BEIRUTE

Líbano em dicas aos viajantes


Que experiência deliciosa viajar para o Líbano! As expectativas para gastronomia e história eram altíssimas e foram plenamente satisfeitas, o que superou foi encontrar um povo muito hospitaleiro e diversas atividades na natureza. Deixo dicas para planejar uma viagem ao país.

Acesso rápido:

Vale a pena viajar para o Líbano?

Obviamente sim para quem gosta da culinária libanesa, das civilizações antigas e das paisagens naturais entre montanhas e o Mar Mediterrâneo. Líbano é um país de contrastes em todos os sentidos, desde a mistura de religiões até a arquitetura moderna ao lado da antiga, passando pela possibilidade de esquiar de manhã e tomar banho de mar a tarde (apenas evite as praias de Beirute, os locais preferem as praias do norte ou sul do país por serem mais limpas).

Mulher sorrindo acocada no chão para colher orégano no Líbano
Participando da colheita do orégano

Quando divulguei a viagem para o Líbano, muitos questionavam a segurança de um país em guerra. Cuidado com a desinformação! A guerra civil durou 15 anos, mas acabou nos anos 90, eventualmente tem algum conflito nas fronteiras com Israel e Síria, porém, nada que chegue perto das principais cidades. Evite as fronteiras, estavam pacíficas durante a minha visita, no entanto, nunca se sabe.

Outra questão é a preocupação com vestimenta por estar no Oriente Médio. Embora a maioria da população seja muçulmana, há muitos cristãos e Líbano é um dos países mais tolerantes para temas de religião.

Por fim, é um excelente momento de viajar ao Líbano por conta da desvalorização do dinheiro deles em relação ao dólar. Atualmente é uma viagem econômica para brasileiros.

Quando ir e clima

O Líbano possui um clima moderado do mediterrâneo, trazendo verões quentes e invernos chuvosos com direito a neve nas montanhas para esquiar. A melhor época para aproveitar a maioria das atividades no Líbano é no outono ou na primavera pelo clima mais agradável e seco.

As quatro estações são bem definidas, porém, viajei em outubro e estava bem quente na maioria dos lugares, usei casaco apenas nas montanhas. Se viajar durante o inverno, pode nevar, mas na beira do mediterrâneo poderá tomar banho de mar.

Mulher agasalhada usa um binóculo no meio da natureza do Líbano
Frio nas montanhas durante o birdwatching

Roteiro no Líbano

Passei 6 dias no Líbano, sendo 3 em Beirute na chegada e na partida. Mas a capital pode ser a cidade base para visitar o país devido as curtas distâncias. No mínimo 10 dias seria o recomendado para visitar os principais locais do país. Meu roteiro foi entre Beirute e super corrido no Monte Líbano, gostaria de ter viajando com mais calma e faltou visitar todas as cidades históricas como Byblos (visitei apenas um sítio arqueológico na montanha) e Baalbek.

Rochas emergem do oceano em tons de verde, céu azul e nuvens
Pigeon Rocks é o símbolo natural da cidade de Beirute

Veja as diversas atividades esportivas na natureza feitos no Monte Líbano e a caça aos fósseis marinhos nos links acima.

Para mais dicas de lugares, deixo a recomendação feita por um amigo de contatar o escritor brasileiro Roberto Khatlab que atualmente vive no Líbano. Como o meu roteiro foi corrido, não deu tempo, mas encontrei livros escritos por ele a venda na loja do Museu Nacional de Beirute, na contra-capa dizia já ter percorrido mais de 300 cidades e vilarejos no país. Tem para vender na internet com entrega no Brasil ou versão Kindle.

Onde fica o Líbano no mapa

O Líbano fica no Oriente Médio banhado pelo Mar Mediterrâneo, faz fronteira com a Síria a norte e leste, Israel ao sul e fica próximo ao Chipre, a oeste.

Como chegar e circular

O Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute, é o único no país e fica entre 30 e 127 km das principais cidades, Líbano é um dos menores países do Oriente Médio.

Asa do avião e nuvens vistos pela janelinha
Voando MEA

Entre as companhias aéreas que voam do Brasil para o Líbano estão as melhores do mundo Emirates e Qatar Airways, além de Turkish Airlines e Air France, todas com escala do outro lado do Atlântico. Voltei para o Brasil com Qatar e cheguei a Beirute com MEA desde Genebra. Também pode comprar direto no site da Gol, principalmente quem parte de outras cidades fora de São Paulo para evitar perder os voos por atraso nas rotas domésticas.

Não há transporte público no Líbano, há serviços de vans e o melhor transporte é táxi, Uber ou contratar tour com busca no hotel. Para viajar pelo interior do país estava com um grupo em uma van, com poucas pessoas, o melhor seria alugar um carro. Se optar pela liberdade de viajar por conta própria, saiba que a Permissão Internacional para Dirigir é obrigatória e o trânsito é complicado, exigindo paciência.

Atente que as casas não tem número, tem nomes ou referência quando for buscar endereços.

receba dicas da ásia por email

Câmbio

A moeda do Líbano é a libra libanesa (LBP), mas com atual crise econômica vale mesmo levar dólar e trocar somente quantias pequenas. Por exemplo, troquei para pagar uma diária de hotel e na recepção descobri como seria mais barato ter pago em dólar. Perdi um pouco nas taxas de câmbio, paciência. O que não funciona bem é pagar com cartão porque os libaneses deixaram de confiar nos bancos, atualmente há um limite de saque muito pequeno e eles preferem receber em dólar e guarda em baixo do colchão.

Visto e documentos

Brasileiros não precisam de visto antecipado para entrar no Líbano, mas o passaporte deve ter 6 meses de validade na data da partida e não pode ter o carimbo de Israel estampado. Seguro viagem não é obrigatório, porém, é imprescindível em qualquer viagem internacional. Faça o seu orçamento em um comparador para escolher o melhor-custo benefício e aproveite o cupom de desconto já inserido no link.

Como usar internet no Líbano

O wi-fi dos hotéis estava bom, mas ter dados no celular é caro ou complicado exigindo amigos locais. Não tem como comprar antes da viagem, ou adquire no aeroporto por cerca de U$ 50, ou pede para um amigo residente comprar por U$ 10, a habilitação fica no nome dele e são bem chatos para devolver antes de partir devido à burocracia. Usei da marca Touch e funcionou bem em Beirute e na maioria dos locais urbanos.

Quer fazer essa viagem comigo? Posso montar um tour do Territórios para lá. Demonstre o seu interesse se cadastrando no botão.

Inscrição para participar da viagem

Curiosidades

Cerca de 6 milhões de pessoas vivem no Líbano, enquanto 7 milhões de libaneses vivem no Brasil. América do Sul é onde há mais libaneses no mundo, por isso encontramos familiaridades culturais e grande hospitalidade. Bastava dizer sou brasileira para abrirem um sorriso e comentarem sobre os parentes que vivem no Brasil. Inclusive, incorporaram totalmente o hábito de tomar mate ao estilo uruguaio e argentina com as cuias pequenas.

A civilização fenícia é o povo original do Líbano, como legado, construíram o 1º barco e foram os primeiros navegadores. As cidades Beirute, Byblos, Trípoli, Sídon e Tiro foram fundadas por eles. Depois vieram diversas outras civilizações criando a mistura cultural do libanês hoje.

Vasilhas de barro servidas com comida natural no Líbano
Influência fenícia na culinária atual

O nome Líbano é conhecido por ser o mais antigo do mundo e permanece inalterado há mais de 4.000 anos! A origem já contei no texto sobre a culinária, pois, tem a ver com iogurte.

Mesmo sendo de maioria muçulmana, bebidas são vendidas sem restrições, inclusive visitei uma vinícola.

Garrafas de vinho produzidos no Líbano
Vinho libanês

Para escrever sobre Beirute, Territórios contou com o apoio de USAID-funded ARE Activity in Lebanon, Chemonics International e Next Seguro Viagem.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » LÍBANO » Líbano em dicas aos viajantes

ÁSIA: PAÍSES VISITADOS

dicas da asia por email

O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment