Passar a maior parte do dia navegando ou dentro d’água é um fato no Caribe Colombiano. Contudo, pode ser com mais conforto, tranquilidade e exclusividade se alugar uma lancha para conhecer San Andrés no seu ritmo. Aproveitei desta forma durante dois dias (um ensolarado e outro nublado) e conto como valeu a pena.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Gostaria de reservar hotel? Veja os visitados na Colômbia
Saiba quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos
Contratei uma lancha para conhecer San Andrés no meu ritmo
A grande vantagem é poder escolher onde parar, quanto tempo ficar em cada lugar, a música tocada e não depender dos outros para ir embora. Basta combinar com o marinheiro e, no caso da Release Me, Pedro foi um excelente profissional. Nos levou para dar a volta na ilha de San Andrés parando nos principais pontos na hora certa. Se estava muito lotado, ele dizia para voltarmos mais tarde e nos levava para paraísos sem ninguém por perto. Claro, se nosso grupo gostasse de muvuca, ele teria parado porque acontece conforme a vontade do cliente.
O diferencial da Release Me, além do ótimo atendimento, é eles serem uma cooperativa de pesca artesanal e, como o nome diz (Release significa soltar sendo nomenclatura da pesca esportiva), ensinam pesca esportiva e sobre todos os peixes daquelas águas. E quem ficar com vontade de comer o produto da pescaria, pode levar para preparar no jantar. Como não era a nossa praia, focamos no mergulho com snorkel e as paradas nos cayos paradisíacos.
NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM! Pegue cupom de desconto no link.
Como foram os dois passeios com a Release Me
A primeira experiência foi em dia nublado com chuvas esparsas e Johnny Cay (ilhota mais famosa de San Andrés) fechada porque não estava seguro atracar naquele dia. Mesmo assim foi mágico e único. Sabe quando estamos na hora e no lugar certo por acaso? Simplesmente pegamos a rota migratório dos golfinhos rumo a América do Norte e eu nunca havia visto tantos juntos, nem por tanto tempo. Eles acompanharam o barco por quase uma hora e mudavam a velocidade conforme a embarcação acelerava. Pedro disse ter sido sorte nossa porque é raro encontrar uma quantidade grande de golfinhos assim. Empolgadíssima, sentei na proa, coloquei os pés para fora e curti cada pirueta deles. Algumas tão perto que eu sentia eles raspando na sola do meu pé. A vontade era de me jogar na água e nadar com eles.
Mesmo com dia encoberto, as cores do mar de San Andrés continuavam impressionantes. Não deu para ver todos os sete tons, mas o mar parecia uma paleta exibindo tons de verde e azul surreais. Neste dia navegamos pelos manguezais, brincamos em bancos de areia no meio do nada e mergulhamos no azul incrível de West View. Um mini parque aquático no extremo sul de San Andrés com trampolim responsável por um mergulho assustador. Susto temporário porque ao notar a quantidade de peixes coloridos ao redor e as estátuas lá no fundo, o medo vai embora. E se o tempo ajudar, pode rolar um pôr do sol.
O segundo passeio com sol
Para a segunda experiência fez um céu perfeito e combinamos de ir mais longe passar o dia em Cayo Bolívar. E mais um ponto para o marinheiro. O mar estava muito agitado, as ondas enormes invadiam a lancha e era preciso segurar firme para não cair. Pedro continuou até onde se sentiu seguro, então nos alertou que seria muito arriscado seguir e sugeriu voltarmos para perto de San Andrés. Todos concordamos e fizemos o faltante no primeiro passeio como Johnny Cay e Haynes Cay.
Quando cheguei ao Parque Regional Johnny Cay percebi porque estava fechado no outro dia e me senti segura por estar em uma lancha bem maior. Aqueles barquinhos lotados de gente precisam alcançar a areia para fazer o desembarque enquanto a lancha consegue parar antes da agitada arrebentação. Desci com água pela cintura e fui caminhando até a zona segura para banhistas na maior tranquilidade.
A próxima parada foi para almoçar em Haynes Cay. Para nossa surpresa, a ilhota quase deserta em frente ao tumultuado Acuario serviu o melhor tempero da viagem. Frutos do mar maravilhosos acompanhado pelo espumante levado na lancha por nossos novos amigos (feitos na viagem) e um atendimento diferenciado do chef de cozinha do Bibi’s Place.
Para finalizar este dia sensacional, paramos de novo em West View e demos uma última volta ao redor da ilha de San Andrés.
Release Me: serviço de lancha para conhecer San Andrés
A lancha da Release Me acomoda até doze pessoas confortavelmente. Oferece máscara para snorkel, equipamentos de segurança e de pesca, geladeira para colocar qualquer tipo de bebida ou comida e um armário para deixar o que não pode molhar em segurança. O banho é inevitável quando o mar está agitado ou na hora da chuva, o que para nós, foi sinônimo de diversão.
Entre em contato com Pedro pelo e-mail pedrolivinston2015@gmail.com, diga que veio pelo site Territórios e solicite um valor especial no aluguel ou passeio de lancha para conhecer San Andrés
O serviço de lancha privativa, e/ou pesca esportiva, é contratado por hora (mínimo de 4 horas) independente do número de passageiros ou roteiro. Para casais ou grupos pequenos fica mais caro se comparado às excursões tradicionais, mas vale, principalmente, pela segurança para quem viaja com criança pequena ou idoso, como já contei no texto Dicas aos Viajantes Caribe Colombiano. Se continua achando inviável, converse com o Pedro, ele pode tentar reunir outros interessados e diluir o valor total entre os passageiros. O risco é dividir com pessoas de perfis muito diferentes do seu. De qualquer forma, será bem mais tranquilo do que os passeios populares.
E aí, gostou da ideia? Então aproveita a parceria que fizemos com a Release Me e diga que pegou a dica aqui no site Territórios. Eles prometeram fazer um precinho especial para os nossos leitores. Escreve para o Pedro (pedrolivinston2015@gmail.com) e agende o seu passeio para dar a volta na ilha, ir até Cayo Bolívar ou definir o itinerário como achar melhor. Só depois volta aqui para contar como foi, combinado?
Tome Nota
Como pedras os corais podem machucar os pés, recomendo levar sapatilhas de andar na água. Especialmente quando parar em Acuario e Haynes Cay.
Assista ao vídeo e acesse todos os artigos sobre a viagem
#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local. O serviço foi cortesia da Release Me.
Fotos do Caribe de Release Me, Roberta Martins e Gardênia Rogatto.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » COLÔMBIA » SAN ANDRÉS »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis: