Aguascalientes

Arriba, muchacho!


Localizada há 55 minutos de avião da Cidade do México, Aguascalientes, capital do menor estado do país, revela muito mais do que o nome sugere. A origem remonta há quase 500 anos, com a descoberta das termais e reservas de ouro e prata. Se hoje as termais deixaram de figurar como ponto turístico, a cidade tem em sua arquitetura, no povo acolhedor de fala cantada e nos pratos típicos alguns dos principais atrativos aos viajantes. Outra atração é a Feria de San Marcos, considerada a maior feira agroindustrial e de folclore do México.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o México

AGILIZE SUA VIAGEM
Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Pretende alugar um carro? Pegue as dicas para fazer a reserva

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Catedral Basílica
Catedral Basílica

Das igrejas belíssimas às ruas e prédios restaurados, Aguascalientes representa uma volta no tempo. Com uma arquitetura de influências barroca, neoclássica e art nouveau, o centro histórico conserva as mesmas edificações baixas dos séculos passados. Aliás, a maioria dos prédios na cidade de cerca de um milhão de habitantes possuem até três pavimentos.

Palácio do Governo, no Centro Histórico de Aguascalientes
Palácio do Governo, no Centro Histórico

Tome Nota Aguascalientes

Como chegar: Vim com o AEROMÉXICO num avião da Embraer de pequeno porte, direto da Cidade do México. Cerca de U$ 350,00 passagem ida e volta.

Há também diversas rodovias que levam à Aguascalientes. A rota 45 liga à capital do país, que fica a 504  km.

Onde ficar: Aguascalientes conta com hotéis para diversos tipos de bolso. Novo, o MARRIOT (Blvd. Aguascalientes-Zac, sem número Trojes de Alonso), está bem localizado, junto a um shopping center e restaurantes. Há outras sugestões mais em conta, como o IBIS AGUASCALIENTES NORTE, praticamente em frente ao Marriot.

Compras: Aguascalientes conta com complexo de shoppings centers, mas as melhores compras estão no centro histórico, principalmente de artesanatos, souvenires e peças feitas à mão. Circule entre as ruas do centro e aproveite os preços em conta.

Na rua Venustiano Carranza em Aguascalientes
Na rua Venustiano Carranza

Tome Nota 2

O PESO MEXICANO é a moeda oficial do país, sendo que com um real é possível comprar cerca de seis pesos mexicanos. Faça o câmbio no Brasil, pois é difícil encontrar a moeda brasileira na cidade. Em relação ao dólar a proporção é um por dez pesos. Em média, uma refeição para uma pessoa custa cerca de 50 pesos (cinco dólares).

Aguascalientes é considerado um dos últimos redutos seguros no México. Mesmo assim, sempre que for passear no centro, cuide de sua bolsa.

A SEGURANÇA no México é item importantíssimo. Não estranhe se tiver que abrir a mala na ida ou na volta de sua viagem, no aeroporto.

Mais artigos sobre Aguascalientes:

Viva a festa do folclore mexicano
Língua dormente e feliz
3 roteiros em Aguascalientes

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Carol Leal

Carol Leal

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da passagem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.

1 comentário

  1. Parabéns Carol, adorei tua matéria! Fiquei com vontade de ir ao México. BJO

Deixe uma resposta