Oi, aqui é a Roberta entrando de gaiata no texto da minha amiga de infância Lilian. Este foi o primeiro dos textos que ela enviou para o Territórios porque voltou encantada com a Cidade do Porto, em Portugal. Eu eu bem sei porque também fiquei assim quando andei por lá e ainda não contava minhas viagens por aqui.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Compre ingressos, passeios e transfer agora na Get Your Guide, ou saiba como funciona

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Tours | Por onde começar

Prédio histórico na Estação São Bento
Prédio histórico na Estação São Bento

Com certeza o rio Douro, com sua ponte em forma de arcos, é o cartão postal da Cidade do Porto e chama a atenção a todo instante, seja pelo reflexo do sol, seja pela orla iluminada à noite.

Homenagem à cidade
Homenagem à cidade

Pede obrigatoriamente um jantar no Cais da Ribeira, embora alguns dos restaurantes não sejam lá tão limpinhos, mas vale pela tranqüilidade e pela paisagem!

O povo é acolhedor e não se ouve falar em falta de segurança, em especial para passear em suas ruas ao anoitecer, o que é bem agradável, tanto na Praça da Liberdade, coração da cidade, quanto na Av. do Aliados, onde há bons restaurantes, com preços acessíveis.

Acho melhor escolher um hotel nestas redondezas, porque você terá fácil acesso aos principais pontos turísticos, que podem ser percorridos tranquilamente a pé, mas indico um city tour, inclusive o panorâmico, que complementa o passeio contando a história da cidade e ainda oferece, em geral, ingressos gratuitos para visitação de uma Cave do Vinho do Porto.

receba dicas da Europa por e-mail

Conheça os vinhos do Porto

Cave Real Companhia Velha

As Caves ficam, em sua maioria, na cidade-irmã Vila Nova de Gaia, que pode ser visitada a pé, cruzando a ponte D. Luis I, onde vale uma parada para o almoço, à beira do rio. Sugiro que o retorno a Porto seja feito pelo teleférico, que oportuniza, mais uma vez, uma bela visão da cidade.

Visitei a Cave Real Companhia Velha, uma das maiores e mais antiga da região, tem toda a infraestrutura para bem receber o turista, inclusive apresentando um pequeno vídeo sobre a sua história.

Os incríveis doces portugueses
Os incríveis doces portugueses
+ Destinos em Portugal:



+ Óbidos
+ Sintra e Queluz
+ Cascais e Estoril
+ Região de Leiria

Tours saindo da Cidade do Porto

Santuário em Braga
Santuário em Braga

Sugiro pelo menos dois dias exclusivamente em Porto e outros para passear por Guimarães e Braga (podem ser visitadas no mesmo dia). Para mim, o melhor custo/ benefício é fazer estes passeios através de agência de turismo local, há várias em quiosques espalhados pela cidade, sendo melhor fazer pesquisa de preços, pois há diversas operadoras oferecendo praticamente o mesmo tour, com valores diferenciados.

Símbolo do Caminho de Santiago
Símbolo do Caminho de Santiago

Ao final do roteiro, você pode esticar a viagem até Santiago de Compostela na Espanha, lugar místico e acolhedor, com uma gastronomia deliciosa. O passeio dura cerca de 10 horas por uma operadora local.

Bom era isso, desejo uma boa e inesquecível viagem!

Caminhando pela ponte D. Luis I, na Cidade do Porto
Caminhando pela ponte D. Luis I

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » PORTUGAL » CIDADE DO PORTO » Uma boa impressão logo de cara
Autor Lilian Ackermann

Lilian Ackermann é Defensora Pública no RS, gosta de viajar e compartilhar suas experiências.

1 Comment

  1. Quando fizer minha viagem à Europa, Portugal e a cidade de Porto com certeza estarão na lista. Muita história e cultura, fora o idioma português para lembrar um pouco do Brasil mesmo tão longe.

Write A Comment