Pertinho de Lisboa, ficam as cidades de Queluz e Sintra. Em um dia é possível conhecer as duas e aprender um pouco mais sobre a história dos nossos colonizadores.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Compre ingressos, passeios e transfer agora na Get Your Guide, ou saiba como funciona

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Roteiro | Dicas | Tours | Por onde começar

Eu, meu marido, nosso filho Gabriel, minha mãe e meu padrasto saímos bem cedo do hotel que estávamos em Lisboa, em direção a Queluz. Fomos de carro (alugado), mas também é possível ir de trem, saindo da Estação do Róssio, centro de Lisboa. Chegando na cidade, fomos direto ao Palácio Nacional de Queluz, foi residência da família real portuguesa no século 19. O lugar é lindo. Conhecemos os aposentos de Carlota Joaquina e o quarto onde D. Pedro I nasceu e morreu. Os salões são suntuosos e o jardim belíssimo. O Gabi adorou correr pelo “labirinto verde” que tem no local.

Palácio Nacional de Queluz. Onde nasceu e morreu D. Pedro I
Onde nasceu e morreu D. Pedro I
Palácio Nacional de Queluz
Palácio Nacional de Queluz
Jardim do Palácio Nacional de Queluz

Castelo em Amboise

+ Leia também sobre castelos e as invenções de Da Vinci na França

Sintra

Saindo de Queluz, subimos a serra em direção a Sintra. A cidade é muito charmosa, repleta de ruazinhas estreitas, restaurantes, bares e lojinhas, e quando olhamos para cima, nos deparamos com o Castelo dos Mouros, uma fortificação construída pelos árabes em torno do século X. Nos desaconselharam a visitar o castelo porque o tempo estava muito úmido, e como é necessário subir muitos degraus de escada, seria perigoso pois estávamos com uma criança.

receba dicas da Europa por e-mail
Ruelas de Sintra
Ruelas de Sintra
Doces portugueses deliciosos em Sintra
Doces portugueses deliciosos em Sintra
Palácio da Pena em Sintra
Palácio da Pena em Sintra

Depois que almoçamos no centro da cidade e passeamos por suas ruelas, subimos em direção ao Palácio da Pena, no topo da serra. Pode-se ir de carro até um ponto, depois é necessário pegar um trenzinho. Chegando lá, a visão é de tirar o fôlego. O palácio é lindo e exótico, uma mistura de estilos e cores. Antes de ser habitado pelo rei D. Fernando II, no século 19, o local foi um mosteiro. A vista do Palácio da Pena também é incrível. Mas, se for no inverno, leve muita roupa, pois venta muito e o frio é cortante.

O interior do palácio é tão bonito quanto seu exterior. Quartos, salas, cozinha, quartos de banho e capela. Um luxo! Tudo mobiliado como se a corte portuguesa ainda vivesse no local.

Palácio da Pena, em Sintra
Lindo, exótico e assustador

Quando voltamos do Palácio da Pena, antes de partirmos, passamos na confeitaria Piriquita (Rua das Padarias, Centro), e provamos o travesseiro de Sintra, um delicioso doce típico da cidade. Feito com massa folhada, amêndoas e ovos, é de dar água na boca. No retorno a Lisboa, ainda passamos pelas cidades litorâneas Estoril e Cascais.

Mistura de cores e estilos no Palácio da Pena, em Sintra
Mistura de cores e estilos
+ Artigos sobre Portugal:

Gabriel pequenininho em Portugal

+ Óbidos, um lugar para reis e princesas
+ Uma boa impressão logo de cara

Tome Nota Sintra e Queluz

Para quem vai viajar com criança para Portugal, alugar um carro é minha principal dica. Alugamos no aeroporto mesmo, quando chegamos em Lisboa. A locação não é cara, mas o mesmo não se pode dizer dos pedágios. Em compensação, as estradas são maravilhosas. Como principais vantagens destaco o ganho de tempo e de autonomia para ir para onde quer, o horário que se quer, sem cansar os filhotes.  Além  disso eles aproveitam para cochilar entre um passeio e outro. Mas não se esqueça de locar junto um GPS. Cadeirinha ou assento também podem ser locados, mas eu levei de casa.

Outra dica para viagens com filhos é sempre ter água, caixinhas  de achocolatado e biscoito na mochila para os lanchinhos fora de hora. Lenço umedecido para limpar suas mãozinhas também é fundamental. Ter no hotel uma lata de Pediasure também salva as mães desesperadas com as porcarias que os filhos comem quando estão longe de casa. Basta misturar com água e pronto. Além de muito prático, é mega nutritivo. Tem nos sabores baunilha e chocolate.

Horários e outras informações sobre o Palácio Nacional de Queluz, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e outros monumentos daquela região estão no site.

Se preferir organizar tudo com antecedência, veja preços e alugue carros em Lisboa na Rental Cars.

^ Voltar início ^

Tours e experiências

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Os azulejos estão por toda a parte no Palácio da Pena
Os azulejos estão por toda a parte no Palácio da Pena
Portal de entrada do Palácio da Pena, em Sintra
Portal de entrada do Palácio da Pena

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Territórios é afiliado e ganha comissão por reserva consolidada. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso trabalho de curadoria de conteúdo. 

Você está em INICIAL » PORTUGAL » SINTRA » Visitando a família real portuguesa
Autor Daniela Rocha Lima

Jornalista, especialista em artes visuais e mãe do Gabriel. Sempre em busca de novos destinos, encontrou no filho um ótimo companheiro de viagem. | Siga no Instagram

Write A Comment