Planeje sua viagem


Nesta segunda gravei uma entrevista para o Repórter Brasil (TV Brasil) sobre planejamento financeiro em viagens. Então fiquei sabendo que a Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) elaborou um manual com recomendações para ajudar turistas a aproveitarem suas férias sem contratempos.

Veja a entrevista exibida na segunda dia 19 de novembro:

Cartilha pode ajudar no planejamento financeiro
Cartilha

A cartilha BOA VIAGEM traz orientaçõessobre pacotes turísticos, roteiros, transportes, hospedagens, bagagem, seguro viagem, reservas online e planejamento em viagens.

Nela também constam dicas sobre TURISMO DE AVENTURA que ressaltam a importância de certificar-se quanto a segurança. Contrate agências especializadas, analise se suas condições físicas são compatíveis ao programa e confirme que tenha por escrito no contrato tudo o que foi combinado verbalmente. Antes de contratar informe-se sobre as atividades e equipamentos inclusos, grau de dificuldade, se terá guia, se precisa de algum preparo prévio, quais equipamentos levar na bagagem e se a região oferece atendimento de emergência.

O Procon aconselha fotografar os locais que apresentarem disparidade com o que foi contratado e trocar contatos com os demais participantes para reclamação conjunta.

Leia mais posts sobre planejamento de viagens:
Como planejo as viagens
Mochilando pela Austrália
Comunicação é tudo
Preparativos para um mochilão

Tome Nota

Baixe a cartilha BOA VIAGEM com orientações sobre os direitos do consumidor.

Link original da entrevista.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It