ROTEIRO

Puerto Natales: mais que base para conhecer a Patagônia Chilena


Sempre ouvi falar de Puerto Natales como porta de entrada para visitar o Parque Nacional Torres del Paine, mas passando duas noites por lá percebi ser muito mais que isso. Imagine uma mistura de paisagens nórdicas com o pampa, das carnes gaúchas com os frutos do mar do Pacífico e atividades desde culturais com muito conforto até aventuras extremas na natureza da Patagônia chilena. Saiba como aproveitar ao máximo a sua estada nas dicas a seguir.

Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Chile

Veja onde nos hospedamos

Agende tours, transfers e ingressos online

Puerto Natales, ou Natales para os moradores, é uma pacata cidade localizada no extremo sul do Chile, com boa infraestrutura e principal base para explorar o Parque Nacional Torres del Paine, além de todas as geleiras e fiordes vistos no fragmentado mapa da região. A capital da província Ultima Esperanza fica 15 km a oeste da fronteira com a Argentina e, sim, toda a zona terá nomes deprimentes como reflexo da dura vida em clima inóspito dos primeiros habitantes.

O que fazer em Puerto Natales

Apenas curtir a paisagem já vale a viagem e quem visita entre outubro e abril terá uma séria de atividades na natureza. Separei locais interessantes que pode visitar em um dia.

Escultura de mão gigante em orla de Puerto Natales. Céu azul com nuvens pesadas e luz no horário do pôr do sol
Escultura “La Mano”

Percorrer a orla

Seja a pé, de bicicleta ou de carro, caminhar pela orla é passeio imperdível em diferentes horas do dia. Além da vista para o início do fiorde Ultima Esperanza, vai encontrar as esculturas “La Mano”, uma réplica da obra de Mario Irarrázabal (artista das mãos gigantes de Punta del Este e Atacama) esculpida por Juan Andrade, e “Escultura al Viento”, de Marcela Romagnoli, mostrando um homem e uma mulher que podem voar (imagem no destaque) referente ao forte vento comum na Patagônia. Também o “Monumento Al Milodón”, animal pré-histórico semelhante à preguiça, e as ruínas dos trapiches “Muelle Histórico” e “Muelle Viejo”, este último recomendado para o pôr do sol.

Mulher sorri segurando os cabelos ao vento em frente a escultura de mão gigante em orla de Puerto Natales. Céu azul com nuvens pesadas e luz no horário do pôr do sol.
Feliz com meu novo protetor de pescoço de lã de ovelha

Caminhar no centro e buscar produtos regionais

Como toda cidade fundada por espanhóis, tem a Plaza de Armas rodeada por comércio, serviços e prédios históricos, porém mais novos, do início do século XX. Um diferencial de Puerto Natales são seus produtos confeccionados com lã de ovelha, como blusas, luvas e cachecóis autênticos como recordação da viagem. É um ótimo presente que ajuda a economia local. São várias lojas de souvenir e gostei dos encontrados no mercado Pueblo Artesanal.

Onde: na rua Valdivia 600.

Comer e beber em Puerto Natales

Puerto Natales é famosa por seus pratos como cordero patagonico, preparados com técnicas tradicionais e centolla, o caranguejo gigante, uma iguaria deliciosa da Patagônia.

Várias mãos pegam comida em pratos com frutos do mar frescos de Puerto Natales em uma mesa de madeira.
Mejillones e centolla

Dessa vez deixo apenas onde beber e fico devendo as recomendações de restaurantes porque tive o privilégio de ter um chef de cozinha incluso no meu pacote de viagem. Rodrigo San Martin preparou o melhor da culinária regional da Patagônia e nacional do Chile desde o café da manhã, ao jantar, passando pelos lanches de trilha e happy hour. Mas deixo o seu Instagram, afinal talvez dê sorte dele estar livre quando passar por lá e possa contratá-lo para uma refeição especial.

Embora não seja a maior fã de cervejas, as feitas com as águas da Patagônia merecem uma degustação pelo seu sabor diferente. Fui à Baguales Brewpub e compartilhei a régua das cervejas artesanais com as companheiras de viagem. Para variar, as escuras foram as minhas preferidas. A cervejaria artesanal também serve refeições em um cardápio interessante.

4 copos de cervejas servido em tábua de madeira para degustação em Puerto Natales. Cervejas de cor laranja e preta.
Degustação de cervejas artesanais

Onde: Carlos Bories 430, em frente a Plaza de Armas.

Se hospedar na zona rural: Puerto Boris

Apenas 5 km ao norte, pela ruta 9, fica o povoado Puerto Boris com vista privilegiada para o fiorde e a calmaria de uma vila na zona rural da Patagônia. Ali pode alugar uma casa por temporada, reservar uma pousada de charme ou um dos hotéis mais luxuosos da região. Mesmo distante do centro, foi fácil chamar transporte por aplicativo e agradável ir de bicicleta ou a pé pela orla.

Ficamos em uma propriedade histórica de 4 quartos com arquitetura estilo as primeiras estâncias do sul do Chile. A casa revestida de zinco tem cozinha completa, janelas com vistas inspiradoras, lareira, camas confortáveis, estacionamento, wi-fi, TV, secador de cabelo e amenidades de banho.

Cama de casal de ferro com lençóis e toalha brancos por cima. Dois bidês de madeira ao lado com abajur. Piso de madeira na hospedagem em Puerto Natales
Minha suíte

Ao lado fica a Bories – Boutique Guest House com acomodações charmosas e janelas amplas. O proprietário mostrou os quartos e certamente ficaria uns dias por ali. Acesse o link para ver as fotos mostrando a casa coberta de neve no inverno.

Sala com ampla janela e vista para o campo. Decoração de madeira e sofá amarelo em casa de Puerto Natales.
Sala da Guest House Bories

Na beira do mar fica um prédio histórico e atual Monumento Nacional do Chile que virou o The Singular Patagonia. O hotel luxuoso preserva a história do importante frigorífico por meio de museu e tour guiado aberto ao público.

Passeios nos arredores de Puerto Natales

Além das diversas atividades em Torres del Paine (toque para ler alguns artigos de 2 viagens), no caminho pode visitar Puerto Prat, Cueva Milodón e Cerro Castillo. Ainda praticar esportes como bicicleta, escalada, caiaque, caminhada, cavalgada e observação de aves.

Recomendo ver as opções do Chile Nativo, inclusive o receptivo local acabou de ganhar do governo chileno o prêmio de sustentabilidade e inovação pelo tour que participei do lançamento ano passado: Estancias y e-Bikes. A proposta do cicloturismo de sete dias é ser a combinação perfeita entre a cultura gaúcha, a gastronomia chilena e as paisagens naturais mais lindas do mundo. Quem faz esse passeio dorme em estâncias típicas e visita os pontos turísticos: Puerto Prat, Cueva Milodón, Cerro Castillo, Estancia San Luis, Sierra Baguales e Parque Nacional Torres del Paine.

Contate direto e diga que veio pelo site Territórios para ganhar 5% de desconto. Alguns pacotes terminam com evento no Quincho, a área de convivência na sede da Chile Nativo.

Puerto Prat

A zona rural em frente ao Fiorde Eberhard foi o primeiro assentamento europeu a consolidar o território chileno na região Última Esperanza em 1899. Assim como Puerto Boris, Puerto Consuelo e Puerto Natales, Puerto Prat é um dos 4 portos importantes para a pecuária e povoamento da região no início do século XX. Mas não há resquícios históricos, verá modo de vida atual dos trabalhadores do campo e mais uma paisagem linda da Patagônia.

Campo verde cercado por cerca de madeira e arame para o mar rodeado por montanhas nevadas ao redor de Puerto Natales
Puerto Prat

Cueva del Milodón

Monumento nacional e sítio arqueológico que preserva a passagem dos primeiros humanos no continente, além de abrigar vestígios dos milodontes. Um mamífero de 12 mil anos encontrado somente na Patagônia, o animal lembra uma preguiça gigante misturada com urso e uma réplica em tamanho natural dá uma ideia da sua aparência na entrada da caverna principal.

O complexo abriga três cavernas, além da Cueva del Milodón, também a Cueva del Medio e Cueva Chica – com trilhas curtas entre elas em terreno bastante irregular.

Passarela com cerca de madeira leva para formações rochosas. Bastante vegetação nativa, céu nublado.
Cueva del Milodón

Um pulo em Cerro Castillo

Mulher morenha de cabelo curto e óculos na cabeça interaje com cachorro em loja. Ambos sentados em cadeira vermelha com pelêgo.
Amando o doguinho da loja

A vila mais próxima da fronteira com a Argentina é onde encontrará os souvenirs mais baratos da região. Exatamente no parador El Ovejero visitado em 2010 e continua igual em 2023. Os cachorros são um atrativo à parte, geralmente estão na porta onde precisamos pular por cima ou nas poltronas vermelhas.

Dicas de viagem para Puerto Natales

Esteja preparado para o vento! Se esquecer de algo, várias lojas vendem equipamentos para os mais diversos esportes praticados na região. Mas os preços não são em conta como em Ushuaia e nem pode parcelar, recomendo somente para emergências. Veja aqui sugestões de equipamentos para caminhar no frio.

Falando em preços, a moeda local é o peso chileno, e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões. Levei o Wise, converti do real direto para a carteira em pesos chilenos, pagando menos taxas, então usei para sacar nos caixas eletrônicos do centro e fazer compras sem problema.

É fundamental contratar um seguro viagem que cubra atividades de aventura, o receptivo vai exigir para os passeios.

Melhor época para visitar Puerto Natales

Para atividades ao ar livre, como trilhas ou cicloturismo, deve ir entre outubro e abril, sendo o verão considerado altíssima temporada, com ventos fortes, sol, frio e hospedagens lotadas. Reserve com muita antecedência se for entre janeiro e fevereiro. Meu roteiro de bicicleta foi início de outubro, com clima excelente e poucos turistas. O inverno é para os fortes, Puerto Natales fica coberta de neve com alguns acessos fechados.

Campo verde com vegetação rasteira e poças de água rodeado por montanhas nevadas ao redor de Puerto Natales
Paisagens de outubro pelas estradas rurais de Puerto Natales

Como chegar a Puerto Natales

Não há voos diretos do Brasil para Puerto Natales, o mais comum é ir até Santiago e, de lá, um voo nacional para o aeroporto Teniente Julio Gallardo ou para Punta Arenas. O primeiro é mais perto, mas o segundo tem mais disponibilidade de datas e horários. Punta Arenas fica a 250 km distante.

Voei de Sky e recomendo sentar na janela do lado esquerdo para ver a Cordilheira dos Andes, o vulcão Villarica e o lago O’Higgins na ida. Pesquise voos no Skyscanner.

Existem ônibus diretos de Punta Arenas e também de El Calafate, na Argentina. Se prefere liberdade nos deslocamentos, pode alugar um carro 4×4.

Considerações finais

Por fim, Puerto Natales é mais que apenas um ponto de partida para Torres del Paine, é base para visitar esse pedaço da Patagônia chilena com muito conforto. Explore os mercados locais, saboreie as deliciosas cervejas artesanais e pratos típicos. Admire as paisagens e curta a quietude onde se sentir confortável. Escrevendo esse texto só deu vontade de voltar e ficar mais tempo intercalando atividades de aventura com as vistas da janela.

Janela em parede amarela tem vista para campo verde com cerca, uma olha, uma casa ao longe e montanhas nevadas. Céu azul com nuvens.
Janela da minha casa por temporada em Puerto Natales

Se está planejando sua primeira viagem à Patagônia, Puerto Natales é o ponto de partida ideal para ir direto em um dos cenários mais lindos do mundo. Mas também pode começar por El Calafate, Ushuaia ou Bariloche, todas perto da fronteira com o Chile.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » CHILE » PUERTO NATALES » Puerto Natales: mais que base para conhecer a Patagônia Chilena
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment