante a viagem pela Rota das Emoções. 

O texto continua após os serviços recomendados no destino

Conheça a Rota das Emoções

Contrate transfer e passeios em Jeri agora

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro na Rental Cars

O que fazer em Camocim, no Ceará

Camocim oferece praias isoladas, ilhas, manguezais, hospedagens com muito estilo e vila de pescadores centenária no estuário do rio Coreaú. Alguns pontos são acessíveis somente por barco ou 4×4 dando um toque aventureiro e charmoso aos lugares ainda desconhecidos dos brasileiros. Praticar esportes como canoagem, kitesurf, windsurf ou percorrer trilhas de moto, buggy ou quadriciclo, complementam o astral da cidade. 

Também pode apenas deitar na rede dentro d’água ou madrugar para ver o sol nascer. Esse último estaria nos planos se nuvens carregadas tivessem dado uma brecha, pelo menos foi só um chuvisco que logo se dissipou e rendeu as imagens para esse texto.

Dunas entre o mar e a Lagoa das Cangalhas
Dunas entre o mar e a Lagoa das Cangalhas
quero dicas do Brasil

Mas afinal, quais as praias de Camocim?

São 60 km de praias e, infelizmente, só conheci a Praia de Maceió e a Praia de Caraúbas. Além dessas, os guias recomendaram como as melhores: Tajatuba, Guriú, Praia da Barrinha e Barra dos Remédios. Essa última dizem ser uma das praias mais lindas do litoral cearense e o motivo é o encontro do rio Coreaú com o mar.

Entre os principais pontos turísticos de Camocim, também estão a Lagoa das Cangalhas, a Lagoa de Tatajuba e a Ilha do Amor, sendo a última localizada em frente ao município que é um polo pesqueiro com dezenas de barcos coloridos.

Tanto a Praia de Maceió, de areia branca, mar agitado e vento chamando para o kitesurfe, quanto a Ilha do Amor são Área de Proteção Ambiental (APA).

Vista das dunas para a Praia de Maceió em Camocim
Vista das dunas para a Praia de Maceió em Camocim

Para quem prefere ficar em Jericoacoara é viável fazer bate e volta, principalmente nos dias de maior movimento em uma das praias mais famosas do Nordeste. No entanto, alguns lugares só é possível conhecer se hospedando em Camocim.

Pousadas em Camocim

Me hospedei na Pousada Vila Mares, na Praia de Maceió. É simples, porém pé na areia. O café da manhã e piscina tem vista para o mar, caso não tenha no quarto. 

Além dessa, fiz visita técnica em outras duas da mesma rede com estilos diferentes. Enquanto o Hotel de Charme Casa São José apresenta suítes e chalés bem decorados no centro histórico, o Hotel de Charme São José das Caraúbas é ainda mais sofisticado e privativo na Praia de Caraúbas.

Por fim, pode visitar o ano todo, mas assim como a maioria dos destaques da Rota das Emoções vale mais entre junho e julho para pegar as lagoas cheias. Entre agosto e dezembro elas podem estar secas e perdem o encanto.

Complexo Eólico Marítimo de Camocim
Complexo Eólico Marítimo de Camocim

Como chegar

Os aeroportos mais próximos ficam a 87 km, 130 km e 360 km. Respectivamente, em Cruz (onde chegam os voos para Jericoacoara), Parnaíba, no Piauí, e na capital Fortaleza. Eu parti de Jericoacoara com transporte privativo pela beira da praia, mas há opções melhores conforme o roteiro. 

  • Se vem do Piauí, tem ônibus partindo de Parnaíba ou transfer levando pouco mais de 2h de viagem.
  • Não há transporte público desde Jericoacoara ou Cruz, deve contratar o traslado privativo. O preço é o dobro se vier pela praia, porém, o visual vira passeio em dias ensolarados. Os receptivos locais Experimente Jeri, Litoral Tur, Jeri Dunas Off Road, Jeri Off Road, Coopeturpreá, Cooperjeri, Jeri Ecoturismo e Extremo Nordeste são algumas das contratadas por mim e amigos e algumas viagens.
  • A partir de Fortaleza, pode alugar um carro ou pegar um ônibus até Camocim, ou contratar traslado até Jericoacoara.
Orquestra da cidade se apresenta em frente ao letreiro de Camocim
Orquestra da cidade se apresenta em frente ao letreiro de Camocim

Essa viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » CEARÁ » CAMOCIM » Camocim com certeza
quero dicas do Brasil
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto