Penedo

Penedo, um pouco da Finlândia no Brasil


Estava vindo de carro do Rio de Janeiro para São Paulo quando a amiga Gardens sugeriu passar a noite em Penedo e aproveitar o dia seguinte para conhecer algumas cachoeiras. Gostei tanto da ideia que acabamos ficando quatro noites e Penedo se mostrou a base com melhor estrutura para explorar este lado da serra fluminense. O outro lado fica mais ao norte e inclui Teresópolis e Nova Friburgo.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos

Penedo é um distrito de Itatiaia conhecido pela boa gastronomia e por ter a única colônia finlandesa no Brasil. E como o Polo Norte, especificamente no território da Finlândia, é a casa oficial do Papai Noel, claro que eles trouxeram toda esta cultura pra cá. Tem a vila, as casinhas de madeira, os jardins bem cuidados e os chocolates! A matéria prima é belga, mas a receita e o design são finlandeses.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
A Casa do Papai Noel em Penedo
A Casa do Papai Noel

Além dos chocolates, a truta da Serra da Mantiqueira é bem famosa e servida em diversos restaurantes. As dicas gastronômicas deixo com a Gardens por ter experimentado as melhores e relatado no Não Pira, Desopila. A seguir conto o que vi e as cachoeiras.

Cachoeiras de Penedo

Penedo tem um centrinho, com comércio aberto o ano todo, e depois as casas se espalham entre as montanhas, ou seja, nem precisa se afastar muito para ouvir o barulho de uma queda d’água ou se jogar em algum poço. Mas é um sobe e desce para pernas de atleta ou de carro porque o transporte público é limitado. E também não pode ter pena do veículo porque vai embarrar e sacudir. Outra opção é alugar quadricíclos ou bicicletas no estilo mountain bike.

ALUGUE UM CARRO PARA CONHECER A REGIÃO

Vista para Penedo
Penedo vista da pousada Santa Fé

Basta perguntar aos locais que todos sabem dizer onde ficam as cachoeiras de Penedo, algumas dá pra ver da estrada, outras exigem trilha na mata. Enfim, todas tem fácil acesso. Saindo do centro, a primeira será a Três Cachoeiras, subindo a serra vai encontrar o caminho para a Cachoeira de Deus e finalmente a mais bonita, o Poço Três Bacias.

Três Cachoeiras nos arredores de Penedo
Três Cachoeiras

 

Cachoeira de Deus
Cachoeira de Deus

 

Os caminhos
Os caminhos são como na foto

Agora, esse acesso fácil e a proximidade com a estrada traz todo o tipo de gente e, no verão e em feriados, isto quer dizer multidão. Muitos vem só sugar a cachoeira durante o dia, deixam suas marcas na natureza e convencem mais amigos a fazerem o mesmo, principalmente os cariocas pela proximidade com a capital. Assim confessaram alguns locais para eu não levar um choque se voltar na alta temporada. Eu não vi nada disso em uma segunda feira de julho, no entanto, repasso a dica deles, se houver movimento, vá direto para o Poço Três Bacias e tente evitar concentrações.

Poço Três Bacias
Poço Três Bacias

Pegando a rodovia, em poucos quilômetros tem acesso a várias outras cachoeiras e o Parque Nacional de Itatiaia. Fomos um dia na Serrinha do Alambari, em Resende, e outro para Visconde de Mauá, Maromba e Maringá, distritos de Resende e Itatiaia na divisa com Minas Gerais. Veja o mapa no final do texto.

Pequena Finlândia em Penedo

Os imigrantes criaram um complexo de compras com produtos típicos e local da Casa do Papai Noel. Vale dar uma caminhada com calma, levar as crianças e provar os doces. Apenas programe-se antes porque a Casa não abre o ano todo e só vi a fachada na baixa temporada. Imagino ser um lugar interessante para visitar em dezembro pela decoração natalina e o clima mais ameno da serra.

Pequena Finlândia
Pequena Finlândia

Tome Nota

Pousada em Penedo: nos hospedamos na Pousada Santa Fé onde a piscina com vista é um dos destaques. Encrustada em uma montanha, boa parte dos quartos e áreas comuns tem o vale onde fica o centro de Penedo e a Serra da Mantiqueira como paisagem.

RESERVE NO BOOKING

Como chegar: Penedo fica quase na metade do caminho entre Rio de Janeiro (175 km) e São Paulo (270 km). A partir da BR-116, entre na RJ-163.

Clima: Era inverno e fazia calor suave de dia e friozinho agradável a noite. Mas pode ser bem gelado para quem não está acostumado com frio.

Inverno em Penedo
Inverno em Penedo

Mapa  de Penedo

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » PENEDO » Penedo, um pouco da Finlândia no Brasil
quero dicas do Brasil
Roberta Martins

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta