Quando se tem a oportunidade de trabalhar em uma badalada região mediterrânea, não é preciso pensar duas vezes. Em 2005 e 2006 pude conferir as belezas da costa sul de Portugal, a convite do meu ex-professor de gastronomia de Florianópolis, fixando-me por um bom período na Costa do Estoril.

Portugal exige teste negativo para Covid-19 aprovado pelo Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Compre ingressos, passeios e transfer agora na Get Your Guide, ou saiba como funciona


Queluz

+ Visitando a família real portuguesa
Farol de Caiscais
Farol de Caiscais

Costa do Estoril

Por Leonardo Salamoni ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Conhecido por fazer parte da Riviera Portuguesa, o lugar reúne atrativos que valem à pena: excelente gastronomia; o maior cassino da Europa; praias; clima agradável no verão; e inverno menos intenso.

Localizado a 18 km de Lisboa, Estoril faz parte do circuito do jet set internacional, além de ser um dos destinos mais procurados pelos turistas ingleses. As praias têm águas calmas, embora em alguns trechos seja possível praticar meu esporte predileto, o surf. A areia tem uma textura diferente, devido ao rico calcário.

Circular pela cidade até altas horas da madrugada é uma tranquilidade que não tem preço, pois a região é muito segura. Eu nunca precisei colocar tranca no meu carro, por exemplo. Outra vantagem é o acesso. Do centro de Lisboa até Estoril são cerca de 45 minutos de trem. Essa proximidade faz com que muitos moradores da capital elejam o balneário para passar o final de semana com a família e aproveitar o sol, tão amado pelos europeus, já que eles não contam com a mesma generosidade que nós, por vivermos nos trópicos. A alta temporada vai de junho a agosto, devido à temperatura agradabilíssima. Motivo mais que justificado para as Lamborghinis e Ferraris conversíveis desfilarem pelas ruas, onde também há diversas lojas de grifes consagradas.

Vista do Shopping em Caiscais
Vista do Shopping em Caiscais

Como chef de cozinha, tive a grata experiência de atuar em restaurantes conceituados, inclusive na vizinha Cascais. Além de frutos do mar, que têm preços muito acessíveis, pude observar que o povo português, em geral, consome muita batata e carne de porco. No entanto, esta carne tem um sabor especial, pois o animal é criado se alimentando com amêndoas. Para os apreciadores da boa mesa, é simplesmente maravilhoso.

Praia da Ursa é pouco frequentada pelo difícil acesso
Praia da Ursa é pouco frequentada pelo difícil acesso

É notório o quanto o povo luso adora a música brasileira. Praticamente quase todos os hits das nossas rádios não demoram a fazer sucesso na terra de Camões. Assim como as novelas e outros programas produzidos no Brasil. É interessante acompanhar o quanto a cultura brasileira influencia a vida cotidiana deles, seja na moda e em algumas gírias aprendidas assistindo tv. Contudo, tem um item que bem poderíamos copiar dos nossos irmãos: após seis meses trabalhando, eles têm direito a 15 dias de férias. Contrariando as piadas que fazem, eles são bem espertos, com certeza.

Na praia da Ursa
Na praia da Ursa

Leonardo Salamoni
Chef de cozinha, proprietário do Cannelé Bistrot, em Canela (RS).


Salmão ao molho de leite de coco e maracujá, acompanhado de arroz jasmim e legumes no vapor

+ Leia a recomendação do restaurante do Leonardo em Canela

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » PORTUGAL » ESTORIL » Ora, pois! Um pouco de Caiscais e Estoril
Author Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto